Tratamento de Rugas com o Dentista

Ao ouvir “Tratamento de Rugas com o Dentista” pode parecer que há algo errado com a frase, não é mesmo? Afinal, dentista não cuida dos dentes? Esta estranheza é normal para quem ainda não conhece a nova odontologia e como ela evoluiu à partir de um conceito muito simples: o dentista não cuida apenas de dentes, mas de sorrisos!

 

E o que envolve um sorriso? Dentes, gengivas, lábios, a boca e o rosto como um todo! Esta é a base deste novo conceito de uma nova odontologia que cuida sim dos dentes e da saúde bucal, como sempre cuidou, mas que também enxerga o belo sorriso como mais um importante objetivo, principalmente da odontologia estética.

 

Como esta nova odontologia partiu de tratamentos tradicionais como o implante dentário e o clareamento dental e chegou às rugas? O que faz do dentista um profissional que pode trabalhar com rejuvenescimento facial? Foi uma evolução da visão de dentista que sabe como ninguém e nenhum outro profissional que “sorrir rejuvenesce!”. Este foi o primeiro passo para que o dentista passasse a enxergar o rosto como área de atuação da ciência do sorriso, porém, antes de olhar para todo o rosto, o dentista moderno viu que podia “trabalhar” as gengivas e os lábios para que os resultados dos tratamentos nos dentes fossem melhores, como um espécie de “toque final” do tratamento.

 

Depois de perceber através dos lábios que é possível trabalhar além dos dentes e gengivas para se alcançar um belo sorriso, o dentista moderno viu que mesmo que dentes, gengivas e lábios fossem comtemplados os seus melhores esforços, um belo sorriso poderia ser uma grande “fonte da juventude”, mas se o rosto não estivesse harmonioso e com rugas, haveria uma certa desarmonia. Não sorrimos apenas com a boca, mas com todo o rosto! Por isso, a odontologia estética moderna ampliou sua visão, primeiramente para as rugas ao redor da boca, como uma forma de harmonizar o rejuvenescimento alcançado com o novo sorriso, rejuvenescendo também combatendo as rugas ao redor deste sorriso. Ou seja, dentes faltando, envelhecidos ou mal cuidados certamente envelhecem todo o rosto, e quando estes problemas com os dentes são resolvidos, o rosto fica mais jovem. Porém, dentes belos e brilhantes perdem parte seu poder de rejuvenescimento, se ao redor da boca a pele esteja envelhecida e cheia de rugas.

 

Se sorriso rejuvenesce, e as rugas ao redor da boca tiram parte do brilho de um sorriso transformado, naturalmente, o dentista moderno que é especialista em belos sorrisos, se tornou também habilitado para tratar as rugas ao redor da boca. Hoje, o Conselho Federal Odontologia atribui também ao dentista a função de tratar rugas, não só ao redor da boca, mas também por todo o rosto. Não à toa a palavra harmonia apareceu diversas até aqui, pois este processo de “sincronização” entre o rejuvenescimento do sorriso e de todo o rosto, é a última grande novidade da odontologia estética moderna e chama-se de “harmonização da face”.

 

            Como o dentista pode fazer o tratamento de rugas?

 

Na Harmonização da Face, praticamente tudo que envolve as rugas no rosto ao sorrir pode ser trabalhado pela odontologia estética. Basicamente são três os principais procedimentos que o dentista moderno pode realizar no tratamento de rugas, são eles: aplicação de toxina botulínica (mais conhecida como Botox®), Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico e os fios de sustentação.

 

  • Toxina Botulínica: Certamente um dos procedimentos mais conhecidos quando se trata de rejuvenescimento facial, o Botox é um procedimento rápido e prático que é bastante utilizado para tratar das rugais frontais na testa e entre as sobrancelhas.
Toxina botulínica utilizada em rugas entre as sobrancelhas

Toxina botulínica utilizada em rugas entre as sobrancelhas

 

Estas rugas frontais se formam por conta da contração dos músculos da região da testa, e esta tensão constante é que dá à aparência enrugada da região. A toxina botulínica controla todo este tensionamento, evitando que as rugas se formem.

 

  • Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico: Este procedimento age em outro tipo de rugas, as rugas estáticas que se formam pela perda de elasticidade de pele, que são os sulcos. O sulco mais conhecido é o Sulco Nasogeniano, conhecido popularmente como “Bigode Chinês”.

 

Como o próprio nome diz, o Preenchimento Facial age preenchendo os espaços deixados pelo sulcos, deixando a pele com a aparência mais lisa, além de estimular a produção de colágeno.

 

  • Fios de Sustentação: Como o próprio nome já diz, dão firmeza à pele que com a ação do tempo, vai perdendo a firmeza e por mais que os outros tratamentos com toxina botulínica e preenchimento ajam diretamente contras as rugas, muitos vezes não suficientes por não darem mais sustentação à pele, o que só é possível com os fios de sustentação.
Dentista em Fortaleza