Profin

Ao realizar trabalhos protéticos sobre os dentes naturais dos pacientes, sejam eles coroas sem metal ou até mesmo os mais modernos como lentes de contato dentais e facetas em porcelana, um dos maiores desafios do dentista em seu trabalho é a adaptação, que para os leigos seria o “encaixe” do trabalho. Para promover uma boa adaptação, é preciso realizar um bom preparo do dente que irá acomodar esta prótese, e nesta etapa do processo que o Profin é utilizado.

Preparo em odontologia, como o próprio nome já diz, é o trabalho deixar o dente pronto para receber a prótese e o processo de cimentação. Ou seja, para que o novo dente “encaixe como uma luva” é preciso trabalhá-lo em conjunto com a prótese, aparando arestas, diminuindo o volume do dente e deixando sua superfície perfeitamente adequada para otimizar a cimentação.

Este equipamento é especialmente útil para dentistas que utilizam o sistema CAD/CAM como o CEREC para reconstruir sorrisos, e para quem não o conhece, este equipamento utiliza um sistema de escanner, onde captura a imagem da boca do paciente e produz o novo dente em uma fresadora (uma espécie de impressora de 3D de dentes). Para o dentista que utiliza o sistema CAD/CAM, o Profin fornece suporte não só na cimentação, mas ajuda e muito desde o início do processo, ainda no escaneamento, facilitando a visualização do início e do término do trabalho pelo escanner.

Este tipo de trabalho de preparo do dente, geralmente é realizado pela famosa caneta do dentista, que faz movimentos circulares, e é neste movimento que está o grade diferencial do Profin, que faz movimentos verticais ao invés dos circulares das canetas tradicionais. O que faz a diferença neste sentido, é que este movimento permite o alcance de áreas do dente que antes não eram alcançadas.

De forma geral, como já conversamos, as principais vantagens técnicas do Profin são maior visibilidade e alcance do dentista nos trabalhos de preparo dentário. Ver e alcançar o que antes não era possível, e consequentemente a precisão são as vantagens diretas do Profin, e  encaixam perfeitamente com o dentista que busca a excelência.

 

Precisão e qualidade como vantagens diretas já valem o investimento num equipamento como o Profin, mas para o paciente, existem vantagens indiretas que também fazem diferença e merecem ser citadas, são elas:

 

  • Maior conforto para o paciente (durante e após o tratamento): maior visibilidade e precisão durante o tratamento também é sinônimo de conforto durante o tratamento. Afinal, a chance de retrabalhos diminui consideravelmente.
  • Melhor adaptação: um equipamento que trabalha tão bem no preparo dos dentes, consequentemente irá facilitar a adaptação do trabalho, que encaixa melhor. Desta maneira, o processo de adaptação do trabalho protética é bem mais rápido.
  • Prevenção de doenças: uma das maiores ameaças para a saúde bucal é a retenção de alimentos entre os dentes, e também nisso o Profin oferece grande ajuda, pois diminui o espaço entre os dentes naturais e a próteses, além de facilitar a utilização do fio dental.
Dentista em Fortaleza