Diagnodent


Diagnopen da Kavo para diagnóstico de cáries.

Diagnopen da Kavo para diagnóstico de cáries.

Um dos assuntos mais freqüentes nos consultórios odontológicos e preocupação comum aos diversos pacientes é o aparecimento de cárie nos dentes. A cárie dentária nada mais é que a destruição de determinada parte dos tecidos dentais. Iniciando-se com a chamada desmineralização, o processo de formação das cáries pode causar desde pequenas dores à incômodos e temidos tratamentos de canal, e em casos mais extremos, pode causar a perda dos dentes. Essa desmineralização e conseqüente destruição é resultante do processo de fermentação bacteriana na região bucal. O acúmulo de bactérias acaba por produzir ácidos que agem sobre o pH e passam a dissolver o esmalte e transpor cálcio e fosfato para a região.

O diagnóstico precoce é essencial e evita que a cárie continue a se desenvolver e atinja os demais tecidos dentais, impedindo futuras complicações. Inicialmente, o diagnóstico da cárie é realizado através do exame visual, ou seja, é detectada a olho nu durante a consulta ao dentista. Além disso, técnicas de raios-X convencional ou digital e mais modernamente a microscopia e/ou a tomografia podem auxiliar esta tarefa.

Contudo, tais técnicas não garantem completa segurança, uma vez que o diagnóstico da cárie vai além da análise da parte visual do dente, sendo necessária avaliação da lesão e do tecido dentário.

Até pouco tempo atrás, o exame clínico a olho nu e o raio-x eram as únicas opções que o dentista podia contar no diagnóstico das cáries. Com os avanços tecnológicos, procedimentos a laser, como o KaVo DIAGNOdent, podem realizar com maior precisão e eficácia o diagnóstico da cárie dentária. O DIAGNOdent é um aparelho, ainda não copiado no mundo todo, que reúne a tecnologia a laser com um sistema digital para detectar a cárie. Esse aparelho, de tecnologia alemã, funciona através do contato de um laser à superfície do dente. Após isso, ao diagnosticar a presença, o mesmo analisa numericamente o nível de descalcificação, ou seja, o nível da lesão. Com isso, a análise da progressão da cárie se torna passível de realização.

A ação do DIAGNOdent confere um diagnóstico precoce e preciso.

A ação do DIAGNOdent confere um diagnóstico precoce e preciso.

Com essa tecnologia, além do diagnóstico preciso, o DIAGNOdent possibilita a detecção da cárie antes mesmo das primeiras dores, permitindo a implementação de medidas preventivas ou, se necessários, tratamentos terapêuticos adequados ao grau de evolução da cárie. O que isso significa? Mais uma evolução na odontologia

moderna! Imagine só que antes do Diagnodent, o profissional da odontologia muitas vezes só detectava uma cárie quando ela já estava em avançado processo de degradação dos dentes. Hoje, com o auxílio deste aparelho, é possível detectar as cáries antes mesmo delas apresentarem sintomas e sinais visíveis, o que evita a perda de dentes, dores e diversos outros incômodos, realizando desta forma a verdadeira odontologia preventiva. Outra vantagem importante e que com o diagnodent o diagnostico da carie pode ser feito em locais onde o dentista não consegue visualizar como entre um dente e outro na região mais próxima a gengiva.

A prevenção é sempre a melhor solução e com um diagnóstico precoce podemos preservar a estrutura dentária e ainda mais, evitamos dores e tratamentos que muitas vezes podem ser desagradáveis. Quando falamos em cáries, o Diagnodent é um importante e imbatível aliado na solução deste problema. Tratar as cáries antes mesmo que apareçam os desgastes e incômodos representa a manutenção de dentes, a garantia de menos intervenções e sem dúvida o futuro da odontologia que tem evoluído para manter os dentes cada vez mais saudáveis.

Cuidar da saúde é fundamental, e na saúde bucal a prevenção das cáries é o alicerce para a conquista de um sorriso bonito e saudável.

Dentista em Fortaleza