Sorriso Velho x Sorriso Jovem: Revista Cirurgia Plástica

sorriso-velho-sorriso-jovemEnvelhecer é um processo natural – e inevitável – e com o tempo as rugas no rosto evidenciam o envelhecimento das pessoas. Com o sorriso não é diferente, a medida que o tempo vai passando, os dentes vão perdendo sua textura e trazem uma aparência envelhecida. Portando, não só as rugas, mas os dentes denunciam a idade e assim como a cirurgia plástica, a odontologia estética também é determinante para quem procura um rosto mais jovem.

Sorriso Jovem X Sorriso Velho

No sorriso os sinais são mais sutis. Para identificar um sorriso envelhecido, a primeira coisa a ser percebida é a coloração dos dentes, pois com o desgaste natural do esmalte, pessoas mais velhas tendem a ter dentes mais escuros. Além disso, o desenho do sorriso também muda com o tempo, pois com o desgaste, os dentes da frente vão se alinhando com os dentes vizinhos, deixando o sorriso reto, diferente de um sorriso cônvexo que é uma forte característica de um sorriso jovem. Além dos dentes, as gengivas se retraem e podem aparecer pequenos “buracos” entre os dentes no lugar onde antes era preenchido pela gengiva. Devemos destacar também que é comum ocorrem perdas ósseas, o que faz com que o volume dos ossos da boca vá diminuindo, exacerbando as tão temidas rugas labiais.

Pessoas jovens também podem apresentar características de um sorriso envelhecido, principalmente por conta de intervenções dentárias sem planejamento adequado. Nesses casos, muitas pessoas podem parecer mais velhas do que realmente são e não percebem que o motivo é um sorriso envelhecido.

Como alcançar um sorriso jovem?

A odontologia tem evoluído muito nos últimos anos e a maioria desses avanços giram em torno da odontologia estética. E o leque de alternativas é muito maior que a poucos anos atrás, onde as opções se restringiam apenas aos procedimentos de clareamento dental, próteses e implantes. Hoje, a grande coqueluche são as facetas em porcelana, que sem dúvidas são facilmente encontradas nos sorrisos perfeitos das estrelas de tv e nas capas de revistas, as lentes de contato, os fragmentos, a plástica gengival, os enxertos ósseos e inúmeros outros procedimentos que vão desde o planejamento digital do sorriso ao visagismo que busca na personalidade do paciente o novo design dos seus dentes.

O importante é saber que com planejamento adequado e domínio das técnicas é possível trazer de volta a jovialidade perdida, afinal a beleza começa com um sorriso!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza