Sorriso torto: toxina botulínica para Sorriso Assimétrico

A expressão “sorriso torto” por si só já é estranha, e quem tem o chamado sorriso assimétrico sofre com a sensação de que algo está errado sempre que abre um sorriso. Sabe o que isso significa? Imagine só que nos melhores momentos de sua vida, quando você naturalmente sorri, este momento de felicidade é atrapalhado por uma incômoda sensação de que seu sorriso é “torto”.

 

Existe tratamento para o sorriso assimétrico? Certamente que sim, e imagine só que a solução para o sorriso assimétrico pode ser alcançada de forma extremamente rápida apenas com aplicações de toxina botulínica (conhecida popularmente por Botox®). Isso mesmo, a toxina botulínica que é sinônimo de tratamento estética para rejuvenescimento facial pode ser uma prática e surpreendente solução para o sorriso assimétrico.

 

Estudo de Caso: Tratamento de Assimetria Labial com Toxina Botulínica. Como o próprio nome já diz, um sorriso assimétrico é aquele onde a exposição dos dentes ao sorrir não é proporcional, ou seja, em uma linguagem mais direta, é quando um lábio abre mais de um lado que de outro, dando a sensação de “sorriso torto”. E esta sensação já intrigou muitos dentistas no passado, pois muitas vezes, ao final de um trabalho de reabilitação, os dentes estavam simétricos, mas havia esta impressão de sorriso torto, por conta da assimetria labial. A toxina botulínica (popularmente conhecida pelo nome comercial Botox) é uma boa solução para o problema, ao agir equilibrando a exposição dos dentes de quem possui assimetria labial, atr­avés do relaxamento da musculatura de um dos lados da boca, dando harmonia e uniformidade ao sorriso. Como muitas pessoas já sabem, a toxina botulínica é largamente utilizada contra rugas, controlando a ação dos músculos na região da face, como os da testa por exemplo, que quando contraídos, formam as famosas rugas frontais entre as sobrancelhas. No Estudo de Caso de hoje, o paciente apresentava assimetria labial, onde seu lábio inferior no lado esquerdo (direito na imagem), abria-se mais que o direito (esquerdo da imagem). Controlando a ação do músculo depressor do lábio no lado esquerdo com a toxina botulínica, foi possível equilibrar a exposição dos dentes nos dois lados, tornando o sorriso simétrico e harmonioso de forma rápida e prática. Casos como este mostram a grande evolução que é o uso da toxina botulínica na odontologia, que permite ao dentista fazer ajustes extremamente sofisticados em seus trabalhos, contemplando não só os dentes, mas também os lábios e todo a região ao redor da boca. Essa nova ferramenta é uma forma do dentista trabalhar de fato em busca de um sorriso de bonito, não apenas dentes bonitos, afinal, o sorriso envolve toda a região da boca. #odonto #odontologia #odontología #odontologiaestetica #odontogram #odontolove #odontologo #odontology #antesedepois #beforeandafter #antesydespues #toxinabotulinica #botox #valorizaodonto #wow #dental #dentist #dentista #rosto #face #beauty #estetica

Uma publicação compartilhada por Clínica Adriano Abreu (@clinicaadrianoabreu) em

Como uma técnica utilizada no tratamento de rugas pode ser usada para corrigir o sorriso assimétrico? Para que você entenda é precisar primeiro analisar o problema do sorriso torto e como ele ocorre. Quem tem sorriso assimétrico ao movimentar os lábios para sorrir, um lado da boca abre-se mais que o outro, expondo dentes de forma desproporcional, ou seja, o foco do problema no sorriso assimétrico é o fato dos lábios não se abrirem com a mesma intensidade dos dois lados da boca. Quem tem sorriso assimétrico expõe mais os dentes de um lado que do outro e para solucionar o problema é preciso equilibrar a abertura do lábios. Como? Através da toxina botulínica!

 

O botox virou sinônimo de tratamento eficaz para as rugas por agir na “raiz do problema”, e o que forma as chamadas rugas dinâmicas, principalmente as rugas na testa e entre as sobrancelhas é o hábito que as pessoas possuem de franzir a testa contraindo os músculos da região, e a toxina botulínica consegue controlar a ação destes músculos. Se a “raiz do problema”, ou seja, a contração dos músculos está controlada, suas consequências que são as rugas também estão sob controle. A toxina botulínica tem a capacidade de bloquear de forma segura a liberação de uma substância chamada acetilcolina um neurotransmissor responsável pela contração muscular, e este mecanismo é a chave para a solução do chamado sorriso torto.

 

Agora que você já sabe tudo isso fica fácil explicar como a toxina botulínica tornou possível o tratamento do sorriso torto. O nome “sorriso assimétrico” deixa claro que o tratamento deve dar harmonia ao sorriso onde um lado da boca “abre mais que o outro”. Como? Equilibrando a abertura dos lábios! E o que faz os lábios se abrirem? Os músculos! Pronto, agora você já deve imaginar que a toxina botulínica irá controlar os músculos da região dos lábios dando equilíbrio e harmonia ao sorriso.

 

Simples, não é mesmo? É, do seu ponto vista pode parecer simples, mas para o dentista este tratamento é bem complexo, afinal é preciso ir com muito calma neste controle para não ir além do ponto, o que é um verdadeiro desafio. Somente com muita experiência e destreza é possível ir aos poucos neste controle, fazendo com o que o lado da boca que abre demais tenha a mesma abertura do lado que abre menos.

 

Se você possui o chamado “sorriso torto” saiba que com a ajuda do dentista é possível ter um sorriso harmônico, equilibrando a abertura dos lábios através da toxina botulínica, e o melhor: de forma rápida, prática e sem cirurgias!

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza