Ácidos que podem desgastar seus dentes – Erosão Ácida

Ácidos que desgastam os dentes

Ácidos que desgastam os dentes

Ácidos que podem desgastar seus dentes – Erosão Química

 

Erosão Dental, é o processo de perda de tecidos dentários por conta de agentes ácidos, que começa na camada mais superficial do dente, o esmalte, chegando até a dentina. Os efeitos desta erosão química são devastadores, e vão desde alterações estéticas na cor, aparência e anatomia dos dentes, até problemas sérios de saúde bucal como sensibilidade, dores e em suas últimas consequências, nos casos mais severos, levar a perda de um ou mais dentes.

 

Você certamente deve estar achando este processo muito parecido com o ocasionado por outro grande inimigo do sorriso, a cárie dentária. De fato, ambos são processos de degradação dos dentes muito parecidos, e a grande diferença está na ativação do processo, onde nas cáries ocorre por conta de agente bacteriano, enquanto a erosão química é ativada por agentes ácidos.

 

Veja o caso real de uma paciente que ingeria 1 litro de suco de laranja todos os dias!

A solução que a odontologia estética lhe ofereceu foram as facetas em porcelana no Skyn Concept

slide-boca-inicialslide-boca-final

 


 

Um inimigo do sorriso cada vez mais forte

 

O aumento dos casos de degradação e perda dentária por erosão química só tem aumentado, no caminho inverso das cáries, principalmente nos países mais desenvolvidos, pois na medida que se aumenta o desenvolvimento humano, os cuidados com a higiene bucal aumentam, mas em compensação os hábitos alimentares mudam, expondo as pessoas a alimentos ácidos, além de alimentação rica em açúcar, que acaba se transformando em ácido também.

 

Tudo isso é uma questão de estilo de vida, e que vale a pena ser lembrada ao conversarmos sobre erosão química dentária, pois a chamada geração saúde veio para ficar, e junto com ela algo extremamente positivo que é a maior atenção aos cuidados com a higiene bucal, o que evita o surgimento de cáries. Em compensação, em nome da saúde, ocorre uma exposição muito maior aos sucos cítricos, bebidas energéticas e isotônicas que são fortes agentes químicos ativadores do processo de erosão dentária. O suco da laranja é quase unânime para falar de sucos cítricos, e sua ameaça está totalmente concentrada em sua acidez, já os energéticos e isotônicos, além de ácidos são ricos em açúcar.

 

Esta contextualização relacionando este novo estilo de vida serve muito bem para ilustrar algo muito importante: para cuidar bem do sorriso, obviamente é preciso ter uma boa higiene bucal, mas também é igualmente fundamental ter um estilo de vida adequado. Ou seja, na prática é preciso ter higiene bucal para evitar cáries, e bons hábitos para evitar a erosão química.

 

Ótimo para o corpo, ruim para os dentes.

 

Antes de falar quais são os principais inimigos do sorriso que causam a erosão química, e lhe fornecer a lista negra dos alimentos e bebidas com forte acidez, vamos conversar um pouco mais sobre um em especial, o suco de laranja. Isso porque temos um exemplo para ilustrar os efeitos da erosão química em nosso estudo de caso, onde nosso paciente sofreu um desgaste severo dos dentes por um hábito peculiar: beber um litro de suco de laranja todas as manhãs. Qualquer pessoa que ouvisse isto diria: “Ótimo! Um litro de suco de laranja é ótimo para a saúde!”, o que de fato é verdade, mas os dentes sofrem com tanta acidez logo pela manhã. Por isso, se você gosta de suco de laranja, evite exagerar e uma dica preciosa: procure beber seu suco com canudinho, uma atitude simples que ajuda e muito na proteção dos seus dentes com relação aos ácidos.

 

Agora acompanhe no estudo de caso acima a erosão química na prática, e neste caso, a solução proposta foram as facetas em porcelana, que são capas de porcelana cimentadas aos dentes naturais, cobrindo imperfeições e transformando completamente o sorriso de forma rápida e prática. Neste caso específico, o tratamento está sendo um pouco mais duradouro por conta de outros tratamentos estarem sendo realizados simultaneamente, como a ortodontia por exemplo, mas mesmo assim, nosso paciente já está de sorriso renovado, através de provisorios produzidos em Impressora 3D, isso mesmo que você acaba de ler, a tecnologias das impressoras 3D já chegou à odontologia, para saber mais sobre o assunto, acesse:

 

 

Como evitar a erosão química?

 

Agora que você já viu como a erosão química pode prejudicar seu sorriso, vamos direto para a prevenção e em seguida para os sinais de alerta de que algo pode estar errado. Só existem duas formas de evitar a erosão química: higiene bucal perfeita e evitando alguns alimentos que ativam o processo de erosão através ados agentes químicos em sua composição.

 

Falar em higiene bucal perfeita pode parecer óbvio, mas será que basta lembrar de escovar os dentes sempre após as refeições? Isso tudo é claro, sem esquecer nenhum dos maiores amigos do sorriso: a escova e pasta de dentes, enxaguante bucal e fio dental. A resposta é não! Isso não é suficiente, não basta escovar os dentes com perfeição, é preciso escovar os dentes na hora certa! E advinha porquê? Por conta da acidez, que em nossa boca é muito maior imediatamente após as refeições, por isso espere 30 minutos após as refeições para escovar os dentes.

 

Agora para uma boa prevenção atenção aos seguintes agentes causadores da erosão química:

 

– Açúcar;

– Refrigerantes;

– Sucos de caixa;

– Energéticos;

– Sucos de frutas cítricas;

– Bebidas alcoólicas (principalmente o vinho branco);

– Medicamentos.

 

Como saber se algo está errado?

 

Se você identificou com os comportamentos de risco apontados que já conversamos, fique atento a mudanças na aparência dos seus dentes e gengiva, olhando para a cor principalmente. Outro sintoma importante é a sensibilidade dentária e as dores ao contato com agentes térmicos (quente ou gelado) e ao toque.

 

Ninguém gostaria de perder o brilho e a beleza de seu sorriso, muito menos perder dentes, por isso, além das cáries, coloque também a erosão química na lista de inimigos do seu sorriso.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza