Cuidados com o antisséptico para quem faz clareamento

Clareamento dental e antisséptico bucalA incansável busca pelo sorriso perfeito tem como alvo principal os dentes brancos. Para isso, muitos pacientes optam pela realização de procedimentos de clareamento dental. Contudo, após realizado o procedimento, os cuidados para a manutenção do sorriso são ainda maiores, principalmente quanto ao uso dos produtos básicos de higienização bucal.

 O famoso quarteto da higiene oral – escova, pasta, antisséptico e fio dental – nunca deve ser abandonado, porém, necessita ser adaptado à esses casos.  Existem no mercado pastas e antissépticos voltados para a complementação dos tratamentos de clareamento e são, na maioria dos vezes, os grandes responsáveis pela manutenção do resultado esperado.

 

O clareamento dental exige cuidados para sua manutenção.

O clareamento dental exige cuidados para sua manutenção.

Falando de antisséptico bucal, não são recomendados produtos com tonalidades mais coloridas para pacientes que realizaram esses procedimentos. São indicados os produtos próprios para acompanhamento de tal prática, para evitar danos a coloração do dente tão almejada pelo paciente.

 

Assista ao video para maiores informações.

Curiosidades sobre o Clareamento Dental

Curiosidades sobre clareamento dentalQuem nunca quis ter um sorriso perfeito, igual dos artistas de televisão? Dentes alinhados, brilhantes e, principalmente, brancos é desejo de todos os pacientes nas clínicas de odontologia. Mesmo com uma correta escovação, o uso de antissépticos e uma boa alimentação, os dentes sofrem uma danificação natural, devido a inúmeros fatores. Diante disso, a odontologia estética oferece a oportunidade do tão desejado Clareamento Dental.

Acompanhado dessa ideia, a indústria de produtos de higiene oral investe em itens, como cremes dentais e antissépticos, que prometem tal resultado. Porém, é necessário lembrar que, esses produtos ajudam apenas a manter os dentes brancos e não se deve esperar resultados sem a ação de um dentista. São, portanto, agentes coadjuvantes no processo de clareamento dental.

foto de um dentista realizando clareamento dental em paciente

A visita ao dentista é de extrema importância.

Existem produtos, muito utilizados nos Estados Unidos, a base de dióxido de titânio, que garantem o efeito de um clareamento, porém, trata-se apenas de uma espécie de pintura no dente, aproximando-se a tonalidade desejada, mas que perdem o efeito logo após a escovação. Portanto, para a garantia de dentes brancos, não se deve apostar em produtos que assegurem seu total clareamento sem a supervisão de um profissional. Consultar o dentista é sempre a melhor opção.

Assista ao video para maiores informações.

Má escovação

foto de má escovaçãoDiante dos questionamentos diários sobre os hábitos de escovação dos dentes, a dúvida de estar realizando o processo de forma correta permeia a maioria das pessoas. Desde criança aprendemos que escovar os dentes é uma atividade de extrema importância para a manutenção da saúde bucal, porém, como é necessário que seja rotineira, a escovação torna-se mecânica, sem os necessários cuidados.

 

Escovação correta dos dentes

Escovação correta dos dentes

 

É muito comum a realização da escovação de forma mais básica, com movimentos rápidos e horizontais – tipo de escovação mais frequente. Porém, tais movimentos, se contínuos, acarretam retrações gengivais, podendo ocasionar problemas mais sérios em toda região bucal.

 A má escovação conduz a boca, de forma geral, ao acúmulo de bactérias responsáveis por problemas como a gengivite, mal-hálito e a famosa cárie, além do favorecimento ao aparecimento de doenças que ocasionam, posteriormente, a perda dos dentes.

 

foto com o quarteto da higiene bucal

Creme ou gel, escova, fio dental e antisséptico bucal são essenciais para uma boa higiene da boca.

Um dos maiores erros é a grande frequência de escovação sem os cuidados essenciais. De nada adianta escovar os dentes diversas vezes ao dia, todavia de maneira errada. Qualidade é sempre melhor que quantidade. Em média 3 vezes ao dia, o uso da escova (de tamanho pequeno e com cerdas macias) e pasta ou gel dental acompanhados do antisséptico bucal e o fio dental é recomendado. Lembre-se: Os quatro itens são de suma importância e nenhum deve ser descartado.

foto de uma mulher escovando os dentes.

Uma correta escovação trás inúmeros benefícios.

 

Assista ao video para maiores informações.

Escovação e Mau-hálito

Saiba como evitar o mau hálito (halitose) escovando os dentes corretamente.Nada mais incômodo que o mau-hálito. Torna-se sempre uma situação constrangedora tanto para quem possui como para as pessoas que a cercam. Mas, nem tudo está perdido! O mau-hálito tem solução e, na maioria dos casos, é resolvido apenas com uma correção na escovação e demais ações de higienização da boca.

foto de um homem com mau-hálito

Acúmulo de bactérias na língua podem ocasionar o mau-hálito.

 

É muito comum o desenvolvimento de halitose, o popular “mau-hálito”, por motivos de acumulação de inúmeras substâncias, ácidos e bactérias sobre a superfície da língua , bochechas e dentes. A saburra, como são conhecidos esses subprodutos acumulados, é ocasionada pela má higienização da boca ou até mesmo, pela falta dela.

 

foto de higienização da língua

A escovação da língua é de extrema importância para a saúde bucal.

O primeiro passo para a conquista de um hálito fresco é a limpeza da língua. Para a realização dessa atividade, existem no mercado limpadores de língua com e sem cerdas, porém, a maioria das escovas apresentam, em sua parte posterior, uma estrutura em relevo semelhante a esses limpadores e garantem resultado satisfatório para a limpeza lingual, eliminando, assim, as bactérias que ficam presas na língua.

Um fator importante que deve ser lembrado, é que a halitose muitas vezes pode ter outras causas que vão além da higiene bucal. Nesses casos, se mesmo com os devidos cuidados com a higiene bucal o mal hálito persistir, é preciso ajuda de um médico.

Se você quer entender melhor como a escovação pode previnir a halitose, assista ao vídeo abaixo. Trata-se de uma entrevista com o Dentista em Fortaleza, Dr. Adriano Abreu falando sobre “Como escovar os dentes”.

Receba dicas de Saúde e Beleza do seu sorriso no Facebook, curta nossa página clicando no botão abaixo.

Como escovar a prótese ou dentadura?

foto de um sorriso com prótese dentáriaCom a idade, o aparecimento de doenças bucais ou até mesmo acidentes que ocasionem a perda dos dentes, ou parte deles, muitas pessoas carecem utilizar próteses dentárias, sejam elas completas ou parciais. Além das preocupações estéticas, junto com as próteses vem a inquietação quanto sua utilização de maneira correta e, principalmente, com os cuidados para sua higienização.

 

O processo de escovação bucal de um paciente com próteses dentárias torna-se um pouco diferente. Para os pacientes de modo geral, escovas pequenas e, principalmente, de cerdas macias são recomendadas. Já no caso de próteses dentárias totais, escovas maiores e com cerdas mais firmes facilitam a higienização da prótese.

Pastilhas efervescentes para a limpeza de próteses dentárias completas

Pastilhas efervescentes são recomendadas para manter a prótese limpa por mais tempo.

 

Nestes casos, alguns outros materiais são acrescentados à lista de essenciais para a higienização bucal. Pastilhas efervescentes nas quais o paciente mergulha a prótese deixando-as mais limpa por bom período de tempo, são bastante recomendadas. Além disso, essa forma de limpeza impede maior desgaste da dentadura, acúmulo de tártaro e, consequentemente, a adesão da placa bacteriana.

Como escovar os dentes das crianças

foto de crianças escovando os dentesO sorriso de uma criança é, de fato, uma alegria para todos que a cercam. O caminho para um sorriso bonito e saudável começa desde pequeno. Quando o assunto é a saúde bucal das crianças, os cuidados com a forma de escovar os dentes e os tipos de produtos utilizados para a sua higienização são ainda maiores.

Os dentes de leite, a cárie dental e o nascimento de dentes em bebês são exemplos de aspectos fundamentais no que envolve a saúde bucal das crianças. Mas entre todos os cuidados com os dentes de bebês e crianças, a escovação correta  e a visita regular (entre 6 meses e 1 ano) ao dentista são fundamentais.

Entrevista sobre como escovar os dentes das crianças

(texto continua abaixo)

Crianças de várias idades com escovas de dentes e cremes dentais

Existem escovas específicas para cada fase da criança

Para ver mais vídeos sobre odontologia acesse nosso canal no Youtube

Para as crianças, existem artigos específicos, começando por escovas da primeira infância, colocadas no dedo do adulto para a higienização da gengiva e restante da boca antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes, até cremes dentais especiais, sem adição de flúor. A ingestão do flúor em excesso pode ocasionar Fluorose, as famosas manchas esbranquiçadas (que podem variar para outras cores como marron e cinza) na superfície dos dentes, muito corriqueira em crianças, justamente por essa comum deglutição.

Criança segurando escova de dentes e creme dental

Crianças até 5 anos devem usar pasta de dentes (creme dental) sem flúor

É importante lembrar que as crianças de 0 a 5 anos não devem fazer uso de produtos dentais a base de flúor, uma vez que, nesta fase, o hábito de cuspir após a escovação ainda não faz parte dos seus costumes, sendo mais comum haver a ingestão, tanto pela tentação dos sabores existentes nos cremes dentais infantis como pela dificuldade da ação contrária.

Criança em consulta com o dentista

As consultas periódicas ao dentista devem começar no nascimento primeiro dente

Quanto as visitas periódicas ao dentista, as mesmas podem começar logo após o aparecimento do primeiro dentinho. Os cuidados são basicamente os mesmos: escovação de no mínimo 3 vezes ao dia com escovas pequenas e de cerdas macias, para não haver lesões na gengiva. Mesmo com os avanços na odontologia, a prevenção, desde criança, é sempre a melhor recomendação.

Agora que você já sabe mais sobre como escovar os dentes das crianças, pode curtir nossa página no facebook para continuar recebendo muitas de saúde e beleza do seu sorriso!

Dentista em Fortaleza