Dentes tortos (apinhamento dentário)

 

Seja genética, por alguns hábitos e outros fatores, que a maioria da população possui dentes tortos, e muitos não estão satisfeitos com a posição dos seus dentes. O apinhamento dentário, termo usado na odontologia, é um problema comum que pode prejudicar não só a autoestima, mas também a saúde.

Muito além da estética, dentes tortos podem causar danos como traumas oclusais (afetam a mordida), dificuldade na respiração, dores de cabeça, inflamação da gengiva (gengivite), halitose, cáries, entre outros males.

Ligas e Elásticos Ortodônticos

Ligas e Elásticos Ortodônticos

E o que causa o apinhamento dos dentes?

De maneira geral, a genética prevalece na definição do sorriso, porém é muito comum também ocorrer apinhamento pela  falta de espaço, o que causa uma desproporcionalidade onde o desequilíbrio entre as forças dos músculos da boca, o crescimento da mandíbula que não acompanha o da arcada dentária, (a mandíbula poderá crescer tardiamente ou precocemente afetando o encaixe da arcada superior com a inferior), ou até mesmo certos hábitos como empurrar os dentes com a língua, roer unhas, sofrer pancadas ou traumatismos.

Podemos afirmar que basta um dente estar desalinhado para comprometer todo o equilíbrio da arcada dentária, portanto, quando perdemos um dente o organismo reage para que aquele espaço vazio seja preenchido novamente, neste processo os dentes se movimentarão, gerando espaços em locais indesejados, e desalinhamentos mais severos.

Limpeza da região onde será a montagem do aparelho dentário

Limpeza da região onde será a montagem do aparelho dentário

O apinhamento dentário, também chamado de dentes encavalados, ocorre com maior freqüência após a troca dos dentes de leite. Uma situação bastante comum é quando a criança perde um dente de leite antes do tempo, aquele espaço poderá desorganizar todo o alinhamento dos demais dentes, por esse motivo alguns dentistas optam por usar um mantenedor de espaço, consiste em uma pequena prótese preservando aquele espaço para que o dente permanente possa crescer sem problemas e no tempo certo.

Lembrando que normalmente o apinhamento não se dá por uma única causa, mas sim por vários fatores que contribuirão para casos mais severos ou mais brandos.

– Hábitos que podem causar apinhamento dentário (dentes tortos)

Respiração bucal, pressionar a língua contra os dentes, chupar chupeta e dedo quando criança, roer tampa de caneta, roer as unhas, sofrer pancadas ou traumatismos, e manter qualquer hábito que pressione os dentes de maneira contínua.

– Como corrigir

O tratamento se dá através do uso do aparelho ortodôntico, podendo ser o fixo ou o móvel, dependerá de cada pessoa, idade, características estéticas, o grau de apinhamento e o resultado desejado. O tratamento ortodôntico pode variar entre 1 a 3 anos, cada paciente tem uma necessidade diferente e também diferentes características, portando se o desalinhamento for de menor potencial, sua correção será mais rápida, enquanto casos mais severos demandam mais tempo.

– Dentes tortos e o prejuízo estético

O sorriso de quem possui apinhamento dentário muitas vezes é ocultado pelo sentimento de desconforto e falta de confiança na hora de sorrir. Afeta muito a autoestima, tornando as pessoas menos extrovertidas e sociáveis. E conseqüentemente menos felizes.

Para as crianças e adolescentes, dentes tortos podem se tornar um grande obstáculo em seu desenvolvimento. Crianças tendem a ser mais agressivas, com apelidos e brincadeiras maldosas, o que prejudica ainda mais a autoestima de quem sofre com dentes apinhados.

A harmonização do sorriso poderá ser conquistada através de tratamento ortodôntico como dito antes, e para além da saúde bucal é de suma importância que o paciente sinta-se confortável na hora de sorrir. O fator estético é predominante na procura por alinhamento dental, por este motivo não podemos menosprezar tal necessidade. Pessoas que sorriem mais têm mais qualidade de vida. Pesquisas mostram que sorrir traz benefícios para saúde como diminuir o estresse, fortalecer o sistema imunológico e até reduzir dores.

Portanto se você sofre com apinhamento dentário, saiba que este problema é bastante comum e tem solução! Procure nossa clinica e marque uma avaliação, ficaremos felizes em atendê-lo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza