Odontologia Estética para Homens

odontologia-estetica-para-homens

Cada vez mais preocupados com a aparência, os homens descobriram de vez que a boa aparência é fundamental, seja no simples desejo de estar bem com o espelho, ou para as pretensões de sucesso profissional, a chamada boa aparência é fundamental. Tanto para os mais ambiciosos quanto para os mais vaidosos a odontologia estética traz possibilidades surpreendentes, não só para quem busca a beleza, mas também o rejuvenescimento através do sorriso. Se a imagem do homem moderno se transformou completamente nesta virada do século, o dentista de hoje também não é o mesmo de anos atrás, ganhou novas e importantes atribuições, que vão muito além de trabalhar para lhe ajudar a ter os dentes sadios e na busca por um sorriso mais bonito e brilhante, sem esquecer, é claro, da saúde bucal, afinal, não existiria beleza sem dentes e gengivas saudáveis. E qual é esta nova atribuição? Rejuvenescimento. Promover sim estética através de dentes bonitos e saudáveis, mas também de rejuvenescer o rosto como um todo, e em um primeiro momento pode até soar estranho ouvir dizer que um dentista pode ser capaz de rejuvenescer o rosto, mas esta é apenas a primeira das muitas surpresas que teremos pela frente ao conhecer a nova odontologia.

Transformação de Sorriso 1:

(arraste para os lados e compare os resultados)

inicio-pedrinhofinal-pedrinho

 

 

O homem moderno cuida mais de sua saúde, não há dúvidas disso, mas a aparência também está muito mais valorizada, não só por mera vaidade, mas também como consequência natural de uma vida saudável. É neste sentido que o dentista moderno se adequou perfeitamente à este novo homem, que faz parte da chamada geração saúde, ou seja, “se cuida”. Evoluindo sempre a partir deste alicerce da beleza saudável, a odontologia associou também suas ramificações mais tradicionais, para que a saúde seja fonte de beleza e juventude a partir do sorriso, e endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), hoje também são peças que se encaixam para formar um rosto mais belo e mais jovem. Por exemplo, um tratamento de canal protelado ou mal feito pode ter como resultado o manchamento de algum dente, que pode prejudicar a aparência em todo o rosto.

Não é nenhuma novidade que a imagem do homem moderno de sucesso está diretamente relacionada à boa aparência, e seja para alcançar grandes objetivos  ou simplesmente para conquistar um novo emprego, um sorriso brilhante e de aparência saudável é, sem dúvidas, uma ajuda e tanto para muitas conquistas. E se me permite o clichê, “um sorriso abre portas!”, mas olhar esta nova odontologia apenas pelo sorriso, seria subestimar suas capacidades, e para perceber o potencial transformador que odontologia estética moderna possui, é preciso observar o rosto como um todo, vendo em primeiro plano, dentes, gengivas e a boca em busca de aparência jovem e bonita. Para que você reconheça e entenda melhor essa nova abordagem, um bom exemplo prático, é a toxina botulínica na odontologia estética – melhor conhecida pelo nome comercial Botox® -, que também pode ser utilizada pelo dentista, sabia? Para combater rugas em conjunto com outra técnica, que antes era exclusiva dos médicos (principalmente cirurgiões plásticos e dermatologistas), o preenchimento facial com ácido hialurônico, na busca do rejuvenescimento de todo o rosto não apenas com o sorriso, mas a partir dele. Ambos procedimentos, antes inimagináveis a serviço da odontologia, agora estão à disposição deste novo dentista, que por esta sua nova visão holística do rosto adquirida com a evolução da ciência do sorriso, se tornou apto para trabalhar também com o rejuvenescimento facial. Por isso tudo, o homem moderno pode e deve ver no dentista um grande parceiro para alcançar não só um sorriso bonito, mas uma imagem mais satisfatória que lhe faça se sentir melhor, e que lhe rejuvenesça ao sorrir.

O consagrado cirurgião plástico, Ivo Pitanguy, recomenda a ida ao dentista antes de uma cirurgia plástica

O consagrado cirurgião plástico, Ivo Pitanguy, recomenda a ida ao dentista antes de uma cirurgia plástica

Em resumo, o homem pode contar com a odontologia estética para ter um rosto mais jovem através de dentes bonitos e saudáveis, mas também contando com o dentista para combater as rugas no rosto. Ou seja, se você quer alcançar um rosto mais jovem, busque primeiro um sorriso mais jovem, e para sacramentar a importância desta visão, ninguém melhor que o consagrado cirurgião plástico, Ivo Pitanguy, que dizia: “… antes de fazer qualquer intervenção na face, solicito que o paciente vá a um dentista para avaliar se há infecções intra-orais e se a estética dentária pode ser melhorada antes da minha cirurgia. Faço isto para evitar infecções secundárias indesejadas e para que o paciente já rejuvenesça pelo sorriso.
Dentes faltando, e feios, chamam mais a atenção que uma pele lisinha e sem rugas …”

Estas novas possibilidades da odontologia dão uma ideia do quanto se evoluiu na ciência do sorriso, e nos dias de hoje, é impossível falar em odontologia estética e não falar em tecnologia e nos muitos avanços dos últimos anos. Possibilidades antes inimagináveis, como transformar sorrisos completamente em poucos dias, ver o novo sorriso na tela de computador antes do tratamento começar, impressoras 3D de dentes, test-drive do sorriso e muito mais.

São tantos os avanços nas técnicas, tecnologias, materiais e até na visão e filosofia de trabalho da nova odontologia estética, que é praticamente impossível citar e analisar com a merecida atenção todos os aspectos relevantes. Por isso, vamos resumir e adequar ao máximo todas estas possibilidades à realidade e ao perfil que já traçamos: do homem moderno que está cada vez mais interessado e consciente da importância da aparência em sua vida pessoal e profissional.

 

 

Começamos nossa lista de possibilidades da odontologia estética para os homens pelo Visagismo Odontológico, por ter tudo à ver com as necessidades do homem no perfil que traçamos e ao mesmo tempo ser “a cara” da odontologia estética moderna, pois a técnica está plenamente apoiada nos três pilares da ciência do sorriso: personalização, planejamento e naturalidade – evitando o aspecto de sorriso artificial – nos resultados.

Extremamente sofisticado, o Visagismo Odontológico merece muitas linhas para sua explanação, mas como ainda há muitas possibilidades para serem discutidas, vamos tentar resumi-lo ao máximo. A técnica busca a união perfeita entre o design do sorriso e personalidade do paciente, fazendo com o que o desenho dos seus dentes o ajudem a expressar sua imagem ideal, reforçando seus pontos fortes e atenuando pontos fracos.

Na prática, o dentista consegue através do visagismo fazer com o que o sorriso tenha “a cara do seu paciente”, ou melhor, combinar o seu sorriso com a sua personalidade e os aspectos que deseja reforçar ou atenuar.  Por exemplo, um alto executivo em posição de liderança, por mais que cuide da aparência do seu rosto, mas tenha dentes muito curtos, pode passar um ar de fragilidade. Em compensação, se trabalhado, o sorriso deste mesmo homem com caninos levemente mais evidenciados e todo o design dos dentes alinhados de forma que, não só sorrir, mas apenas falando, este novo design valorize e dê uma aparência mais dominante ao seu rosto.

Veja entrevista sobre Visagismo Odontológico:

Transformação de Sorriso 2

 

14-comparativo-situacao-inicial-resultado-final

Arraste para os lados e compare os resultados:

slide-1-gildoslide-resultado-gildo

Digital Smile Design: O Planejamento Digital do Sorriso

Você está insatisfeito com seu sorriso? Cor, forma, tamanho, alinhamento ou espaço entre seus dentes lhe incomodam? Então, a ideia de transformar completamente seu sorriso parece ótima, e o potencial transformador da odontologia moderna é, de fato, imenso. Porém, uma pergunta natural de quem procura o dentista, seja para grandes ou pequenas transformações, é: “como ficarão meus dentes? “ oucomo será meu novo sorriso?”. É para esta e muitas outras necessidades, que surgiu o Digital Smile Design, ou em bom português, o Planejamento Digital do Sorriso.

Como o próprio nome já diz, é uma forma de planejar todo o trabalho de mudança de sorriso através do computador. Com o Digital Smile Design, o dentista faz um planejamento com o design do novo sorriso e apresenta ao paciente, que poderá ver na tela do computador como será o desenho de seus dentes ao final do tratamento. Além da previsibilidade, outra grande vantagem para o paciente, é que ele pode participar de todo este processo dando opiniões e até adequando o tratamento às suas necessidades e desejos.

Na prática, o dentista faz no computador o design dos dentes que serão produzidos em laboratório, e antes de sua produção, é feita a apresentação e discussão do caso com o paciente, que pode, por exemplo, achar que os dentes poderiam ser mais longos ou mais curtos. Feitas as alterações, o próximo passo é o test-drive sorriso. Isso mesmo, até isso já é possível nos dias de hoje e o próximo tópico de nossa conversa, o Mock-up.

Veja entrevista sobre o Digital Smile Design:

Transformação de Sorriso 3

inicialxfinal-porfirioinicialxfinal-porfirio-2

 

Mock-up, o test-drive do sorriso

Homens se interessam por carros e conhecem muito bem o que é um test-drive, e qual a sua vantagem? A oportunidade experimentar o carro e antes de decidir por sua compra, perceber como ele se comporta e “sentir” se as características do carro se adequam às suas necessidades.

Na odontologia moderna, hoje isso também é possível, com o mock-up, que vem do inglês “maquete”. Através de uma réplica em tamanho real em resina bisacril, é possível fazer este test-drive, pois esta réplica é encaixada aos dentes naturais do paciente, que pode ver e sentir em sua própria boca como será seu novo sorriso.

Veja entrevista sobre o Mock-up:

Transformação de Sorriso 4

 

      slide-lucas-inicialslide-lucas-final

Acompanhe a construção deste sorriso

 

Um verdadeiro rito de passagem da odontologia tradicional, para esta nova odontologia que enxerga todo o rosto, e acima tudo, oferece o rejuvenescimento a partir do sorriso, o uso da toxina botulínica na odontologia estética foi o resultado natural desta evolução. A sua aplicação mais conhecida pelo público leigo é a de trabalhar combatendo as chamadas rugas dinâmicas, que se formam por conta dos movimentos e contrações musculares, agindo no controle das contrações destes músculos.

A odontologia trabalha e bem no rejuvenescimento com o a toxina botulínica combatendo rugas, mas há muito mais possibilidades de transformação do sorriso com a toxina, que serve também para corrigir imperfeições, dando muitas vezes o toque final para trabalhos estéticos de excelência. Por exemplo, em casos de sorriso gengival, onde o homem exibe muito a gengiva ao sorrir, é possível controlar a contração muscular da região dos lábios, fazendo com que ao sorrir, haja uma combinação ideal entre a exposição dos dentes e da gengiva. Outra aplicação interessante, é para casos de sorriso assimétrico, quando um lado do lábio se abre mais que outro, e a toxina pode calibrar essa curva dos lábios ao sorrir, dando uma aparência harmoniosa.

 

 Na mesma trajetória da toxina botulínica, o preenchimento facial também é fruto da evolução da odontologia estética, que busca rejuvenescer todo o rosto, partindo do sorriso, também através do combate as rugas. Outra semelhança com a toxina botulínica é a ação rápida e prática contra as rugas, na maioria das vezes em sessão única, através da aplicação direta da substância na região desejada.

As semelhanças param por aí, e as duas substâncias, agem de forma diferente e em diferentes tipos de rugas. O ácido hialurônico combate as chamadas rugas estáticas, que se formam não por conta do movimento como as dinâmicas, e sim pelo processo natural de envelhecimento por conta da perda de elasticidade da pele, formando os chamados sulcos, aquelas rugas que parecem ranhuras no rosto, e se formam principalmente ao redor da boca.

Perto da boca é que nascem a maioria das rugas que podem ser combatidas com o ácido hialurônico, principalmente aquelas mais finas que ficam bem próximas aos lábios, como também aos sulcos mais grosseiros como o sulco nasogeniano, conhecidos popularmente como bigode chinês. Estas ranhuras fortes ao redor da boca trazem um envelhecimento severo e podem ser rapidamente atenuadas com o preenchimento facial, que como o próprio nome já diz preenche os espaços vazios de pelo no rosto, dando uma aparência mais lisa e uniforme ao rosto. Ao final do tratamento, o resultado final traz uma enorme diferença.

Transformação de Sorriso 5

marcelo-luiz-slide-inicialmarcelo-luiz-slide-final

Estética das Gengivas: Cirurgia Plástica das Gengivas:

Evidentemente que um belo sorriso não é composto apenas de dentes bonitos, e as gengivas além de estarem evidentes ao sorrir, servem como uma espécie de molduras dos dentes. Outra grande mudança que a odontologia sofreu nos últimos anos diz respeito a atenção às gengivas no design de sorrisos, tanto é que houve uma divisão entre a estética branca, responsável pelos dentes, e a estética rosa que trata dos trabalhos estéticos relacionados à gengiva.

Sem maiores explanações a plástica gengival é um procedimento dos mais satisfatórios para os pacientes, pois promove excelentes resultados em um curto período de tempo. Por exemplo, aquele homem com dentes muitos curtos do exemplo anterior, possivelmente pode solucionar o problema estético que lhe incomoda com um procedimento de design de suas gengivas, onde o dentista pode fazer com bisturi elétrico ou a laser, cortes que promovam um novo desenho da gengiva, que onde não houvesse mais gengiva, apareceria o dente por ela coberto. Na prática, não é o dente que aumenta e sim a gengiva que diminui, e outra boa aplicação neste mesmo princípio é para quem tem sorriso gengival.

O procedimento de plástica gengival vai muito além deste exemplo dos dentes curtos e do sorriso gengival, e pode tratar problemas estéticos ainda mais severos como os chamados black spaces, ou seja, buracos negros que se formam entre o dente e a gengiva, ou também em casos houve uma retração gengival – perda de tecido gengival -, solucionando o problema através de enxertos. Ainda temos muito o que conversar sobre os outros procedimentos de interesse masculino, e se você não se identificou com nenhuma das aplicações acima citadas para a cirurgia estética das gengivas, basta saber que este procedimento é bastante polivalente, e se você decidir por algum outro procedimento desta nova odontologia estética, é bastante provável que você passe por algum procedimento estético em sua gengiva, pois o design de sorrisos, quase sempre passa pelo design das gengivas.

Transformação de Sorriso 6

skyn-concept-situacao-inicialskyn-concept-resultado-final

intraoral-skyn-concept-situacao-inicialintraoral-skyn-concept-resultado-final

 

 

ortodontia-invisivel-conheca-os-braquetes-esteticos

O famoso sorriso metálico em nada tem a ver com o homem moderno, é algo que é relacionado mais à adolescência, e não faltam motivos para que a grande maioria dos adultos rejeite o parelho dentário tradicional. Como já conversamos, a odontologia está adapta às necessidades do homem moderno até em seus ramos mais tradicionais, e com o ortodontia não seria diferente.

 

Para atender a necessidade dos adultos que não cuidavam do alinhamento dos seus dentes por conta da indiscrição do aparelho dentário, sejam homens ou mulheres. A odontologia encontrou soluções diferentes para “esconder” o aparelho que irá movimentar e alinhar os dentes, e as opções que o homem que quer um sorriso mais harmonioso são as seguintes:

 

Veja entrevista sobre o aparelho lingual:

Enquanto o aparelho dentário tradicional é fixado na face exterior do dente, formando o chamado sorriso metálico, o aparelho lingual, como o próprio nome já diz, é fixada voltado para a língua, ficando “escondido” na parte de trás do dentes.

 

A maior diferença entre o aparelho lingual e os aparelhos dentários tradicionais está apenas neste local de fixação, pois suas funções são as mesmas: movimentar e alinhar os dentes, formando um sorriso simétrico e harmonioso. Há uma espécie de preconceito com relação à este tipo de aparelho, que diz que ele é desconfortável e provoca incômodos durante todo o tratamento, o que não é verdade. O aparelho lingual, na verdade, exige uma adaptação maior do paciente, que irá estranhar um pouco o aparelho no começo, mas depois de adaptado segue sua rotina normalmente sem problemas.

 

Se você quer corrigir o alinhamento dos seus dentes, mas sem exibir o sorriso metálico, o aparelho lingual é uma ótima opção, e em toda a ortodontia invisível, é também a opção mais em conta.

Transformação de Sorriso 7

slide-boca-inicialslide-boca-final

 


Braquetes Estéticos

O que torna o aparelho dentários indesejável para os adultos é o chamado braquete fixado ao dente, que por seu aspecto metálico e nada discreto, denuncia o aparelho dentário. E além do aparelho lingual que já conversamos, a ortodontia invisível oferece uma outra opção que produz braquetes em materiais não metálicos, como policarbonato, porcelana e safira.

 

Por serem transparentes ou na própria cor dos dentes, os braquetes nestes materiais são extremamente discretos, e permitem outra opção de ortodontia invisível bastante eficaz, principalmente quando falamos dos braquetes de porcelana e safira, que além da aparência trazem uma grande vantagem: os tratamentos com este tipo de braquete são também mais rápidos. Tendo tudo isto em vista, se você deseja alinhar seus dentes de forma quase imperceptível e eficiente, e procura o melhor que a ortodontia pode oferecer, os braquetes de estéticos de porcelana ou safira são a grande opção.

Transformação de Sorriso 8

i-caso-skyn-concept-odontogia-esteticaf-caso-skyn-concept-odontogia-estetica
skyn-concept-intra-oral-inicioskyn-concept-intra-oral-final

Acompanhe a construção deste sorriso com o Skyn Concept

 

 

 – Dentes de Porcelana:

Conhecidos informalmente como “o segredo dos sorrisos das estrelas”, os dentes de porcelana conquistaram esta fama, por conta do número crescente de pessoas famosas que assumidamente realizaram grandes transformações de sorrisos, através de Facetas em Porcelana, ou com as chamadas Lentes de Contato Dentais.

 

Em pouco tempo, os dentes de porcelana se tornaram objeto de desejo de quem está satisfeito com a aparência de seu sorriso. E os motivos de uma popularidade tão rápida?  É um tratamento, simples, rápido, sem sessões longas e dolorosas na cadeira do dentista, e em poucos dias, é possível transformar completamente o sorriso! Geralmente, em duas ou três sessões, os pacientes saem do consultório de sorriso renovado, algo antes inimaginável, principalmente para uma odontologia que possuía a má fama de ter tratamentos longos e incômodos. Mas acredite, isso não é o mais interessante dos dentes de porcelana, sua principal vantagem é sua capacidade de reproduzir dentes humanos, e muitas vezes quando estão lado a lado, é impossível para os leigos, diferenciar o que é um dente natural e o que é um dente de porcelana.

 

Dentes quebrados, manchados, desalinhados e de maneira geral, cor, forma e espaço entre os dentes podem ser transformados com os dentes de porcelana. Ou seja, a grande maioria das necessidades estéticas podem solucionadas com a técnica, e diante de tantas vantagens você deve estar curioso para saber como tudo isso funciona.

 

Muitas pessoas podem imaginar que os dentes de porcelana substituem os dentes naturais, que deveriam se extraídos, o que não é verdade. Ao contrário, os dentes naturais não só são preservados, como servem de base e sustentação dos dentes de porcelana.

Transformação de Sorriso 9

inicial-skyn-concept-estudo-de-casofinal-skyn-concept-estudo-de-caso
inicial-intraoral-skyn-concept-estudo-de-casofinal-intraoral-skyn-concept-estudo-de-caso

No caso das Facetas em Porcelana e Lentes de Contato Dentais, para que você entenda como elas funcionam de maneira simples, tratam-se de capas de porcelana que são cimentadas aos dentes naturais, cobrindo imperfeições e redesenhando completamente o design do sorriso do paciente, tratando também o alinhamento e cobrindo espaços, para o caso de dentes separados, por exemplo.

 

A principal diferença entre as duas técnicas está na necessidade de preparo do dente, que como o nome já diz, é o acondicionamento dente para receber a peça em porcelana, e o que dá o tom para este processo é a espessura da peça, e neste aspecto, as Lentes de Contatos Dentais são peças extremamente finas, que de tão delicadas receberam este nome por parecerem com lentes para os olhos.

 

De maneira geral, se você não está satisfeito com seu sorriso e procura um tratamento rápido, prático e de excelentes resultados, certamente irá se interessar pelos dentes e porcelana, e para que você conheça mais sobre as técnicas veja os vídeos abaixo e acompanhe os casos clínicos para ver como as técnicas funcionam na prática.

 

CEREC: Impressora 3D de dentes

 

Já que falamos a pouco sobre os dentes de porcelana e todo seu potencial, sem esquecer dos avanços surpreendentes da nova odontologia. Não poderíamos deixar de conversar sobre o CEREC, pois esta impressionante tecnologia é um retrato fiel do tamanho da evolução da odontologia estética.

 

Não nos estenderemos muito em nossa conversa neste assunto, e temos um vídeo logo abaixo que explica muito bem como a tecnologia funciona, e que vale a pena ser citada em nossa conversa, principalmente depois que você conheceu os dentes em porcelana. Trata-se de uma máquina que produz estes dentes com uma impressora 3D, que pode produzir um dente diante de seus olhos em minutos. Veja o vídeo abaixo:

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza