Inflamações na gengiva

Os problemas relacionados à deficiência da limpeza bucal são diversos e podem acarretar sérios riscos, não só para a boca, mas para a saúde em geral. E esses problemas podem começar com uma simples inflamação.

foto de uma mulher escovando os dentes.

Movimentos rápidos podem ocasionar retrações gengivais.

Quando há inflamação na gengiva, por exemplo, na ausência de cuidados necessários, o problema passa por vários graus de desenvolvimento, partindo da gengivite e podendo chegar à endocardite bacteriana, etapa mais complicada da inflamação.

Estágios

Gengivite

Causada pelo acúmulo da placa bacteriana, camada viscosa que encobre a região de contato entre os dentes e a gengiva resultante da má higienização, a gengivite trata-se do estágio inicial da inflamação gengival e pode comprometer um ou mais dentes. Tudo se dá graças à produção de ácidos que prejudicam a mucosa da gengiva, ácidos esses resultantes do amontoamento de bactérias presentes na placa que deveria ter sido removida através da escovação e do uso do fio dental. Nessa etapa, os danos aos dentes podem ser facilmente evitados com a remoção desta película.

Periodontite

Caso os cuidados não forem tomados rapidamente, a gengivite pode evoluir para a periodontite. O nome se dá devido sua ação sobre o periodonto, ou seja, os tecidos em torno dos dentes. Esses tecidos dão a sustentação dentária e, se comprometidos, podem ocasionar sua mobilidade, a retração gengival e consequente perda. O processo inflamatório é agravado devido a fixação das substâncias presentes na saliva, o que favorece a separação dos dentes da gengiva.

Endocardite bacteriana

Em estágio mais avançado, com a formação da bolsa periodontal, o já mencionado espaço entre os dentes e a gengiva, a boca fica mais suscetível à contaminação bacteriana e ao consequente desenvolvimento do tártaro. A agravação da periodontite, a chamada endocardite bacteriana, pode acarretar sérios problemas para a saúde, uma vez que as bactérias obtidas através da inflamação podem chegar na corrente sanguínea e agir negativamente sobre a circulação e o coração.

Sintomas

Em etapas iniciais, a inflamação pode ser percebida através de sangramentos, vermelhidão ou inchaços na região gengival. Na fase mais avançada, esses sintomas são mais evidentes e associados à retração da gengiva, mal hálito e alterações no paladar.

Causas

A higienização bucal deficiente é, na maioria dos casos, a grande causa para as inflamações na gengiva. Contudo, diversos outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da gengivite, tais como:

• Cáries;
  • Tártaro;
  • Tabagismo;
  • Deficiência na produção de saliva;
  • Ausência de restaurações;
  • Má oclusão (quando não há encaixe perfeito entre a mandíbula e o maxilar);
  • Contato excessivo com metais como bismuto e chumbo;
  • Exposição a certos medicamentos;
  • Alterações hormonais;
  • Fatores genéticos.

Prevenção

As formas de se evitar as inflamações gengivais estão inseridas no processo comum de higienização bucal. A escovação de maneira correta e o uso de fio dental são indispensáveis. Evitar o cigarro e açúcar em excesso também podem contribuir para sua prevenção. Além disso, a culta periódica à um dentista é de suma importância para a saúde bucal.

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza