Moldagem de Lábios

Todo o trabalho de transformação de sorriso envolve uma série de etapas e procedimentos, que exigem a visão em três dimensões da arcada dentária do paciente, principalmente quando estes trabalhos envolvem a produção de dentes em laboratório, podendo ser coroas metal free, facetas em porcelana, lentes de contato dentais ou próteses dentárias. Este trabalho de produção de dentes, bem como toda a interação entre o dentista e o laboratório de prótese é feito através de moldes da arcada dentária.

Estes moldes feitos em gesso, servem de base para o protético realizar seu trabalho, tendo a visão em tamanho real e em três dimensões de como é a anatomia da parte interna boca do paciente, de maneira que os dentes em laboratório são produzidos tendo estes moldes com base.

Apesar de utilizados por décadas e já fazerem parte da rotina dos consultórios dentários e laboratórios de prótese dentária, os moldes em gesso, são limitados aos dentes e parte da gengiva do paciente, o que consequentemente limita a visão de quem trabalha na transformação de sorriso. Desta maneira, o dentista só poderia se comunicar com o laboratório de prótese baseando-se apenas nos destes de seus pacientes, e as aspectos como volume dos lábios, por exemplo, não podiam ser considerados para se produzir o melhor trabalho possível.

Criada pelo Professor Guilherme Cabral (um dos co-criadores do Digital Smile Design), a técnica da moldagem de lábios veio para preencher as lacunas por conta das limitações da moldagem tradicional, permitindo a confecção de um molde não só da região labial, mas de todo o terço inferior da face do paciente. Esta ampliação da visão do dentista se encaixa perfeitamente na odontologia estética moderna

Nos últimos anos, a odontologia passou uma transformação considerável em sua filosofia de trabalhando, ampliando sua visão, saindo do foco nos dentes e gengivas, progredindo de dentro fora focando também nos lábios e no rosto como um todo. E hoje, é possível também alcançar um rosto mais jovem com a ajuda do dentista, que está apto para combater rugas ao redor da boca, e devidamente habilitado para trabalhar neste sentido com ferramentas como a toxina botulínica e o preenchimento facial com ácido hialurônico. Portanto, para uma odontologia que evoluiu para além dos dentes, avançando para todo o rosto, partindo da boca, a moldagem de lábios se mostrou uma ferramenta bastante interessante, dando ao dentista a oportunidade de alcançar diagnósticos mais precisos e executar melhores planejamentos em busca de uma odontologia estética de excelência.

 

 

Dentista em Fortaleza