Bebidas quentes ou geladas podem trincar os dentes?

Antes que você pensa duas vezes antes de saborear seu cafezinho bem quente ou beber aquela água bem gelada para matar a sede, é preciso deixar claro que bebidas quentes ou geladas sozinhas não vão trincas seus dentes, mas sim a combinação das duas! Na verdade, a ameaça está no choque térmico provocado pela consumo de bebidas em temperaturas extremas e opostas, ou seja, o seu cafezinho só será realmente uma ameaça se você beber água imediatamente após seu consumo.

 

Trincas podem formar manchas nos dentes!

 

A formação dessas trincas não é um processo imediato, e sim prolongado, onde progressivamente as repetidas agressões ao esmalte dentário, assim como “água mole em pedra dura”, vão trincando os dentes aos poucos. Além de progressivo, este processo é também silencioso, ou melhor dizendo, invisível, pois as pessoas não conseguem visualizar com facilidade o processo ocorrendo. Quando já é visível, o processo de trinca já está bastante avançando, e além da própria trinca, há também a real possibilidade de apareçam manchas nos dentes, por conta dos pigmentos acumulados nestas trincas

 

Por que não podemos enxergar as trincas nos dentes? Além de na maioria do tempo serem invisíveis a olho nu, as trincas nos dentes também são escondidas pela saliva, que quando molham o esmalte dentário, acabam cobrindo as trincas. Como já conversamos, a maioria das vezes, as trincas só se tornam facilmente visíveis quando já estão provocando suas consequências estéticas, as manchas nos dentes.

 

As trincas evoluem para as manchas por conta da absorção de pigmentos dos alimentos e bebidas, que ficam retidos nas trincas, formando primeiramente linhas amareladas, que vão aumentando com o tempo e formando manchas maiores.

 

Como evitar que as trincas se transformem em manchas?

 

Tendo tudo isto em vista, nossa primeira recomendação é que você busque visitar o dentista na frequência certa, ou seja, semestral, ou pelo menos anualmente. É fundamental também lembrar da importância da microscopia odontológico, ou seja, o uso do Microscópio na odontologia. Aqui na Clínica Adriano Abreu, utilizamos o microscópio ZEISS OPMI pico, de fabricação alemã e líder de mercado. Com o microscópio será possível um diagnóstico precoce das trincas, antes que virem manchas.

 

Dores ao beber quente ou gelado: sensibilidade dentária

 

É normal sentir dor consumir bebidas quentes ou geladas? A resposta é um categórico Não! Se você sofre com dores nestas situações, certamente você está sendo vítima da sensibilidade dentária. No caso dos dentes sensíveis, não são as bebidas em temperaturas extremas, nem o choque térmico os causadores do problema. O vilão desta vez são os alimentos ácidos que ao invés de trincar o esmalte dentário, o desgasta, e com o tempo este desgaste chega ao ponto de provocar a exposição da dentina, a parte mais interna do dente, que rica em terminações nervosas é extremamente sensível, não só à temperaturas como ao toque também.

 

Outra situação que merece atenção de quem sofre de sensibilidade dentária é a retração de gengiva, que é quando a ocorre perda do tecido gengival, também expondo a dentina. Os motivos para a perda de gengiva são diversos, e vão desde os hábito de roer unhas e fumar, escovação errada e problemas de oclusão (mordida).

 

A sensibilidade dentária é importante que seja citada em suas causas, para que não haja uma relação errônea entre as trincas e a sensibilidade nos dentes. Voltando ao tema de nossa conversa, vamos às soluções?

 

Tratamentos para trincas nos dentes

 

As soluções para as trincas nos dentes variam de acordo com a profundidade dessa trinca. Em casos de trincas superficiais, uma boa alternativa é o clareamento dental

 

Dentista em Fortaleza