Dor de Dente

Eleita uma das piores dores possíveis de ser sentidas no corpo humano, a dor de dente, pode causar grande incomodo e até mesmo tornar a pessoa inapta diante de atividades comuns do dia a dia, podendo até impedir uma pessoa de realizar atividades cotidianas como trabalhar.

Antes de falarmos de causas ou tratamentos para a dor de dente é fundamental lembrar que a dor é sinal de que algo anda errado, é um alerta do nosso organismo que não podemos menosprezar, seja uma dor suportável até uma dor muito forte. Por isso é indispensável termos muito atenção aos sinais de alerta emitidos pela dor dente e procurar a ajuda do dentista para descobrir o que está errado e solucionar o problema o mais rápido possível.

É preciso investigar os motivos que geram as dores de dente. Uma das causas mais comuns são as cáries.

Principais causas: As cáries são bactérias que formando uma placa bacteriana na superfície do dente (no esmalte), causam infecção e lesão, e gradativamente vai perfurando as camadas e causando cada vez mais dor, principalmente enquanto alcança as camadas mais profundas, como a dentina.  Importante ressaltar que as cáries em sua fase inicial, se instalam no esmalte do dente e não costumam causar dor. Porém toda cáries tende a se expandir pelas camadas do dente, portanto quanto antes houver uma intervenção no crescimento dessa cárie, maiores serão as chances de não enfrentar dores de dente.

Restauração de dente com cárie

Restauração de dente com cárie

Falta de higiene bucal: A falta de escovação e o não uso do fio dental são as grandes causas das cáries, é através do acumulo de sujeira, restos de alimentos, principalmente os açucares, que as cáries se formam. E depois que a cárie se instala no dente, o seu crescimento causará dor e bastante incomodo.

foto com o quarteto da higiene bucal

Creme ou gel, escova, fio dental e antisséptico bucal são essenciais para uma boa higiene da boca.

Traumas: Acidentes acontecem, e com nossos dentes não é diferente.  Os traumas ocasionam lesões maiores ou menores que ao expor partes do dente como a dentina, geram dores e desconfortos após a mastigação.

 

Bruxismo: O ranger dos dentes na odontologia chama-se bruxismo. Este hábito está associado ao estresse, ansiedade, insônia, doenças neurológicas, dentre vários outros fatores que levam o paciente a pressionar com muita força a arcada dentária podendo causar inflamações, sensibilidade dental, problemas na gengiva, e principalmente dores em toda face e arcada.

Efeitos e consequências do bruxismo

Efeitos e consequências do bruxismo

Doenças periodontais: São basicamente doenças que causam inflamação na gengiva e em toda estrutura de sustentação do dente, tais como, Periodontite, Retração da gengiva, Gengivite e Gengivite ulcerativa necrosante aguda.

 

Principais tratamentos para dor de dente:

 

É óbvio que cada caso é um caso e é impossível determinar um tratamento adequado para a dor de dente. Por isso o que podemos dizer sem avaliar o paciente em uma consulta, é que no mínimo será necessária uma boa limpeza com o dentista e no máximo será necessário um tratamento de canal para resolver a situação. Por isso nunca é demais lembrar a necessidade de ir ao dentista para encontrar a solução para o problema da dor de dente.

 

E o que fazer quando sentir dor de dente?

A resposta mais adequada a esta questão, é e sempre será procurar um dentista o quanto antes. Claro que muitas vezes essa não acaba sendo a alternativa mais rápida e acessível. Enquanto se enfrenta a espera pelo dentista, sua dor de dente poderá ser amenizados com analgésicos e/ou antiinflamatórios. Procure também não consumir alimentos muito frios e muito quentes, evite alimentos ácidos que possuem propriedades abrasivas, como os refrigerantes. Tenha bastante cuidado ao escovar os dentes, opte por escovas menores e com cerdas macias, evitando assim maior atrito com a gengiva e com o dente infeccionado.

Um grupo bastante afetado pela dor de dente é o das crianças. Muitas ainda não possuem uma higiene bucal adequada, e aliando isto com a ingestão de muito açúcar temos um campo perfeito para proliferação de cáries.

Muito cuidado com os remédios caseiros e as receitas que encontramos pela internet, além de não terem comprovação cientifica, algumas poderão agravar o quadro. Lembre-se, a prevenção sempre será a melhor opção, ao sentir dor de dente, procure ajuda profissional, e mantenha sempre sua ida ao dentista em dia!

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza