Papilas Gengivais: a moldura dos dentes

papilas-gengivais

Um implante dentário bem feito envolve muitas nuances

Um implante dentário bem feito envolve muitas nuances

Um implante dentário bem feito envolve muitas nuances, e não faltam detalhes importantíssimos para o sucesso do tratamento e naturalidade do resultado, que para muitos pacientes passam despercebidos. Dentre estas muitas variáveis, as papilas gengivais possuem não só relevância em odontologia estética, como também são determinantes para sua saúde bucal.

Para que você tenha uma ideia da atenção que a região merece, as papilas das gengivas são consideradas estratégicas para qualquer tratamento estético bucal, pois funciona como uma espécie de moldura para o dente, e qualquer alteração ou problema, será facilmente percebido, pondo em risco todo um trabalho em busca de um belo sorriso.

os chamados black-spaces são espaços entre os dentes e as gengivas que prejudicam muito a estética do sorriso

os chamados black-spaces são espaços entre os dentes e as gengivas que prejudicam muito a estética do sorriso

A perda do tecido gengival na região irá formar o que chamamos na odontologia de “black spaces”, ou buracos negros que prejudicam imensamente a estética e a beleza do sorriso. Já no sentido da saúde bucal, as doenças e riscos que a região pode sofrer são bastante sérios e giram em torno de inflamações e uma de suas principais causas é o acúmulo de alimentos na região. A solução para o problema da perda de gengiva na região das papilas, pode ser feita de duas maneiras: com a produção de gengiva artificial em cerâmica (em casos de prótese dentária sobre implante), ou com o preenchimento através de aplicações de ácido hialurônico, porém esta segunda opção aplica-se apenas aos casos mais simples.

Entendida a importância estética e funcional das papilas das gengivas, vamos entender melhor como é que o dentista trabalha na região para o sucesso de um tratamento, principalmente nos implantes dentários.

a-beleza-de-um-trabalho-estetico-e-consequencia-da-naturalidade-de-um-trabalho-de-excelencia

A beleza de um trabalho estético dental é consequência da naturalidade em um trabalho de excelência

O que é mais importante em um trabalho de estética dental? A beleza, certo? Errado! É obvio que a estética é absoluta, mas a naturalidade do resultado final é a consequência de um trabalho de excelência em odontologia estética, e o verdadeiro sucesso para um dentista é representado naquela sensação onde não conseguimos perceber o que é um dente natural e o que é um dente feito em laboratório, este é o grande desafio!

Ao realizar implantes dentários, o trabalho do dentista também se concentra no chamado ponto de contato (entre o novo dente e os dentes naturais vizinhos), e a palavra de ordem para o sucesso do tratamento é planejamento. É preciso dar toda a atenção devida às papilas gengivas, pois como já conversamos, elas serão determinantes para o sucesso do tratamento.

Neste caso dos implantes dentários em específico, até a decisão do dentista quanto ao diâmetro do implante, passa pelas papilas. Tudo isso tem relação direta com a beleza e a naturalidade do resultado final do tratamento, já nos aspectos de saúde bucal, as papilas bem trabalhas pelo dentista irão evitar diversos problemas de saúde bucal, pois evita a retenção de alimentos, facilita a higienização, evitando processos inflamatórios.

Se você está buscando renovar totalmente seu sorriso, ou apenas fazer um trabalho unitário, ou seja, resolver o problema de um dente apenas, fique atento aos detalhes e observe as papilas gengivais para que fique satisfeito com seu tratamento.

Para que você entenda melhor do assunto, e principalmente, perceber a importância das papilas. Acompanhe abaixo nosso estudo de caso de um implante unitário, e observar os merecidos cuidados com as papilas gengivais faz toda a diferença!

 

 Quer saber mais sobre saúde e beleza das gengivas? Então acesse aqui mais sobre estéticas das gengivas!


Acompanhe alguns tratamentos e observe as papilas (arraste para os lados e compare os resultados):

inicio-pedrinhofinal-pedrinho

 

 

 


Caso Clínico 2:

14-comparativo-situacao-inicial-resultado-final

Observe as papilas:

slide-1-gildoslide-resultado-gildo

 


Caso Clínico 3:

slide-lucas-inicialslide-lucas-final

Acompanhe a construção deste sorriso

 


Caso Clínico 4

slide-marcela-inicialslide-marcela-final

Veja a construção deste sorriso!


Caso Clínico 5

marcelo-luiz-slide-inicialmarcelo-luiz-slide-final

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza