Caso Clínico

Situação Inicial e queixas do paciente:

– Dentes Separados na arcada superior;

– Dentes Separados na arcada inferior;

– Dentes Desgastados:

– Dentes Envelhecidos;

– Dentes Girados;

– Doença Periodontal (Inflamação de Gengiva);

– Perda e Exposição de Gengiva.

 

 Procedimentos de Odontologia Estética Realizados:

 

Planejamento Digital do Sorriso;

Implante Dentário;

Coroas Sem Metal;

Prótese Dento Gengival em cerâmica;

– Cirurgia Estética das Gengivas;

– Fragmentos de porcelana em e.max.

Na galeria de sorrisos de hoje, temos um caso clínico onde a queixa principal do paciente é a aparência envelhecida dos seus dentes, que por consequência acabavam envelhecendo todo o seu rosto. Este trabalho se revelou extremamente complexo e desafiador, pois foram associadas diversas da odontologia, das mais sofisticadas como o Planejamento Digital do Sorriso às mais modernas, como a Prótese Dento Gengival.

Problemas na Gengiva

O grande desafio neste caso, foi com relação à gengiva, pois foram necessários muitos processos que iam além das questões estéticas, por conta da inflamação e perda de gengiva. A doença periodontal do paciente é consequente de perda óssea, além dos danos estéticos, ocorre também a exposição de dentina que gera dores e desconfortos nos pacientes.

 

Construção do Sorriso:

Depois do tratamento da gengiva, os desafios se voltam às questões estéticas, e os diastemas são umas das principais reclamações do paciente. O problema se apresenta tanto na arcada inferior, quanto na superior, e em cada uma dela foram tomadas alternativas: Prótese Dento Gengival na arcada superior e fragmentos na inferior.

Procedimentos na arcada superior:

 

comparativo-situacao-inicialcomparativo-resultado-final

 

 

Digital Smile Design (Planejamento Digital do Sorriso)

O Planejamento Digital do Sorriso integrou as diversas etapas do procedimento gengival às necessidades estéticas do paciente. Dessa maneira, foi feito a arquitetura de um novo sorriso com prótese de canino a canino, sempre com a preocupação de suprir os espaços vazios deixados pela perda de gengiva, e para isso a prótese dento gengival se apresentou como a opção mais eficaz para realizar os objetivos, bem como a produção de gengiva artificial em porcelana e resina.

Finalmente falando de dentes, foram planejados seis dentes e implantes dentários. Porém, antes de confeccioná-los se fez necessária a extração dos incisivos centrais, que deram lugar aos implantes que darão sustentação ao trabalho.

Veja as imagens do planejamento:

Implantes Dentários

A perda óssea e a doença periodontal do paciente se mostrou bastante severa, o que acabou resultando na perda de sustentação dos dentes incisivos centrais, que já não ofereciam condições para um tratamento de coroa sobre dente, e alternativa foi a prótese sobre implante para substituir estes dentes que foram extraídos para dar lugar aos implantes dentários.

Veja as etapas do processo:

Prótese Dento Gengival

A técnica da Prótese Dento Gengival, juntamente com o Planejamento Digital do Sorriso e o Visagismo Odontológico enche de orgulho os dentistas do Brasil, por serem todas desenvolvidas por brasileiros, e mais ainda, por serem revolucionárias! Neste caso específico, a Prótese Dento-Gengival foi desenvolvida pelo mestre Juvenal de Souza, no Centro de Prótese Odontológica.

Voltando ao caso clínico, a Prótese Dento Gengival se encaixa perfeitamente à necessidade do paciente e ao principal desafio do tratamento: as gengivas. Com esta técnica é possível modelar uma gengiva artificial em cerâmica, alcançando resultados extremamente naturais.

protese-dento-gengival

 

 

 

 


Comparativo Situação Inicial x Resultado Final

 

situaca-inicial-do-pacienteresultado-final-do-paciente

<br

arcada-inferior-inicialarcada-inferior-final

situacao-inicial-do-pacienteresultado-final-do-paciente

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza