A montagem (ou colagem) de um aparelho dentário

Montagem de aparelho dentário: antes e depois

Montagem de aparelho dentário: antes e depois

Se você não está satisfeito com o alinhamento de seus dentes e decidiu procurar a ortodontia para utilizar um aparelho dentário, certamente gostaria de saber como é o processo de montagem ou colagem de seu aparelho ortodôntico. Sem maiores detalhes técnicos, vamos esclarecer como é o processo e tirar algumas das principais dúvidas de quem está pronto para colocar o aparelho e alinhar e seu sorriso.

filmamos-a-montagem-de-um-aparelho-dentario-no-microscopio

Filmamos a montagem de um aparelho dentário no microscópio

Nunca é demais falar que uma imagem vale mais que mil palavras, e por isso filmamos toda a montagem de um aparelho ortodôntico superior em nosso Microscópio ZEISS OPMI Pico. O vídeo é bem rápido e em apenas um minuto resume todo o processo de montagem realizado pelo ortodontista (dentista especializado em tratamentos com o aparelho dentário). O objetivo agora não é explicar em detalhes todas as etapas do processo (ainda nesta página explicaremos melhor as etapas da montagem) , mas através deste resumo em um vídeo de um minuto, demonstraremos que o processo é de fato muito simples e não justifica qualquer medo ou receio em colocar o aparelho. Veja o vídeo abaixo:

Agora que você viu com seus próprio olhos que a montagem do aparelho e a colagem dos braquetes não é nenhum “bicho de sete cabeças”, antes de explicar melhor o procedimento, vamos à principais dúvidas:

 

  • O processo é demorado? Em média, dura apenas uma hora.

 

  • Quantas sessões são necessárias? Depende de cada situação, pois há casos onde em uma primeira sessão é montado o aparelho na parte superior, e em outra sessão, o aparelho é montado na arcada inferior. Portanto, em uma ou duas sessões a aparelho superior e inferior é montado.

 

  • É um procedimento doloroso? De forma alguma! Como você pôde ver no vídeo não há sangramentos durante o procedimento que é praticamente indolor. O máximo que pode ocorrer é algum leve desconforto durante o procedimento, mas nada que possa trazer grande incômodos.

 

  • Há anestesia? Por ser praticamente indolor, não há necessidade de anestesia na montagem de aparelhos dentários

 

  • E depois da montagem, vou sentir dores? Seus dentes sofrerão uma pressão na qual nunca tinha sofrido antes de você utilizar o aparelho, portanto é normal que seu organismo precise de um tempo de adaptação à esta pressão exercida pelo aparelho dentário. Nos primeiros 3 ou 4 dias é comum sentir alguma dor ao morder, mas logo seus dentes “se acostumarão” com o aparelho forçando sua movimentação e estas dores desaparecem rapidamente.

 

Agora que as principais dúvidas estão respondidas, vamos às etapas da montagem de seu aparelho dentário? Assim quando chegar o dia da instalação de seu aparelho você estará muito bem informado(a) e ficará por dentro de tudo que está acontecendo durante todo o processo. Vamos lá?

 

Limpeza da região

Etapa fundamental do processo de montagem de um aparelho dentário, a limpeza além de fazer parte dos aspectos de saúde bucal, determina o sucesso da colagem dos braquetes, ou seja, sem fazer uma boa profilaxia há a grande chance dos braquetes de seu aparelho não serem corretamente fixados.

Limpeza da região onde será a montagem do aparelho dentário

Limpeza da região onde será a montagem do aparelho dentário

 

Aplicação de ácido fosfórico

Logo após a limpeza é preciso dar continuidade ao processo de preparo dos dentes para receberem o aparelho. Este líquido azul aplicado aos dentes é o ácido fosfórico que é responsável por dar mais porosidade aos dentes permitindo maior adesão aos braquetes que serão fixados com resina.

Aplicação da Ácido Fosfórico para montagem do Aparelho Dentário

Aplicação da Ácido Fosfórico para montagem do Aparelho Dentário

 

Retirada do ácido fosfórico

Terminada a aplicação do ácido fosfórico é preciso aguardar alguns minutos para que a substância faça seu efeito, promovendo maior porosidade ao dente. Respeito este tempo a ortodontista fará a remoção do ácido através de sucção.

Retirada do Ácido Fosfórico

Retirada do Ácido Fosfórico

 

Aplicação do adesivo

Com dente já “preparado” para ter maior porosidade e aumentar a sua adesão, chegou a hora de aplicar o material adesivo responsável pela colagem dos braquetes do aparelho.

Aplicação do material adesivo

Aplicação do material adesivo

 

Polimerização do Material adesivo

A polimerização é o processo de “ativação” da união do material adesivo ao dente através da luz e do calor. Este processo não traz nenhuma dor ou incômodo ao paciente que se quer percebe a intensidade deste calor por conta dele ser concentrado em um ponto específico e em um curtíssimo espaço de tempo. Isso só é possível graças à tecnologia do Fotopolimerizador Bluephase G2 da Ivoclar.

Polimerização do Material Adesivo

Polimerização do Material Adesivo

 

Colagem dos Braquetes com a resina

Encerradas todas as etapas de preparo do dente, finalmente chegou a hora de colar os braquetes e estamos diante do momento mais importante do processo de montagem de um aparelho dentário. Tudo deve ser milimétricamente medido para que o posicionamento dos braquetes seja perfeito e para isso o(a) ortodontista com uma ferramenta simples para medir a distância e o alinhamento corretos entre os braquetes. Neste momento será preciso usar um pouco da força para empurrar o braquete na colagem.

Mais uma vez será preciso realizar a polimerização, ou seja, através da luz e do calor a resina muda de estado e permite a colagem.

Colagem dos Braquetes com Resina

Colagem dos Braquetes com Resina

 

Remoção dos excessos de Resina

É normal que fiquem excessos de resina após a colagem dos braquetes e os dentistas devem removê-los para que não fiquem aparentes e tirem o brilho de seu sorriso!

Remoção dos Excessos de Resina

Remoção dos Excessos de Resina

 

Instalação do Fio Ortodôntico

O fio ortodôntico é responsável pela movimentação dos dentes, ou seja, trata-se de peça fundamental em seu tratamento para alinhar os dentes. Seu encaixe é rápido e simples e também não irá provocar nenhuma dor ou desconforto na montagem de seu aparelho. Rapidamente o(a) dentista irá encaixar o fio nos braquetes recém colados.

Instalação do Fio Ortodôntico

Instalação do Fio Ortodôntico

Ligas e Elásticos Ortodônticos

Estamos chegando ao final da montagem de seu aparelho dentário. As ligas ou elásticos irá fixar o fio ortodôntico aos braquetes e depois de instaladas seu aparelho estará completamente montado. A maioria das pessoas chamam as ligas simplesmente por “borrachinhas”, que podem ser de diversas cores, mas no caso do aparelho montado no vídeo, o estético, as ligas são transparentes como o braquete com o intuito de serem discretos.

Ligas e Elásticos Ortodônticos

Ligas e Elásticos Ortodônticos

Agora você já sabe que o processo de montagem de um braquete não é nenhum “bicho de 7 cabeças”! Nunca é demais lembrar que o aparelho dentário serve não só para alinhar os dentes e melhorar a aparência do seu sorriso, mas também ajuda e muito e manter sua saúde bucal em dia, principalmente de quem possui os dentes separados.

 

Se você chegou até aqui na leitura desta página é por estar realmente interessado em transformar o sorriso com o aparelho dentário, e para finalizar deixamos uma dica importantíssima: não falte suas consultas de manutenção, pois são nessas consultas de retorno que o dentista irá trocar o fio e as ligas ortodônticas e avaliar se a movimentação dos seus dentes está ocorrendo como o planejamento. Isto é fundamental por dois motivos: primeiramente para que tudo corra bem com sua saúde bucal e em segundo lugar, são estas manutenções que irão garantir a agilidade de seu tratamento. Ou seja, quanto mais você faltar suas consultas de retorno, mas demorado será seu tratamento!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza