Como escovar os dentes das crianças

foto de crianças escovando os dentesO sorriso de uma criança é, de fato, uma alegria para todos que a cercam. O caminho para um sorriso bonito e saudável começa desde pequeno. Quando o assunto é a saúde bucal das crianças, os cuidados com a forma de escovar os dentes e os tipos de produtos utilizados para a sua higienização são ainda maiores.

Os dentes de leite, a cárie dental e o nascimento de dentes em bebês são exemplos de aspectos fundamentais no que envolve a saúde bucal das crianças. Mas entre todos os cuidados com os dentes de bebês e crianças, a escovação correta  e a visita regular (entre 6 meses e 1 ano) ao dentista são fundamentais.

Entrevista sobre como escovar os dentes das crianças

(texto continua abaixo)

Crianças de várias idades com escovas de dentes e cremes dentais

Existem escovas específicas para cada fase da criança

Para ver mais vídeos sobre odontologia acesse nosso canal no Youtube

Para as crianças, existem artigos específicos, começando por escovas da primeira infância, colocadas no dedo do adulto para a higienização da gengiva e restante da boca antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes, até cremes dentais especiais, sem adição de flúor. A ingestão do flúor em excesso pode ocasionar Fluorose, as famosas manchas esbranquiçadas (que podem variar para outras cores como marron e cinza) na superfície dos dentes, muito corriqueira em crianças, justamente por essa comum deglutição.

Criança segurando escova de dentes e creme dental

Crianças até 5 anos devem usar pasta de dentes (creme dental) sem flúor

É importante lembrar que as crianças de 0 a 5 anos não devem fazer uso de produtos dentais a base de flúor, uma vez que, nesta fase, o hábito de cuspir após a escovação ainda não faz parte dos seus costumes, sendo mais comum haver a ingestão, tanto pela tentação dos sabores existentes nos cremes dentais infantis como pela dificuldade da ação contrária.

Criança em consulta com o dentista

As consultas periódicas ao dentista devem começar no nascimento primeiro dente

Quanto as visitas periódicas ao dentista, as mesmas podem começar logo após o aparecimento do primeiro dentinho. Os cuidados são basicamente os mesmos: escovação de no mínimo 3 vezes ao dia com escovas pequenas e de cerdas macias, para não haver lesões na gengiva. Mesmo com os avanços na odontologia, a prevenção, desde criança, é sempre a melhor recomendação.

Agora que você já sabe mais sobre como escovar os dentes das crianças, pode curtir nossa página no facebook para continuar recebendo muitas de saúde e beleza do seu sorriso!

4 Comentários

  1. Can I simply say what a reduction to search out someone who actually is aware of what theyre talking about on the internet. You undoubtedly know how you can bring a difficulty to light and make it important. More people need to learn this and perceive this aspect of the story. I cant imagine youre not more standard since you undoubtedly have the gift.

  2. Just wanna input on few general things, The website layout is perfect, the articles is very superb : D.

  3. Nice read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that. And he actually bought me lunch as I found it for him smile Therefore let me rephrase that: Thanks for lunch!

  4. I like this site because so much useful stuff on here : D.

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza