Enxerto Gengival – Enxerto de Gengiva

uma-gengiva-bonita-e-saudavel-faz-toda-a-diferenca-nos-trabalhos-de-odontologia-estetica

Uma gengiva bonita e saudável faz toda a diferença nos trabalhos de odontologia estética

A construção de um belo sorriso vai muito além dos dentes, e uma gengiva bonita e saudável faz toda a diferença nos trabalhos da odontologia estética. Para se ter uma da ideia da importância da estética das gengivas para odontologia, existe um ramo específico para as gengivas: a estética rosa. Para mais informações sobre estética das gengivas, clique aqui.

Alguma vez você percebeu sua gengiva diminuindo? Se você estiver percebendo sua gengiva recuando e deixando dente exposto, certamente irá se interessar pelo enxerto gengival.

as-lesoes-de-perda-de-gengiva-ocorrem-mais-intensamente-nos-dentes-caninos-e-molares

As lesões de perda de gengiva ocorrem mais intensamente nos caninos e pré molares

 

Tecnicamente, o problema da perda de gengiva é denominado como gengiva retraída, quando acontece o que os dentistas chamam de lesões de biocorrosão, abfração, ou lesões em cunha, atingindo mais intensamente os dentes molares e pré-molares. Porém, as retrações gengivais mais severas, ocorrem nos dentes caninos, por conta dos maiores esforços mastigatórios serem sofridos por estes dentes.

 

 

 

 

O que causa a perda de gengiva?

– Escovação errada, com inclinação da escova ou força inadequadas (saiba mais sobre como escovar os dentes e Como escovar os dentes das crianças);

– Escolha da escova de dentes errada; (Saiba mais sobre Tipos de escovas de dentes )

– Horário da escovação (saiba mais sobre Qual a hora certa para escovar os dentes?);

– Tipo de Oclusão (mordida);

– Bruxismo;

– Consumo de alimentos ou bebidas ácidas;

– Tabagismo;

– Onicofagia (roer as unhas);

Receba dicas para saúde e beleza do seu sorriso no seu facebook! Clique em curtir!

Perda óssea e a Perda de gengiva:

Para entender esta relação, é preciso lembrar da lei do uso e desuso. Quando se perde um dente por qualquer motivo, o osso vai atrofiar naturalmente com o tempo, e a gengiva acompanha este processo, gerando a retração gengival. Ao buscar solução para o problema de perda dentária, o paciente descobre que a perda de gengiva também exige cuidados, e o enxerto de gengiva será etapa obrigatória na reconstrução de seu sorriso.

Enxerto Gengival e Prótese Dentária

Agora você já sabe: onde há perda óssea, também ocorre perda de gengiva. E quando se perde a raiz, a região da perda fica mais fina e sem volume. A reabilitação de um sorriso de quem sofre com a perda óssea, é totalmente dependente do enxerto gengival para seu sucesso, que juntamente com a qualidade do trabalho protético vai determinar a naturalidade do resultado.

Além da questão do volume, o que vai dar ao tratamento o aspecto de um sorriso natural, é a aparência de que o dente sai de dentro da gengiva. Para passar esta impressão, é preciso um bom trabalho de planejamento digital do sorriso, e de um enxerto gengival bem feito.

O que é e como funciona o enxerto gengival?

Explicando em poucas palavras, o enxerto de gengiva é a recuperação de tecido gengival perdido. Este enxerto é feito com tecido retirado principalmente da região do palato (céu da boca). As outras possibilidades de retirada de tecido são da região entre um dente e o outro, além da região após o segundo molar superior.

Caso Clínico de enxerto gengival:

Diminuição de Gengiva e Sensibilidade Dentária:

Os prejuízos estéticos da retração gengival são óbvios e visíveis, mas há outro problema que a perda da gengiva pode acarretar: a sensibilidade dentária. A dor ao toque ou por exposição ao frio ou calor, muitas vezes pode ter relação com a retração de gengiva. Toda dor ou sensibilidade dentária sempre está relacionada com a exposição de alguma parte sensível do dente, que pode ser a dentina, ou mais profundamente a polpa dentária.

A dentina é altamente sensível aos agentes químicos, térmicos e traumáticos por conta de sua alta quantidade de terminações nervosas. A gengiva, juntamente com o esmalte dentário e o cemento, está entre os escudos protetores da dentina, e em alguns casos, sua retração pode deixá-la exposta, provocando dor e sensibilidade.

Muitas pessoas podem encontrar nas pastas de dente específicas para dentes sensíveis, uma solução para o problema, o que é um erro. O creme dental deste tipo, age apenas na consequência do problema, controlando a dor, sem tratar a lesão que ocasiona todo o problema.

Neste caso, existem duas possibilidades reais de solução: o enxerto gengival e a aplicação de resina para cobrir a região exposta. A opção pelo enxerto de gengiva se mostra bem mais vantajosa, pois além de resolver o problema das dores e incômodos, ainda devolva a estética da gengiva, sem a aparência desagradável da exposição da raiz dentária.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza