Chiclete faz bem ou mal aos dentes? Mitos e verdades

Quase todo mundo imagina que o chiclete, por conter açúcar, só faz mal aos dentes e pode ser fonte de formação de cáries, o que é, de fato, verdade! Porém há também benefícios também no consumo do chiclete, como na produção de saliva, por exemplo, que pode ser uma forma de proteger os dentes.

Além do benefício da produção de saliva e do malefício do açúcar e da formação de cáries, existem inúmeros mitos e verdades sobre o uso do chiclete. Porém, tudo é bastante relativo e até no caso das cáries, a resposta não ser categórica ou definitiva, pois existem chicletes sem açúcar e quando utilizados não representam risco de cáries e somente estimulam a produção de saliva. Ou seja, neste caso, o chiclete sem açúcar só produz benefícios para os dentes. Porém, vale lembrar que ao abusar do uso do chiclete sem açúcar, é bastante provável que você poderá passar por problemas estomacais.

Entendido tudo isso, vamos conversar melhor sobre os mitos e verdades do chiclete e seus benefícios e malefícios para os dentes?

– Chiclete pode fazer bem para os dentes? Verdade!

Assim como já conversamos há pouco, o chiclete com açúcar “normal” é e sempre será um grande inimigo da sua saúde bucal, pois o açúcar produz um ácido que facilita e muito a formação das cáries nos dentes. Portanto, antes de falar que o chiclete faz bem aos dentes é fundamental deixar claro que o chiclete sem açúcar é que pode fazer aos dentes. Porém, além das opções sem açúcar há também opções de chicletes com açúcares sintéticos, parecidos com adoçantes que não fazem mal aos dentes. Entre estes sintéticos, um dos mais conhecidos é o Xilitol. Portanto, se você quer mascar um “chiclete do bem” procure pelo chiclete sem açúcar ou com base no Xilitol.

Como o chiclete “do bem” pode ajudar em sua saúde bucal? Ora, você já sabe! Produzindo saliva! A saliva produzida pela estimulação da mastigação do chiclete ajuda e muito no controle da acidez da boca, o que previne o surgimento das cáries.

 

Quer saber outra grande vantagem do “chiclete do bem”? Ele ajuda a prevenir o mau-hálito! Ora, se uma das maiores do mau hálito é a formação de cáries, então ao prevenir este problema, o chiclete também previne o mau hálito.

 

– Existe chiclete que deixa os dentes mais brancos? Mito!

Quem não quer ter os dentes mais brancos não é verdade? E o “mercado” que não é bobo sabe muito bem disso. Não faltam produtos que prometem deixar os dentes mais brancos, inclusive chicletes, mas cuidado com esses verdadeiros “milagres”. Para alcançar um bom clareamento dental com resultados realmente satisfatórios, e principalmente, segurança só existe um caminho: o consultório do dentista. Para clarear um dente é preciso provocar uma reação química relativamente complexa (o clareamento é à base de peróxido de hidrogênio) e jamais um chiclete terá essa capacidade, e mesmo se tivesse esta capacidade, isto representaria na verdade um alto risco para a saúde, pois uma exposição contínua a esta acidez seria algo desastroso.

 

– Chiclete ajuda a matar a fome? Verdade!

Sim é verdade! Mascar chiclete ajudar a matar a fome! Ao mastigar e produzir saliva, podemos sentir uma sensação de saciedade e até diminuir a ansiedade de comer mais do que se deve, aguardando a próxima refeição. Para muitas pessoas em dieta, este pode ser uma espécie de “truque” que ajuda um bocado na hora de perder aqueles “quilinhos” a mais. Mas como tudo na vida há um porém, importantíssimo por sinal. Quando mastigamos, o nosso cérebro envia uma mensagem para o estômago para que produza suco gástrico, e se nos mantivermos em jejum prolongado durante esta produção, estamos entrando em uma zona de risco para adquirirmos uma gastrite ou uma úlcera, por exemplo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza