Skyn Concept – Digital Smile Design DSD no conceito Skyn

 


a-tecnologia-chegou-de-vez-na-odontologia

A tecnologia chegou de vez na odontologia!

O skyn concept é a prova de que a tecnologia chegou de vez na odontologia e os avanços são cada vez mais impressionantes. As evoluções, ou porque não as revoluções, estão por todas as especialidades e procedimentos odontológicos, mas na odontologia estética estão concentradas em dois grandes pilares, o conceito do Digital Smile Design (Planejamento Digital do Sorriso) e as tecnologias CAD/CAM das impressoras 3D de dentes CEREC, que já são trabalhados em conjunto pelos dentistas. E o que o DSD Skyn Concept traz de novo? De maneira geral, a filosofia de trabalho, que tenta alcançar o limite do que é uma beleza natural: a própria natureza.

A tecnologia das impressoras 3D de Dentes

A tecnologia das impressoras 3D de Dentes

A alta tecnologia das impressoras 3D na odontologia é empolgante e motivadora para profissionais e pacientes, é ciência e tecnologia de última geração, mas não podemos esquecer, o CEREC é uma máquina, e inegavelmente possui suas limitações. O design de sorrisos não é apenas ciência, e por mais que a tecnologia avance, jamais uma máquina conseguirá trazer a sensibilidade e a delicadeza necessárias para alcançar o estado da arte neste trabalho tão sofisticado.

 

O DSD - Digital Smile Design, em bom português Planejamento Digital do Sorriso

O DSD – Digital Smile Design, em bom português Planejamento Digital do Sorriso

Saiba mais sobre a impressora 3D de Dentes utilizada no DSD SKYN Concept, assistindo ao vídeo abaixo:

Em um primeiro momento, poderíamos imaginar que o Digital Smile Design poderia dar este toque de arte para a tecnologia CAD/CAM, e assim fazer a odontologia estética ultrapassar limites na direção da excelência, mas de fato, isso não é suficiente. Em odontologia estética, é preciso que o resultado final de um tratamento reflita mais que dentes bonitos, e o essencial é que além de beleza, o novo sorriso pareça natural, e o sucesso acontece quando um belo sorriso nem pareça trabalho de um dentista e sim da natureza. E por falar em beleza natural, parafraseando o consagrado cirurgião plástico Ivo Pitanguy, que diz: “Beleza: sei percebê-la quando a vejo mas não sei defini-la”, a beleza é algo delicado e sutil, e sem dúvidas, uma máquina não tem essa capacidade, e o design digital também não.

 

Além de dentes bonitos, um bom trabalho de odontologia estética, precisa de resultado natural

Além de dentes bonitos, um bom trabalho de odontologia estética, precisa de resultado natural

Então, será que nem com o melhor de suas técnicas e tecnologias, a odontologia não pode atingir esse nível absoluto? Bom, o DSD Skyn Concept pode dar esta resposta. Como? Com a humildade em reconhecer que jamais conseguirá produzir um dente como a natureza, mas com a motivação e a ousadia de que é possível tentar reproduzi-la!

 

Dr. Adriano Abreu com Professora Paulo Kano, brasileiro e criador do SKYN Concept

Dr. Adriano Abreu com Professor Paulo Kano, brasileiro um dos criadores do SKYN Concept

O DSD Skyn Concept coloca mais uma vez o Brasil no centro das evoluções da Odontologia Estética. Desenvolvido pelos consagrados professores brasileiros Paulo Kano e Lívio Yoshinaga, este conceito fixa os olhos dos dentistas e protéticos que se voltam para a natureza, e usam belos sorrisos naturais catalogados e escaneados pelo professor alemão Jan Hajtó. Com isso, a referência de beleza não poderia ser melhor: a própria beleza em seu estado puro e natural.

 

 

O paciente pode ver no computador como será o resultado do tratamento e dar opiniões

O paciente pode ver no computador como será o resultado do tratamento e dar opiniões

Todo este processo modifica completamente a maneira tradicional de produzir dentes em laboratório, e para o paciente, as primeiras vantagens a serem percebidas são a previsibilidade e a participação ativa em todo o design do sorriso, durante o tratamento. Na prática, o paciente pode ver na tela do computador como será o novo design de seu sorriso, dar opiniões e até altera-lo de acordo com seus desejos e necessidades.

Até aqui, o processo relatado no parágrafo anterior não é nenhuma novidade para quem já conhecia o Digital Smile Design, portanto, o que o DSD Skyn Concept traz de novo? É a referência, que são dentes naturais extremamente bonitos, com toda a anatomia e a riqueza de detalhes que somente um dente natural pode ter. Ou seja, o novo dente terá todo o design de um dente natural, e o processo do Digital Smile Design, agora também tenta replicar a natureza, em busca não só de um belo sorriso no resultado final, mas um sorriso naturalmente belo.

O que permitiu este novo referencial ser trazido aos trabalhos de design de sorrisos, foi o trabalho do alemão Jan Hajtó, um estudioso da beleza dos dentes naturais, autor do livro Anteriores – a beleza natural dos anteriores, um atlas da beleza natural do dentes, utilizado por dentistas de todo mundo como guia para o planejamento de seus tratamentos. Durante seus estudos, foi feita um espécie de catálogo com vários exemplos de belos sorrisos, totalmente formados por dentes naturais.

 

Catálogo de belos sorrisos, formados por dentes naturais, feito nos estudos de Jan Hajtó

Catálogo de belos sorrisos, formados por dentes naturais, feito nos estudos de Jan Hajtó

Os modelos catalogados por Hajtó em seus estudos, serviram de base para o advento do Skyn Concept no Digital Smile Design, que ao desenhar novos sorrisos, consegue alcançar resultados belos esteticamente, mas acima de tudo, com aparência extremamente natural, por ter a forma, textura e todo seu desenho de forma geral, idênticos ao desenho de um dente natural. Quando este desenho é levado para o computador e à impressora 3D de dentes, a imagem processada e o dente produzido pela máquina é uma cópia idêntica de um belíssimo dente natural.

 

Detalhe de um modelo de Jan Hatjó, utilizado no DSD SKYN Concept

Detalhe de um modelo de Jan Hatjó, utilizado no DSD SKYN Concept

Escolha do modelo com dentista e paciente

Escolha do modelo com dentista e paciente

Numa primeira análise desta técnica, é possível que o público leigo em geral não perceba plenamente a importância real deste conceito e a evolução que ele representa, ou pior ainda, tenha impressões errôneas sobre ele. Começando pela possível visão que subestima a relevância da técnica, é possível que muitos pacientes encarem o DSD Skyn Concept numa visão simplista que encare a nova odontologia estética como uma espécie de indústria de modelos prontos, copiando belos sorrisos naturais, quase que em uma escala industrial, sem nenhuma personalização e ou quase nenhuma intervenção humana na figura do dentista. Não se preocupe, os dentistas não estão ficando massificados, robotizados e muito menos preguiçosos! Muito pelo contrário, ao trabalhar com o Skyn Concept, o dentista está na verdade em busca da excelência, dando seu melhor e utilizando tudo que de melhor dispõe na odontologia moderna, realizando um trabalho extremamente complexo e desafiador: replicar a natureza em toda sua perfeição.

Ainda falando sobre as possíveis más interpretações para o novo conceito SKYN, a personalização é outro aspecto neste processo. É possível que se pense que a partir de agora com esta nova filosofia de trabalho, todos os que busquem a odontologia terão o mesmo sorriso, afinal, todos serão produzidos neste mesmo processo de replicação de dentes naturais. Se você também teve esta mesma impressão, fique tranquilo, pois a odontologia estética moderna está cheia de cartas na manga para promover a personalização que todo trabalho de excelência exige. Para que você tenha uma ideia do nível de sofisticação e refinamento que a ciência do sorriso alcançou, é importante que se conheça a técnica do Visagismo Odontológico, que aliás também foi desenvolvida por um Brasileiro, o mineiro Braulio Paolucci. No visagismo odontológico, a personalização no design do sorriso é absoluta, pois utiliza aspectos da personalidade do paciente para o desenho de seu-s novos dentes, de forma que já é possível expressar aspectos de seu temperamento neste desenho. Falar do visagismo é algo que exige incontáveis linhas, mas para que você entenda na prática, uma pessoa com personalidade doce e com um rosto delicado, mas com dentes caninos muito fortes, não teria um sorriso harmonioso com sua personalidade, nem com o formato de seu próprio rosto. Tendo todos estes aspectos em vista, o dentista que aplica os conceitos do visagismo, sabe analisar as necessidades, o rosto, a personalidade e a forma que seu paciente se expressa para fazer um design de sorriso que valorize suas qualidades e atenue pontos negativos, fazendo do sorriso uma bela expressão de felicidade, mas ao mesmo tempo uma oportunidade de abrir portas na vida social e profissional das pessoas.

No visagismo odontológico, a personalização é absoluta, imprimindo a personalidade no sorriso

No visagismo odontológico, a personalização é absoluta, imprimindo a personalidade no sorriso

A personalização através do visagismo odontológico é mais conceitual e humana, mas falando em aspectos técnicos e exatos, há outra forma de demonstrar que o Skyn Concept é de fato uma revolução na odontologia. A quantidade de modelos catalogados por Jan Hatjó é impressionante, e o que aumenta ainda mais as possibilidades e opções para o dentista – e o paciente – na hora da tomada de decisão, é que possível e recomendável que se faça combinações entre os modelos. Por exemplo, é perfeitamente viável usar os dentes centrais de um modelo e os caninos de outro, sempre buscando a harmonia dos dentes com todo o rosto do paciente. Portanto, não se trata de um processo automatizado, e sim de uma construção de um sorriso nos moldes dos sorrisos naturais mais bonitos e adequados para cada pessoa.

Se você busca o melhor da odontologia e quer realizar o sonho de um belo sorriso, certamente, o DSD no conceito SKYN merece toda sua atenção, pois a proposta desta técnica é assumir o maior desafio da arte e da ciência de transformar sorrisos: unir a própria ciência e a arte, através da tecnologia em busca da excelência e do sorriso perfeito.

Skyn Concept na prática! Veja estudos de casos que utilizou-se a técnica!

Arraste para os lados e compare os resultados:

slide-skyn-concept-faceta-lentes-de-contatoslide-skyn-concept-faceta-lentes-de-contato-final
sit-incial13-slide-skyn-concept-lentes-de-contato-final

slide-lucas-inicialslide-lucas-final

Acompanhe a construção deste sorriso

skyn-concept-situacao-inicialskyn-concept-resultado-final

intraoral-skyn-concept-situacao-inicialintraoral-skyn-concept-resultado-final

 


slide-boca-inicialslide-boca-final

 


 

 

inicial-skyn-concept-estudo-de-casofinal-skyn-concept-estudo-de-caso
inicial-intraoral-skyn-concept-estudo-de-casofinal-intraoral-skyn-concept-estudo-de-caso

 


 

Dentista em Fortaleza