Lente de Contato Dental pode quebrar? Qual a durabilidade das Lentes de Contato Dentais?

Porcelana é um material considerado frágil, não é mesmo? Mas e um porcelanato que reveste com firmeza o chão de uma bela sala, que mantem-se firme mesmo suportando o peso de móveis pesados sem se quer uma trinca, é bem firme não é mesmo. Então um dente porcelana, está mais para uma frágil xícara de porcelana ou para um robusto piso de porcelanato. Bom, se você veio até aqui é porquê tem vontade de transformar o seu sorriso com os dentes de porcelana, mas está com receio pensando se o material é frágil e pode fraturar. Mas afinal, um dente de porcelana pode quebrar ou não? Uma faceta, coroa ou lente de contato dental é forte ou é frágil? Vamos conversar um pouco sobre isso?

 

Transformar completamente o sorriso em poucos dias: esta é uma das maiores vantagens dos dentes em porcelana sejam eles Coroas, Facetas ou Lentes de Contato Dentais. Se você não está satisfeito com a forma, cor ou alinhamento dos dentes, os chamados “dentes de porcelana” serão certamente uma boa opção para que você alcance o sorriso que sempre sonhou. Porém, como em qualquer procedimento estético, não faltam dúvidas com relação a durabilidade do tratamento e uma das que mais aparecem no consultório do dentista é: “lente de contato dental pode quebrar?”. Ou então, muitos pacientes perguntam: “os dentes em porcelana podem soltar?”. Se você sonha em fazer este que é um dos tratamentos mais procurados da odontologia estética, mas quer saber mais sobre a resistência ou durabilidade das Facetas em Porcelana ou Lentes de Contato Dentais, este é o lugar certo para suas respostas.

 

Antes de responder se uma Faceta ou Lente de Contato pode quebrar, vou fazer também um pergunta: um “dente de verdade”, ou seja, um dente natural pode quebrar? Obviamente que sim! Então, não preciso me prolongar muito em dizer que sim, um dente em porcelana pode sim quebrar; exatamente como um dente natural. Assim como em um acidente ou uma queda onde uma pessoa sofre um choque muito forte, um dente pode quebrar, uma faceta ou Lente de Contato dental também pode! É lógico que estamos falando de pancadas fortes, acidentes e até situação extremas e nada recomendadas como, por exemplo, abrir a tampa de uma garrafa com os dentes. Em situações como esta qualquer dente pode quebrar, seja ele natural ou de porcelana. Portanto, os riscos de uma faceta ou lente de contato dental quebrar são, na prática, os mesmos de um dente natural. É bastante provável que você já soubesse, ou pelos imaginasse, que a resposta seria essa. Porém, se você busca mais informações sobre uma possível quebra de um dente de porcelana, é porquê está interessado(a) em realizar seu tratamento e antes de tomar sua decisão, gostaria de saber mais informações para ter uma noção da confiabilidade de um dente em porcelana. Ou melhor, você está pensando se vale a pena investir alto em um tratamento para mudar o sorriso, mas antes de tomar sua decisão, quer saber se seus dentes em porcelana podem quebrar a qualquer momento.

 

A resposta é sim, com toda a certeza, vale a pena investir em um tratamento com dentes em porcelana e sem maiores rodeios, digo logo: as porcelanas são extremamente confiáveis e duráveis, e se quem possui trabalhos em porcelana nos dentes tomar todos os cuidados necessários, a chance de uma quebra ou soltura é próxima de zero (exceto em casos de acidentes).

 

Como assim risco praticamente zero? Afinal, como acreditar em tal afirmação se a porcelana muitas vezes é tão frágil! E ainda mais: as lentes de contato dentais são tão finas, que receberam este nome por que parecem muito com as conhecidas lentes de contato para os olhos. Imagino que seja difícil de acreditar que uma pequena peça de porcelana extremamente fina possa inspirar confiança de que não vá quebrar a qualquer momento. Repito: a peça em porcelana jamais quebrará com facilidade por qualquer motivo, e posso lhe dizer isso com total segurança. Como? É o que vou explicar agora.

 

Lembra do exemplo que dei no começo deste texto que demonstrava como um piso de porcelanato é extremamente resistente e aguenta firme o peso de móveis pesados sem uma mínima trinca? Então, o material deste piso é o mesmo: a porcelana e o que faz o porcelanato tão resistente é que ele forma uma unidade sólida com o chão, ou em uma explicação mais simples: ele é “cimentado” ao chão. Uma vez cimentado, o porcelanato e o próprio chão formam uma unidade sólida. Porém, se você pegar um porcelanato recém comprado, retirar da caixa e soltá-lo de uma pequena altura, certamente esta peça em porcelana irá quebrar, não é mesmo? Mas depois de cimentado o porcelanato torna-se extremamente resistente. Com os dentes em porcelana acontece a mesma coisa, ou seja, a Faceta ou Lente de Contato Dental antes de ser cimentada é, de fato, bastante frágil. Porém, depois de cimentada ao dente, esta peça em porcelana une-se ao dente totalmente e forma-se uma unidade sólida. Não é a toa que usamos o exemplo do piso cimentado ao chão, pois na odontologia inclusive o termo técnico que se usa para classificar a “instalação” dos dentes em porcelana é este: cimentação. E mais, a “cola”(o adesivo que fixa esta Faceta ou Lente de Contato

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza