Clareamento Dental

 

“Clareamento Dental em Fortaleza, Clareamento a Laser e Clareamento Caseiro”

sorriso com clareamento dentalNão há duvidas de que todos desejam ter dentes brancos com aspecto saudável e brilhante. Muitas vezes as pessoas se decepcionam, pois mesmo escovando os dentes no período correto, usando antisséptico bucal, fio dental e evitando refrigerantes, cafeína e o cigarro; com o tempo, os dentes começar a amarelar. Engana-se quem pensa que com boa escovação e bons hábitos é possível um sorriso bonito e com dentes brancos, pois não são apenas os maus hábitos e a falta de escovação que fazem escurecer os dentes. Os dentes vão escurecendo naturalmente, e mesmo com todos os cuidados de higiene, não há como evitar essa tendência natural de escurecimento dos dentes.

A odontologia oferece dois tipos de clareamento dental: O clareamento dental a laser e o clareamento dental caseiro.

Clareamento dental a Laser:

 

 

clareamento dental a laser

Técnica que se utiliza de gel clareador aplicado diretamente nos dentes, provocando a liberação de moléculas de oxigênio que reagem com o pigmento amarelado dos dentes, removendo-o. Muitas pessoas pensam que o clareamento é feito pela luz do laser, mas na verdade, o laser serve apenas como ativador do gel.

Objetivos:

Remover o tom amarelado ou escuro dos dentes, trazendo um aspecto brilhante, saudável e bonito ao sorriso. Proporcionar ao paciente, os dentes brancos que deseja, dando-lhe um diferencial estético, confiança e autoestima de maneira rápida e eficaz.

Indicações:

Em geral, qualquer pessoa que sofre com a aparência dos dentes escuros ou amarelados e desejar ter dentes brancos e brilhantes. Mas existem casos específicos, em que não é possível realizar o procedimento como em pessoas que já fizeram muitas restaurações.

Vantagens:

- Rapidez: Na maioria dos casos, somente uma sessão é suficiente, já o clareamento caseiro dura semanas.

- Comodidade: Não há necessidade de tratamento prolongado nem de moldeiras (moldes de silicone) por semanas durante a noite.

- Segurança: Tratamento feito em consultório pelo cirurgião-dentista.


Galeria do Sorrisos: Clareamento Dental

Caso 1

6-inicial-final-caso-clareamento

Arraste para os lados e compare os resultados!

comparativo-clareamento-inicialcomparativo-clareamento-final

clareamento-dental-3-inicialclareamento-dental-3-final

Veja a construção deste sorriso!

incial-final-de-caso-de-clareamento

Arraste para os lados e compare os resultados!

comparativo-clareamento-inicialcomparativo-clareamento-final

 

Caso 3

 

content/uploads/2014/01/clareamento-inicial-final-12.jpg”>clareamento-inicial-final-1

clareamento-inicial-1clareamento-final-1

 


 

Clareamento Dental Caseiro:

Como o próprio nome já explica, este tipo de clareamento é feito em casa pelo paciente, porém há todo um acompanhamento do cirurgião-dentista durante o tratamento. Este tipo de clareamento é uma boa opção para quem quer economizar, possuem dentes sensíveis, próteses, implantes e restaurações. O tempo de tratamento é muito maior que o tratamento a laser e os resultados demoram bem mais a aparecer, pois mesmo também sendo utilizado o gel, ele é bem menos concentrado.

É confeccionada uma moldeira de silicone, adaptada a arcada dentária do paciente, onde ele aplica o gel e encaixa aos dentes. A principal diferença entre o clareamento caseiro e os kits vendidos no mercado é essa personalização da moldeira e acompanhamento do cirurgião dentista que traz resultados muito mais eficazes – e principalmente seguros – em comparação com os kits de clareamento.

Objetivos:

Clarear os dentes os dentes de maneira gradual e personalizada, promovendo a remoção do tom amarelado ou escuro dos dentes. O resultado é um aspecto brilhante, saudável e bonito ao sorriso.

Indicações:

Pessoas que desejam ter dentes brancos e brilhantes de forma mais segura e econômica. 

Vantagens:

- Economia: é mais barato que o clareamento a laser;

- Comodidade: é feito em casa de forma gradual;

- Flexibilidade: o tratamento se adapta ao paciente e suas expectativas e necessidades.

Principais dúvidas sobre Clareamento Dental a Laser:

- Quanto tempo dura, em média, o tratamento e as sessões?

Geralmente são de duas a três  sessões com duração média de meia hora.

- Posso clarear todos os meus dentes?

Normalmente sim, mas há casos em que os dentes estão muito escurecidos e uma restauração com outros tratamentos como as facetas de porcelana, por exemplo, são mais eficazes.

- O tratamento é muito doloroso? É preciso algum tipo de anestesia?

O clareamento a laser não é muito doloroso, mas podem ocorrer incômodos devido ao aumento da sensibilidade dos dentes durante o tratamento, que é totalmente controlada pelo cirurgião dentista. Não há necessidade de anestesia.

- Durante o procedimento, o gel podem machucar a gengiva?

Não, pois durante todo o procedimento, as gengivas são isoladas para que não tenham nenhum contato com o gel.

- Próteses, facetas e implantes também podem ser clareados a laser?

Não, o procedimento a laser só pode clarear os dentes naturais, mas quem possui algum tipo de restauração, pode clarear os dentes naturais sem problemas.

- O resultado é definitivo? Os dentes podem voltar a amarelar ou escurecer?

Se o paciente não tomar os devidos cuidados de higiene dos dentes, o resultado pode ser prejudicado, mas com uma sessão de manutenção que pode ser entre um a dois anos depois do procedimento mantém os resultados dos dentes brancos e brilhantes.

- Há alguma possibilidade dos dentes ficarem desgastados ou enfraquecidos depois do tratamento?

A aplicação do gel é feita no esmalte dos dentes e não há nenhuma alteração estrutural ou desgaste dos dentes.

 

Principais dúvidas sobre Clareamento Caseiro:

Os cremes dentais que prometem branqueamento realmente funcionam?

Na verdade, devido a concentração de principio ativreserva menor, o creme dental serve como um auxiliar do tratamento.

- Quanto tempo dura o clareamento caseiro?

O tempo varia muito com os objetivos dos pacientes e o grau de escurecimento dos dentes, mas geralmente pode ser prolongar por 2 a 4 semanas.

- Eu preciso dormir com a moldeira de silicone e o gel?

Não, isso era necessário nas técnicas mais antigas em que era preciso passar até 8 horas com o a moldeira. Hoje em dia com o avanço das técnicas, o tempo de exposição ao gel diminui bastante.

- Há risco de aumento de sensibilidade dos meus dentes?

Quando ocorre aumento de sensibilidade, ele é totalmente controlado pelo cirurgião dentista.

- Há contraindicações para o clareamento caseiro?

Somente no caso de gestantes e lactantes é totalmente contraindicado. Em outros casos como sensibilidade exagerada nos dentes ou gengiva e lesões na região da boca devem ser avaliada pelo cirurgião-dentista.

- Pode haver algum dano à gengiva ou alguma outra região da boca?

Como a moldeira é personalizada e feita sob medida para a arcada dentária do paciente, não há com que se preocupar com relação a isso. No caso dos kits encontrados no mercado e compradosdiretamente pelo paciente,  ocorre esse risco.

- Os dentes podem voltar a amarelar ou escurecer?

Assim como no clareamento a laser, se o paciente não tomar os devidos cuidados de higiene bucal e pelo envelhecimento natural dos dentes o efeito do tratamento enfraquece com o tempo. Com a manutenção adequada, é possível manter o resultado sem problemas.

- Existe uma idade mínima para fazer o tratamento?

Há um consenso entre os profissionais de odontologia que recomenda a idade ideal ser a partir dos 18 anos.

 

Entenda um pouco mais sobre o clareamento dental e a relação entre o clareamento dentário e a escovação dos dentes assistindo a entrevista do Dr. Adriano Abreu.