Prótese Parcial Removível – PPR

Prótese Parcial Removível

Prótese Parcial Removível

Seja acidentalmente ou por questões de saúde bucal, perder dentes é algo extremamente constrangedor, e pior ainda é o caso de quem sofre grandes perdas dentárias. Os incômodos estéticos e funcionais são inúmeros, e atos simples como sorrir e mastigar são extremamente prejudicados.

Quanto maior for a perda dentária, menores são as possibilidades de solução para o problema, e nos casos em que muitos dentes foram perdidos, muitas vezes as próteses dentárias, conhecidas popularmente como dentaduras são o caminho escolhido.

A odontologia estética contemporânea oferece diversas opções para o paciente que sofreu perda dentária, e a variedade dos tipos de próteses dentárias costuma surpreender quem busca entender melhor o assunto. Mas agora, vamos falar especificamente de um tipo, a Prótese Parcial Removível – PPR.

Ao ouvir falar em dentadura, qual a primeira imagem que vêm à sua cabeça? Certamente sua mente para aquela prótese dos tempos da vovó, que pode ser retirada, seja antes de dormir ou para higienização. Pronto, agora você já sabe o que é uma prótese total. Este tipo de prótese não costuma ter uma boa fama, e é relacionada à uma odontologia ultrapassada, o que de certa forma tem sua razão para acontecer, afinal, estamos falando de um tipo de prótese que possui uma série de desvantagens, sejam estéticas ou funcionais. Entendido isto, vamos falar especificamente da prótese parcial removível, que o próprio nome já diz é parcial, ou seja, quem utiliza este tipo de prótese possui parte de sua arcada dentária com seus dentes naturais e outra parte é a prótese em si.

a-protese-parcial-removivel-e-sustentada-pelos-dentes-naturais

A prótese parcial parcial removível é sustentada pelos dentes naturais

A prótese parcial removível utiliza os dentes naturais do paciente que ainda estão saudáveis para sua fixação, encaixando-se a estes dentes naturais. As próteses parciais removíveis evoluíram nos últimos anos, perdendo aquela aparência artificial, mas também melhorando sua fixação. Entre todas as limitações da prótese removível antiga, uma das piores é com relação a sua fixação: feita por grampos. Neste ponto, a fixação que a Prótese Parcial Removível se desvincula da imagem arcaica de sua antecessora, pois a PPR não é fixada por grampos e sim por attachments.

com-attachments-as-novas-proteses-parciais-removiveis-dispensam-grampos

Os grampos das antigas próteses removíveis além de atrapalhar a mastigação, são visíveis, denunciam a prótese e são esteticamente desagradáveis. Já os attachments da PPR dispensam estes grampos, e sua fixação é feita através de coroas cimentadas aos dentes naturais do paciente, e ficam ocultos, sem denunciar a prótese. Basicamente, uma PPR é uma prótese removível, mas sem os grampos amostra para fixá-la, e sim os attachments, mais discretos e menos agressivos, que dão mais estética e naturalidade ao sorriso, e o principal: fazem do ato de sorrir ser o que deve ser: um ato de felicidade, sem qualquer constrangimento com a possibilidade dos grampos aparecerem.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza