Toxina Botulínica (Botox) para ATM

Quem busca por Botox para Disfunção da ATM é porquê já deve saber o quão complicada é a vida de quem sofre dos problemas na Articulação Temporo Mandibular. Dores fortes, estalos, enjoos, zumbidos e fortes incômodos, trazem sofrimento até em atividades simples como falar ou mastigar alimentos, esta é a dura realidade para quem sofre com a Disfunção da ATM.

Quando o assunto é dor qualquer tratamento que possa trazer um alívio rápido é sempre muito bem vindo, afinal, quem tem dor, tem pressa! E se você veio até esta página em busca de boas notícias, já pode começar a sorrir, pois o Botox (Toxina Botulínica), aquele mesmo produto largamente utilizado para tratar rugas e combater o envelhecimento do rosto, pode sim ser fator determinante para aliviar as dores e os incômodos da Disfunção da ATM, e o melhor: trazendo um alívio rápido para estas dores, algo antes inimaginável.

O Tratamento da Disfunção da ATM é tão complexo quanto seu diagnóstico, ou seja, descobrir a causa do problema e entender o que está acontecendo é o que vai determinar o sucesso do tratamento. Porém, identificar todo este processo de diagnóstico é bastante complexo e exige uma verdadeira investigação que envolve diversos profissionais das mais variadas áreas da odontologia, medicina e da fisioterapia.

Segunda a OMS – Organização mundial da Saúde, a Disfunção da ATM atinge cerca de 30% da população, e apesar de atingir quase um terço de todas as pessoas do mundo, as causas da doença nunca são as mesmas, e por isso não há uma receita ou formula únicas para o tratamento da ATM. Alguns casos exigem uso de placas, sessões de fisioterapia, aparelhos ortopédicos parecidos com aparelhos dentários e até cirurgias.

Qual o melhor tratamento? Seria o botox para a Disfunção da ATM? Dentro de todas estas possibilidades, o tratamento escolhido será de acordo com a origem do problema. E quais podem ser as causas para o problema da Disfunção da ATM? Oclusão, ou seja, a forma como a arcada superior “se encaixa” com a arcada inferior quando fechamos a boca, o que chamamos comumente de “mordida” é uma das causas mais comuns. Porém, há muitas outras possíveis causas para a Disfunção da ATM como problemas ósseos ou musculares, o hábito de ranger os dentes e até questões psicológicas como o estresse podem estar na origem do problema.

Descobrir em qual destas possíveis causas concentrar o tratamento é um dos maiores desafios a serem superados, e de fato quando estamos diante da Disfunção da ATM cada caso é um caso. Porém, há algo em comum em todo este leque de possibilidades, e é neste ponto que o Botox para ATM chegou para revolucionar os tratamentos desta disfunção. Seja qual for a causa e o possível tratamento, a tensão dos músculos exercida sobre a Articulação Temporo Mandibular é que causa as dores e os incômodos! Dores estas que podem se concentrar na região dos maxilares, mas também podem se espalhar para toda a cabeça, nuca, pescoço e ombros.

Em uma disfunção com diagnóstico e tratamento tão complexos e ainda cheia de possibilidades, encontrar um ponto em comum é um verdadeiro tesouro não é mesmo? Pois é agora que o Botox para Disfunção da ATM entra em ação para mudar a vida de quem sofre com o problema. Ora, se as dores estão diretamente relacionadas ao tensionamento dos músculos da região sobre a Articulação Temporo Mandibular, então ao controlar a ação destes músculos seria possível aliviar as dores na região. Faz sentido, não é mesmo? Com toda a certeza! É exatamente isto que a Toxina Botulínica faz: controla a contração dos músculos, agindo como um bloqueador neuromuscular. Vou explicar melhor.

O que forma as rugas na região da testa? É o nosso hábito em franzir a testa quase que involuntariamente. Quando fazemos este movimento, nossa testa fica enrugada, e este constante movimento faz com que as rugas apareçam, mesmo quando não estamos “forçando” a pele na região. O Botox virou unanimidade entre os mais vaidosos porquê justamente controla esta tensão, evitando o enrugamento da testa e rejuvenescendo o rosto. A toxina botulínica impede a ação dos neurotransmissores, que são responsáveis pela comunicação entre o músculo e o nervo, controlando a contração destes músculos. Portanto, da mesma forma que “segura” o músculo que provoca as rugas no rosto, o Botox pode também controlar os músculos que “forçam” a Articulação Temporo Mandibular e provocam as dores e sofrimentos.

Geralmente em três dias após a aplicação as dores começam a passar. Imagine só o que isso representa para uma pessoa que muitas vezes sofre por anos com estas dores? É um alívio tão grande que muitos pacientes mal sabem descrevê-lo. Se você sofre com toda as consequências da Disfunção da ATM deve estar gritando por dentro e dizendo “Eu quero este tratamento de Botox para ATM!”. Mas antes de qualquer coisa é preciso deixar a informação mais importante sobre isso tudo: a toxina botulínica age no efeito e não na causa do problema! Reitero: o Botox vai ser maravilhoso em aliviar suas dores com rapidez e eficácia surpreendentes, porém não irá “cortar o mal pela raiz”.

Como já conversamos, estamos diante de um problema muito complexo que exige um tratamento muitas vezes longo, onde não cabem soluções milagrosas. Saúde é coisa séria e oferecer apenas a possibilidade de remediar o problema, ou seja algo paliativo, seria no mínimo irresponsável. Portanto, o Botox para ATM deve ser encarado como um coadjuvante do tratamento, jamais como solução definitiva, ainda mais porque os efeitos da toxina são temporários, durando em média, 6 meses. Neste tempo você terá alivio em suas dores enquanto o tratamento perdura até sua solução definitiva.

5 Comentários

1. I was recommended this website by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my trouble. You are incredible! Thanks!

2. I simply must tell you that you have an excellent and unique site that I really enjoyed reading.

3. I’d have to examine with you here. Which is not something I usually do! I get pleasure from studying a put up that will make folks think. Also, thanks for allowing me to remark!

4. I’m impressed, I have to admit. Genuinely rarely should i encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail about the head. Your idea is outstanding; the problem is an element that insufficient persons are speaking intelligently about. I am delighted we came across this during my look for something with this.

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza