Bebidas quentes ou geladas podem trincar os dentes?

Antes que você pensa duas vezes antes de saborear seu cafezinho bem quente ou beber aquela água bem gelada para matar a sede, é preciso deixar claro que bebidas quentes ou geladas sozinhas não vão trincas seus dentes, mas sim a combinação das duas! Na verdade, a ameaça está no choque térmico provocado pela consumo de bebidas em temperaturas extremas e opostas, ou seja, o seu cafezinho só será realmente uma ameaça se você beber água imediatamente após seu consumo.

 

Trincas podem formar manchas nos dentes!

 

A formação dessas trincas não é um processo imediato, e sim prolongado, onde progressivamente as repetidas agressões ao esmalte dentário, assim como “água mole em pedra dura”, vão trincando os dentes aos poucos. Além de progressivo, este processo é também silencioso, ou melhor dizendo, invisível, pois as pessoas não conseguem visualizar com facilidade o processo ocorrendo. Quando já é visível, o processo de trinca já está bastante avançando, e além da própria trinca, há também a real possibilidade de apareçam manchas nos dentes, por conta dos pigmentos acumulados nestas trincas

 

Por que não podemos enxergar as trincas nos dentes? Além de na maioria do tempo serem invisíveis a olho nu, as trincas nos dentes também são escondidas pela saliva, que quando molham o esmalte dentário, acabam cobrindo as trincas. Como já conversamos, a maioria das vezes, as trincas só se tornam facilmente visíveis quando já estão provocando suas consequências estéticas, as manchas nos dentes.

 

As trincas evoluem para as manchas por conta da absorção de pigmentos dos alimentos e bebidas, que ficam retidos nas trincas, formando primeiramente linhas amareladas, que vão aumentando com o tempo e formando manchas maiores.

 

Como evitar que as trincas se transformem em manchas?

 

Tendo tudo isto em vista, nossa primeira recomendação é que você busque visitar o dentista na frequência certa, ou seja, semestral, ou pelo menos anualmente. É fundamental também lembrar da importância da microscopia odontológico, ou seja, o uso do Microscópio na odontologia. Aqui na Clínica Adriano Abreu, utilizamos o microscópio ZEISS OPMI pico, de fabricação alemã e líder de mercado. Com o microscópio será possível um diagnóstico precoce das trincas, antes que virem manchas.

 

Dores ao beber quente ou gelado: sensibilidade dentária

 

É normal sentir dor consumir bebidas quentes ou geladas? A resposta é um categórico Não! Se você sofre com dores nestas situações, certamente você está sendo vítima da sensibilidade dentária. No caso dos dentes sensíveis, não são as bebidas em temperaturas extremas, nem o choque térmico os causadores do problema. O vilão desta vez são os alimentos ácidos que ao invés de trincar o esmalte dentário, o desgasta, e com o tempo este desgaste chega ao ponto de provocar a exposição da dentina, a parte mais interna do dente, que rica em terminações nervosas é extremamente sensível, não só à temperaturas como ao toque também.

 

Outra situação que merece atenção de quem sofre de sensibilidade dentária é a retração de gengiva, que é quando a ocorre perda do tecido gengival, também expondo a dentina. Os motivos para a perda de gengiva são diversos, e vão desde os hábito de roer unhas e fumar, escovação errada e problemas de oclusão (mordida).

 

A sensibilidade dentária é importante que seja citada em suas causas, para que não haja uma relação errônea entre as trincas e a sensibilidade nos dentes. Voltando ao tema de nossa conversa, vamos às soluções?

 

Tratamentos para trincas nos dentes

 

As soluções para as trincas nos dentes variam de acordo com a profundidade dessa trinca. Em casos de trincas superficiais, uma boa alternativa é o clareamento dental

 

Casos – Skyn Concept

skyn-concept-situacao-inicialskyn-concept-resultado-final

intraoral-skyn-concept-situacao-inicialintraoral-skyn-concept-resultado-final

A odontologia estética do futuro, hoje!

sorriso

Num mundo onde a imagem é fundamental, o sorriso merece atenção especial.

Em tempos onde a aparência é fundamental, os cuidados com a beleza vão muito além da vaidade. A estética tornou-se um item essencial até na vida profissional e a chamada boa aparência, em muitos casos passou a ser tão importante quanto um bom currículo. Nunca se buscou tanto a beleza como hoje em dia, mas quando falamos na beleza como sinônimo de sucesso, a importância de um belo sorriso é tão antiga quanto a velha frase que diz: “Um belo sorriso abre portas!”.

 

Falando em evolução e modernidade, podemos dizer sem medo que a odontologia estética deu seu maior salto evolutivo nas última década. As técnicas, materiais, equipamentos e até filosofias de trabalho que surgiram são entusiasmantes, e hoje, é possível arquitetar o futuro sorriso do paciente pelo computador e até usar sua personalidade como fomento para o design de cada dente. E ainda mais: os dentes podem ser concebidos em máquinas extremamente modernas, com impressoras 3D em poucos minutos, numa tecnologia digna de filmes de ficção científica!

 

Falando nessas técnicas, uma informação que impressiona muitos pacientes, é que o Brasil se tornou o celeiro das mais sofisticadas técnicas da odontologia estética moderna: o Digital Smile Design e o Visagismo Odontológico, ambas criados por brasileiros. Em bom português, o Planejamento Digital do Sorriso é uma ferramenta fantástica, onde o dentista pode planejar junto com o paciente o design de cada dente, criando uma relação de confiança entre profissional e o paciente, que pode ver na tela do computador como será o resultado final de seu tratamento, algo que até pouco tempo atrás era inatingível e que já se tornou indispensável para os dentistas que utilizam a técnica.

 

Extremamente sofisticado, o Visagismo Odontológico, criado pelo brasileiro Braulio Paolucci, supera o conceito de técnica, sendo na

Visagismo na Odontologia Estética | Analise facial do visagismo

Visagismo na Odontologia Estética | Analise facial do visagismo

verdade uma filosofia de trabalho séria, baseada na teoria dos arquétipos de Hipócrates (o pai da medicina), onde o dentista analisa a personalidade do paciente e procura evidenciar suas qualidades e atenuar aspectos indesejáveis através de seu futuro sorriso. Visagismo é ciência, mas também é arte, pois usa os princípios da proporção, harmonia, estética e composição no rosto como um todo, para que se alcance a imagem ideal que a pessoa deseja e precisa expressar ao mundo, tanto nas suas relações pessoais como profissionais.

Assista ao vídeo e saiba mais: 

Quando se busca excelência nos mínimos detalhes, o olho humano não é suficiente para corresponder as expectativas dos dentistas que realmente amam o que fazem, e ainda mais, as exigências de clientes cada vez mais rigorosos com os resultados de seus tratamentos. Para preencher esta lacuna, o microscópio também chegou aos consultórios odontológicos. A chamada microscopia odontológica já é uma realidade nos Estados Unidos e Europa, mas atualmente ainda é pouco utilizada no Brasil. Tratam-se de tecnologias similares às utilizadas na medicina em especialidades como oftalmologia e neurologia, que precisam lidar com estruturas extremamente finas e delicadas. Na odontologia, o microscópio é um importante aliado para o profissional que quer chegar à excelência de seu conhecimento e oferecer uma odontologia estética de primazia. Vale lembrar que a microscopia odontológica é um divisor de águas não só na estética, mas também nos tratamentos odontológicos tradicionais.

CEREC

CEREC: impressão em 3D

 Ainda falando em tecnologias, merece destaque também a tecnologia CAD/CAM. Como dito anteriormente, ela constitui um grande avanço, pois com ajuda de aparelhos como o alemão CEREC, é possível através de scanners copiar para o computador toda a morfologia de um dente natural e reproduzi-lo em uma impressora 3D, e o mais impressionante: em poucos minutos! Podendo ser uma prótese, coroa, ou faceta em porcelana. Imagine só, você perder um dente molar e copiar seu dente natural do outro lado da boca e ter uma prótese idêntica em pouquíssimo tempo!

Entenda mais sobre o funcionamento do CEREC:

 

 

Além das técnicas e tecnologias, outro fator importante que devemos ressaltar são a qualidade dos materiais usados para reabilitação odontológica. As porcelanas modernas são realmente impressionantes, pois chegaram a um nível que se tornou difícil até para alguns profissionais, diferenciar um dente natural de uma faceta, por exemplo.

Finas e discretas, as lentes de contato dentais parecem lentes para os olhos.

Finas e discretas, as lentes de contato dentais parecem lentes para os olhos.

Dentre todos os avanços com relação aos materiais, destacamos as lentes de contato dentais, que são estruturas extremamente finas e delicadas que são cimentadas aos dentes naturais (sem nenhum desgaste dentário) e que possuem uma belíssima aparência. Com as lentes de contato dentais, em poucas sessões é possível restaurar um sorriso completamente e com um nível de excelência nunca antes visto!

 

A odontologia estética moderna ainda conta com inúmeros avanços que seguramente dariam para ser descritos em um livro de muitos capítulos. São tantos os avanços que podemos dizer sem medo que o futuro da odontologia chegou, e que você pode começar a ter o sorriso que sempre sonhou ainda hoje!

 

Dentista em Fortaleza