Toxina Botulínica (Botox) para ATM

Quem busca por Botox para Disfunção da ATM é porquê já deve saber o quão complicada é a vida de quem sofre dos problemas na Articulação Temporo Mandibular. Dores fortes, estalos, enjoos, zumbidos e fortes incômodos, trazem sofrimento até em atividades simples como falar ou mastigar alimentos, esta é a dura realidade para quem sofre com a Disfunção da ATM.

 

Quando o assunto é dor qualquer tratamento que possa trazer um alívio rápido é sempre muito bem vindo, afinal, quem tem dor, tem pressa! E se você veio até esta página em busca de boas notícias, já pode começar a sorrir, pois o Botox (Toxina Botulínica), aquele mesmo produto largamente utilizado para tratar rugas e combater o envelhecimento do rosto, pode sim ser fator determinante para aliviar as dores e os incômodos da Disfunção da ATM, e o melhor: trazendo um alívio rápido para estas dores, algo antes inimaginável.

 

O Tratamento da Disfunção da ATM é tão complexo quanto seu diagnóstico, ou seja, descobrir a causa do problema e entender o que está acontecendo é o que vai determinar o sucesso do tratamento. Porém, identificar todo este processo de diagnóstico é bastante complexo e exige uma verdadeira investigação que envolve diversos profissionais das mais variadas áreas da odontologia, medicina e da fisioterapia.

 

Segunda a OMS – Organização mundial da Saúde, a Disfunção da ATM atinge cerca de 30% da população, e apesar de atingir quase um terço de todas as pessoas do mundo, as causas da doença nunca são as mesmas, e por isso não há uma receita ou formula únicas para o tratamento da ATM. Alguns casos exigem uso de placas, sessões de fisioterapia, aparelhos ortopédicos parecidos com aparelhos dentários e até cirurgias.

 

Qual o melhor tratamento? Seria o botox para a Disfunção da ATM? Dentro de todas estas possibilidades, o tratamento escolhido será de acordo com a origem do problema. E quais podem ser as causas para o problema da Disfunção da ATM? Oclusão, ou seja, a forma como a arcada superior “se encaixa” com a arcada inferior quando fechamos a boca, o que chamamos comumente de “mordida” é uma das causas mais comuns. Porém, há muitas outras possíveis causas para a Disfunção da ATM como problemas ósseos ou musculares, o hábito de ranger os dentes e até questões psicológicas como o estresse podem estar na origem do problema.

 

Descobrir em qual destas possíveis causas concentrar o tratamento é um dos maiores desafios a serem superados, e de fato quando estamos diante da Disfunção da ATM cada caso é um caso. Porém, há algo em comum em todo este leque de possibilidades, e é neste ponto que o Botox para ATM chegou para revolucionar os tratamentos desta disfunção. Seja qual for a causa e o possível tratamento, a tensão dos músculos exercida sobre a Articulação Temporo Mandibular é que causa as dores e os incômodos! Dores estas que podem se concentrar na região dos maxilares, mas também podem se espalhar para toda a cabeça, nuca, pescoço e ombros.

 

Em uma disfunção com diagnóstico e tratamento tão complexos e ainda cheia de possibilidades, encontrar um ponto em comum é um verdadeiro tesouro não é mesmo? Pois é agora que o Botox para Disfunção da ATM entra em ação para mudar a vida de quem sofre com o problema. Ora, se as dores estão diretamente relacionadas ao tensionamento dos músculos da região sobre a Articulação Temporo Mandibular, então ao controlar a ação destes músculos seria possível aliviar as dores na região. Faz sentido, não é mesmo? Com toda a certeza! É exatamente isto que a Toxina Botulínica faz: controla a contração dos músculos, agindo como um bloqueador neuromuscular. Vou explicar melhor.

 

O que forma as rugas na região da testa? É o nosso hábito em franzir a testa quase que involuntariamente. Quando fazemos este movimento, nossa testa fica enrugada, e este constante movimento faz com que as rugas apareçam, mesmo quando não estamos “forçando” a pele na região. O Botox virou unanimidade entre os mais vaidosos porquê justamente controla esta tensão, evitando o enrugamento da testa e rejuvenescendo o rosto. A toxina botulínica impede a ação dos neurotransmissores, que são responsáveis pela comunicação entre o músculo e o nervo, controlando a contração destes músculos. Portanto, da mesma forma que “segura” o músculo que provoca as rugas no rosto, o Botox pode também controlar os músculos que “forçam” a Articulação Temporo Mandibular e provocam as dores e sofrimentos.

 

Geralmente em três dias após a aplicação as dores começam a passar. Imagine só o que isso representa para uma pessoa que muitas vezes sofre por anos com estas dores? É um alívio tão grande que muitos pacientes mal sabem descrevê-lo. Se você sofre com toda as consequências da Disfunção da ATM deve estar gritando por dentro e dizendo “Eu quero este tratamento de Botox para ATM!”. Mas antes de qualquer coisa é preciso deixar a informação mais importante sobre isso tudo: a toxina botulínica age no efeito e não na causa do problema! Reitero: o Botox vai ser maravilhoso em aliviar suas dores com rapidez e eficácia surpreendentes, porém não irá “cortar o mal pela raiz”.

 

Como já conversamos, estamos diante de um problema muito complexo que exige um tratamento muitas vezes longo, onde não cabem soluções milagrosas. Saúde é coisa séria e oferecer apenas a possibilidade de remediar o problema, ou seja algo paliativo, seria no mínimo irresponsável. Portanto, o Botox para ATM deve ser encarado como um coadjuvante do tratamento, jamais como solução definitiva, ainda mais porque os efeitos da toxina são temporários, durando em média, 6 meses. Neste tempo você terá alivio em suas dores enquanto o tratamento perdura até sua solução definitiva.

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza