Qual a diferença entre Botox e Preenchimento Facial?

O envelhecimento da pele é um processo natural e inevitável, porém, é possível não apenas rejuvenescer o rosto, mas também prevenir o surgimento destas rugas e evitar o envelhecimento do rosto com o Botox e o Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico, que são as substâncias mais conhecidas e também as mais utilizadas por dentistas, cirurgiões plásticos e dermatologistas no combate e na prevenção das rugas.

Harmonização da Face: Tratamento de rugas com Botox

Harmonização da Face: Tratamento de rugas com Botox

Dentistas? Você não leu errado! Os dentistas também podem promover rejuvenescimento facial com as duas técnicas, o que pode ser uma grande vantagem para quem experimentou um rosto mais jovem depois de um tratamento dentário. Tratamento dentário e rejuvenescimento do rosto? Isso mesmo! Cuidar dos dentes é um ótimo “atalho” para alcançar mais rapidamente um rosto mais jovem. O grande mestre da beleza mundial, Dr. Ivo Pitanguy já dizia “dentes faltando ou feios chamam mais a atenção que uma pele lisinha e sem rugas”, ou seja, é incontestável que quem cuida dos dentes com o dentista além de melhorar o sorriso e cuidar da saúde bucal, recebe de “brinde” um rosto mais jovem. Além de tudo isso, também é incontestável que sorrir rejuvenesce! Portanto, o dentista se consagrou e entrou no hall dos profissionais que promovem um rosto mais jovem, conquistando mais este espaço: o de poder trabalhar com a Toxina Botulínica e Preenchimento Facial com o Ácido Hialurônico para tratar e prevenir as rugas e presentear os seus pacientes com um rosto mais jovem.

O consagrado cirurgião plástico, Ivo Pitanguy, recomenda a ida ao dentista antes de uma cirurgia plástica

O consagrado cirurgião plástico, Ivo Pitanguy, recomenda a ida ao dentista antes de uma cirurgia plástica

 

Por que falamos tudo isso? Ora, antes de explicarmos a diferença entre botox e preenchimento facial, nunca é demais lembrar quem são os profissionais que estão amparados pela lei para realizar seu tratamento contra as rugas!

Como são duas as opções mais utilizadas para o tratamento de rugas – Botox e Preenchimento Facial -, é natural que apareça a dúvida: “qual a diferença entre o botox e o preenchimento facial?”, ou então, “qual dos dois é o melhor?”. Antes de responder estas perguntas e esclarecer as diferenças, vamos às semelhanças, pois ambos os procedimentos são injetáveis e isso confunde um pouco as pessoas que procuram por um tratamento rápido e eficiente para o envelhecimento da pele.


Qual é a outra grande semelhança entre as duas substâncias? Ambas tratam as rugas, e é a partir daí que você irá entender a diferença entre os dois procedimentos, pois cada tratamento trata e previne tipos de rugas diferentes e de maneiras diferentes. A chave para entender a diferença entre os dois tratamentos é saber que existem dois tipos de rugas no rosto, e o Botox e o Preenchimento Facial são indicados especificamente para um tipo de ruga. Vamos entender os tipos de rugas? São dois os tipos de rugas que se formam no rosto: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas.

As chamadas rugas dinâmicas são aquelas que se formam pela contração dos músculos faciais, e as mais conhecidas destas rugas são aquelas na região da testa, entre as sobrancelhas, e as que se formam ao redor dos olhos. Todas estas rugas são as chamadas rugas de expressão. Para combater este tipo de ruga, a toxina botulínica (Botox) é a ferramenta ideal, pois a substância age nos neurotransmissores controlando a contração dos músculos e evitando que as rugas se formem pelo acúmulo de pele nas regiões que sofrem a com tensão dos músculos, dando um aspecto liso à pele. Portanto, para tratar as rugas dinâmicas, que surgem por conta dos movimentos dos músculos, a melhor opção é “cortar o mal pela raiz”, controlando a contração muscular, e neste ponto que age a toxina botulínica.

 


Você já conhece o primeiro tipo de rugas, as dinâmicas e já sabe também que o tratamento ideal para as mesmas é a toxina botulínica (Botox). Agora vamos falar sobre o outro tipo: as rugas estáticas, que são os sulcos ou vincos, ou seja aquelas rugas que são depressões na pele, que na linguagem mais vulgar possível chamaríamos de “buracos”. Estas linhas de expressão são como buracos na pele, e ao contrário das rugas dinâmicas, aparecem independente das movimentações musculares, em rosto relaxado. Essas depressões precisam ser preenchidas, e adivinhe só qual procedimento escolher para isso? Isso mesmo, o Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico, que como o próprio nome já dizer, preenche estes sulcos e vincos na pele, devolvendo o volume perdido na região que formou a ruga. Entre as rugas estáticas mais trabalhadas com o Preenchimento Facial está o sulco nasogeniano, mais conhecido como “bigode chinês”, que são aquelas começam no nariz e contornam a boca, além daquela rugas em linha que se formam ao redor da boca.

Agora, finalmente, você já sabe as diferenças entre o Botox e o Preenchimento Facial através da maneira como funcionam e pelos diferentes tipos de rugas que combatem. Vamos ver neste mapa do rosto, quais são as exatas áreas de aplicação de cada uma das substâncias. Mais importante que saber qual a diferença entre Botox e Preenchimento Facial é saber exatamente para que serve cada um dos tratamentos, e agora você já sabe disso!

Diferença entre Botox e Preenchimento Facial

Diferença entre Botox e Preenchimento Facial

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza