Principais dúvidas sobre Clareamento Dental

Um sorriso brilhante, atrativo, branquinho e saudável, é um dos principais desejos de quem busca melhorar a aparência. O clareamento dental acaba sendo bastante procurado por ser uma técnica eficaz em tornar o sorriso ainda mais bonito.

Hoje trazemos para você as principais dúvidas a respeito deste tema. Fique atento e aproveite ao máximo o que o clareamento dental pode lhe proporcionar!

– Como acontece o clareamento dental?

Nosso dente é composto da seguinte forma: uma camada externa que é o esmalte, uma camada mais interna que se chama dentina, e ainda na parte interna, se tem a polpa. A responsável pela cor do dente é a dentina, que não é de cor branca, mas sim amarelada ou alaranjada. Por cima da dentina vem o esmalte como se fosse um vidro, então quando mais volumoso for o esmalte do dente, menos se reflete a cor da dentina. O clareamento agirá sobre estas camadas tornando-as cada vez mais claras.

 

– Quais os produtos utilizados no clareamento dental?

Gel clareador, lasers ou leds.

 

– Estes produtos são seguros?

Sim. Qualquer produto utilizado na odontologia e medicina de forma correta e profissional não trará nenhum risco ao paciente.

 

– Posso fazer em casa?

Sim, desde que haja acompanhamento do seu dentista. O clareamento também poderá ser feito no consultório e complementado em casa, com uso de moldeiras com o gel.

– O clareamento enfraquece os dentes?

Não. Além da estrutura do dente não ser afetada, o uso dos produtos indicados pelo dentista da maneira correta jamais enfraquecerá seus dentes.

 

– Quanto tempo demora um clareamento dental?

Depende. O tempo de tratamento dependerá da situação inicial em que se encontram os dentes. Por exemplo, dentes cariados devem ser tratados antes do procedimento, dentes com o esmalte mais desgastado demoram mais para mostrar resultados, dentes de fumantes geralmente são mais manchados que o normal.

 

– Os dentes clareados poderão escurecer novamente?

Sim. Pacientes que não seguem corretamente a manutenção após o clareamento poderão voltar a ter dentes amarelados ou manchados.

 

– Como fazer uma boa manutenção do meu clareamento?

Evite consumir em excesso alimentos que contenham muita acidez e corantes fortes como café, vinho branco ou tinto, refrigerantes. Evite fumar. Utilize cremes dentais branqueadores, durante e após o clareamento.

– O clareamento pode causar sensibilidade nos dentes?

Sim. Ocorrendo a sensibilidade o tratamento poderá ser interrompido, ou modificado, para que o paciente possa prosseguir no tratamento, ou para que se amenizem os efeitos causados pela sensibilidade.

– Qual idade recomendada pra se fazer o clareamento dental?

Não há idade exata. O dentista irá verificar se o paciente já possui toda a dentição permanente (não possua mais dentes de leite), examinará o volume do esmalte dos dentes e se realmente é necessário um clareamento dental.

 

– O clareamento dental clareia as restaurações e próteses?

Não. O clareamento é apenas eficaz na estrutura dente, as próteses e restaurações permanecerão em sua cor original, tendo que em muitos casos serem substituídas para que se preserve a harmonia do sorriso.

 

 

– Meus familiares poderão usar meus produtos para o clareamento?

Não. Ao se fazer um clareamento caseiro, utilizando a moldeira e o gel indicados pelo seu dentista, tenha em mente que este tratamento é totalmente exclusivo para o seu caso. A moldeira deverá ser ajustada conforme o formato da sua boca e dentes, e para cada cor de dentes se terá um gel específico.

 

– Quais as vantagens do clareamento dental?

É um tratamento estético mais acessível que muitos outros.

Sua técnica não é invasiva. O paciente não ficará impossibilitado de exercer suas atividades normais.

Não existem muitas contra-indicações. Como visto anteriormente, o clareamento dental poderá causar sensibilidade durante o tratamento, caso isto ocorra, será suspenso ou modificado, e após tratada a sensibilidade segue-se com o tratamento. Caso esteja gestante ou lactante, opte por não fazê-lo.

Pode ser feito em casa com o monitoramento do dentista, ou em casa e no consultório odontológico.

Não há idade exata para que se possa iniciar um clareamento dental.

Além de melhorar a aparência do seu rosto, o clareamento é capaz de rejuvenescê-lo consideravelmente.

Dentes brancos têm o aspecto de saúde. Dentes amarelados nos remetem a imagem de envelhecimento precoce, apatia e falta de cuidados.

Um sorriso bonito com dentes brancos eleva a auto estima, melhora a qualidade de vida, aumenta a sociabilidade, gera confiança e mais vitalidade.

 

Espero ter ajudado! Caso deseje fazer um clareamento dental entre contato com a nossa equipe e marque sua consulta. Será uma honra atendê-lo (a).

 

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza