Tratamentos mais rápidos da Odontologia Estética

É possível transformar completamente o sorriso em poucos dias? Sim, é possível! Dentes faltando, envelhecidos, separados, tortos, amarelados ou até pequenos (isso mesmo, dentes podem ser “aumentados”) podem ser tratados de forma extremamente rápida, pelos mais diversos tipos de tratamento, com grandes transformações e com duração de apenas um ou dois dias!

 

Para quem ainda não conhece esta “nova odontologia” e está acostumado(a) a ouvir falar em tratamentos conhecidamente longos como o aparelho dentário (ortodontia), chega a ser difícil imaginar como é possível uma noiva prestes a se casar, conseguir com o dentista, aquele sorriso “branquinho”, alinhado e harmonioso que sempre sonhou em menos de uma semana. Se você ainda não consegue imaginar como é possível uma transformação completa em tão pouco tempo, lhe convido a conhecer os tratamentos mais rápidos da odontologia.

Quem não tem pressa nos dias de hoje, não é mesmo? A odontologia estética evoluiu e muito neste sentido e para que você entenda melhor como pode se beneficiar destes avanços, vou explicar quais são os tratamentos mais rápidos da odontologia estética justamente utilizando a variável mais importante neste assunto (e nas nossas próprias vidas), o tempo. Vou separar os tratamentos de acordo com o tempo que geralmente podem ser realizados, mas sem esquecer de outro aspecto fundamental: em quais situações estes tratamentos se aplicam. Por exemplo, vamos começar pelos tratamentos que duram, em média, um ou dois dias, explicando como cada um funciona e quais problemas estéticos estes tratamentos solucionam. Mas antes, sugiro que você veja nosso vídeo sobre o CEREC, tecnologia que é uma espécie de impressora 3D de dentes, que consegue produzir um dente em menos de 10 minutos! Graças a tecnologias com esta, que a odontologia estética permite tais transformações completas de sorriso em pouquíssimo tempo, em média 2 ou 3 dias já são suficientes!

Bom, qual o assunto desta página mesmo? O tempo! Então chega de conversa, e vamos sem demora conhecer agora mesmo quais são os tratamentos mais rápidos da odontologia:

 

  • Tempo médio de 01 dia:

 

– Restaurações em Resina:

 

Ideal para quem se incomoda com aparência de um ou dois dentes, as restaurações em resina são bastante conhecidas, e já fazem parte da rotina dos consultórios odontológicos há muito tempo. Porém, o que a maioria das pessoas não sabem é que como o próprio nome já diz, uma restauração em resina pode reconstruir dentes, muitas vezes em apenas uma única sessão e de forma extremamente natural.

Dentes quebrados, manchados ou que sofreram “estragos” e foram corroídos por conta das cáries, podem e devem ser reconstruídos com as restaurações em resina. Outro potencial interessante destas restaurações são as substituições de obturações prateadas (em amálgama) por restaurações “branquinhas” em resina, que além da estética, chegam ao ponto fundamental da saúde bucal, pois estas obturações possuem mercúrio em sua composição, que pode ser prejudicial à saúde.

 

Reconstruir em um ou dois dias dentes que sofreram danos ou avarias é uma grande qualidade das resinas, mas elas não param por aí! É possível também corrigir problemas de forma dos dentes a técnica, e um novo e entusiasmante leque de possibilidades se abre. Imagine só que quem tem os dentes muito pequenos ou curtos, pode aumentar o tamanho dos dentes com resina! Ou até quem possui dentes separados, principalmente os anteriores (da frente) também podem ter estes dentes reconstruídos em sua forma, de maneira que fiquem maiores e preencham os espaços vazios estre estes dentes.

 

Se você tem problemas com poucos dentes as restaurações em resina podem deixar o seu sorriso de bem com o espelho de forma extremamente rápida, e na maioria dos casos em apenas um dia de tratamento! Agora vamos ao próximo tratamento que pode transformar seu sorriso em apenas um dia.

 

– Cirurgia Plástica Gengival (gengivectomia)

 

Como toda belo quadro de arte, os dentes também possuem as suas molduras, no caso, as gengivas! Isso mesmo, as gengivas servem como molduras para os dentes e se você observar os arcos formados pela gengiva e que abraçam os dentes em um belo sorriso, irá perceber que se um desses arcos estiver muito mais alto que outro ou até mesmo sem esta formato de arco, o sorriso como um todo é prejudicado. Portanto, quem não possui a gengiva perfeitamente alinhada formando arcos em seu sorriso, pode corrigir esse problema, através da cirurgia plástica gengival, que os dentistas chamam de gengivectomia. Apesar do nome “cirurgia plástica gengival”, este procedimento é simples, sendo feito no consultório, geralmente em um dia.

 

Quer saber de uma ótima notícia? Além de simples e rápida, a plástica gengival pode ser uma solução e tanto para quem tem dentes muito curtos ou pequenos. Com este tratamento super rápido é possível aumentar os dentes! Como? Ora, diminuindo a gengiva! Vou explicar melhor: lembra da parte de gengiva que “emoldura” o dente, por baixo desta gengiva há mais dente! Então imagine só que se o dentista cortar esta gengiva que cobre parte do dente, esta parte encoberta virá a tona. E o que acontece? O dente aumenta! Na verdade parte da gengiva é retirada e as molduras são redesenhadas mais para cima, fazendo com o que dente fique maior.

 

Então se você acha seus dentes muito pequenos e achava que não tinha solução para este problema, ou se houvesse solução ela seria extremamente demorada, pode começar a sorrir agora mesmo, pois é possível sim aumentar os dentes curtos, e o melhor: de forma extremamente rápida, em um procedimento que geralmente dura só um dia! Vale lembrar que se seus dentes estão “de bom tamanho” é possível também redesenhar sua gengiva, de forma que elas virem verdadeiras molduras para seus dentes, deixando seu sorriso bonito e harmonioso.

 

– Design de Lábios

 

Só lembrando que ainda estamos falando de tratamentos de odontologia estética super rápidos, que pode ser realizados em um dia. Porém, agora vamos esquecer um poucos os dentes e vamos falar dos lábios. Sim, dentistas não trabalham apenas com dentes e gengiva, mas muito mais que isso! O dentista moderno ampliou e muito seu raio de ação e hoje pode transformar vidas cuidando também dos lábios, bochechas (com a já famosa bichectomia) e até das rugas no rosto (veja mais sobre isso em nossa página sobre tratamento de rugas com o dentista). Dito isto, vamos nos focar nos lábios para que você descubra como a odontologia estética pode melhorar e muito sua autoestima como o chamado Design de Lábios.

 

Quando se fala em tratamento estético para os lábios é inevitável não falar em aumento de lábios, principalmente para as mulheres. E já começo dando esta que para muitas pessoas é uma excelente notícia: é possível sim aumentar os lábios, e melhor ainda, este procedimento enquadra-se no hall dos tratamentos que podem ser realizados em apenas um dia. Você deve esta se perguntando como funciona este tratamento. O aumento de lábios é feito através do ácido hialurônico, mesma substância utilizada para tratamentos de rugas profundas, conhecidas como sulcos, no procedimento chamado de preenchimento facial. Apesar do nome incluir a palavra ácido, fique tranquilo(a) a substância não tem nenhum efeito corrosivo, muito pelo contrário, na verdade o ácido hialurônico estimula a produção do colágeno – substância que ajuda a dar firmeza para a pele – pelo organismo. Como o próprio nome já diz, o preenchimento facial promove maior volume e sustentação para a pele, e assim como ele preenche os sulcos que deixam a pelo do rosto enrugada, poderá ser usado para aumentar também o volume dos lábios. Algo que para muitas pessoas só poderia ser feito com procedimentos complexos de cirurgia plástica, mas na verdade pode ser feito em um sessão única no consultório com aplicações simples de ácido hialurônico.

 

– Tratamento de sorriso gengival com toxina botulínica

Toxina botulínica utilizada para corrigir sorriso gengival

Toxina botulínica utilizada para corrigir sorriso gengival

Sabe aquelas pessoas que mostram muito a gengiva ao sorrir? Este é o famoso sorriso gengival, que pode ser tratado de diversas maneiras, inclusive com cirurgias e procedimentos razoavelmente complexos, que controlam a musculatura responsável pela abertura dos lábios ao sorrir. Certamente que um procedimento deste tipo, e de tal complexidade, jamais estaria em um texto que explane quais são os procedimentos mais rápidos da odontologia estética. Mas há alternativa para controlar de forma eficaz o sorriso gengival que se enquadre perfeitamente nesta proposta de tratamentos rápidos: o tratamento toxina botulínica.

 

Toxina Botulínica? Se você não conhece esta substância, trata-se do famoso Botox®, aquele mesmo que é usado para tratamentos de rugas e rejuvenescimento facial. Mas como um tratamento contra envelhecimento pode também ajudar quem se incomoda com o sorriso gengival? Para entender esta relação, é preciso entender como a toxina botulínica funciona, e mais ainda, como se formam estas rugas as quais a substância age. Sabe aquelas rugas que se formam entre as sobrancelhas e em nossa testa a medida que envelhecemos? Então, estas rugas se formam a partir do nosso hábito de franzir a testa rotineiramente, e a medida que mantemos os músculos dessa região tensionados, estas rugas vão se formando como rachaduras em uma parede. Como a toxina botulínica resolve este problema? Controlando a contração destes músculos que formam estas rugas, através da toxina botulínica que age nos neurotransmissores, responsáveis por esta contração. É importante deixar claro que esta ação é de controlar a ação do músculo, e não de paralisa-lo! Com a toxina botulínica aplicada na região dos músculos responsáveis por abrir e fechar a boca ao sorrir, o dentista pode equilibrar esta abertura dos lábios, fazendo como que dentes e gengiva apareçam de maneira equilibrada quando o paciente der um sorriso. Em números, este controle de abertura labial pelo dentista gira em torno de 2 ou 3 milímetros, o que já faz uma grande diferença! Quer ver na prática como o tratamento de sorriso gengival com toxina botulínica funciona? Veja nas imagens abaixo:

 

– Tratamento de rugas com o dentista e rejuvenescimento facial

Acabamos de conversar nas últimas linhas sobre duas possibilidades interessantes de tratamentos rápidos e eficazes da odontologia estética: o design de lábios com o ácido hialurônico, e o tratamento do sorriso gengival com a toxina botulínica. Além, é claro, da possibilidade de serem realizados em apenas um dia, o que estes dois tratamentos têm em comum? Ora, tanto o ácido hialurônico, quanto a toxina botulínica são substâncias largamente utilizadas para o rejuvenescimento facial no tratamento de rugas. E o que muitas pessoas ainda não sabem é que os dentistas também podem rejuvenescer seus pacientes através do sorriso. Se você não sabia disso ainda, talvez ainda esteja sem entender muito bem como dentistas podem fazer tratamentos que atenuem rugas e rejuvenesçam o rosto. Explico.

Diferença entre Botox e Preenchimento Facial

Diferença entre Botox e Preenchimento Facial

Imagine só que uma pessoa esteja alguns dentes faltando, outros amarelados, outros quebrados e outros envelhecidos, e que essa mesma pessoa procure um dentista e transforme completamente seu sorriso com dentes em porcelana (ainda vamos conversar sobre eles). Após um bom tratamento dentário bem sucedido, esta pessoa certamente irá rejuvenescer anos, talvez décadas e a decisão de ir ao dentista e cuidar dos dentes permitiu que esta pessoa do nosso exemplo conquistasse um rosto mais jovem, não é mesmo? Qual a conclusão natural disso tudo? Ora, dentes bem cuidados são uma arma poderosa contra o envelhecimento. Aliás, sabe quem diz isso com todas as letras? Simplesmente o maior mestre da cirurgia plástica mundial, Dr. Ivo Pitanguy. Certa vez, em um importante congresso de cirurgiões plásticos ele afirmou: “ …. antes de fazer qualquer intervenção na face, solicito que o paciente vá a um dentista para avaliar se há infecções intra-orais e se a estética dentária pode ser melhorada antes da minha cirurgia. Faço isso para evitar infecções secundárias indesejadas e para que o paciente já rejuvenesça pelo sorriso. Dentes faltando e feios chamam mais a atenção do que uma pele lisinha e sem rugas…”

Entrevista para o jornal O Povo sobre Odontologia contra rugas.

Entrevista para o jornal O Povo sobre Odontologia contra rugas.

 

Dentro deste contexto, de que dentes bem cuidados rejuvenescem todo o rosto, os dentistas foram conquistando cada vez mais seu merecido espaço nesta importante área, a do rejuvenescimento. Esta conquista deste espaço pelos dentistas começou, evidentemente, pelos dentes em direção aos lábios, passando pelas rugas ao redor da boca (conhecida como rugas em forma de código de barras), depois chegando às rugas formadas pelo sulco nasogeniano (conhecidas como bigode chinês). Todo este processo foi tão bem sucedido de tal maneira, que em 2016, os dentistas chegaram a conquistar o direito de realizar tratamentos de rejuvenescimento facial em todo o rosto, podendxo trabalhar em rugas na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos. Sempre pensando no rejuvenescimento à partir do sorriso e através do sorriso. Tudo isso sem esquecer que já está mais que provado que sorrir rejuvenesce, chegando o sorriso, a ser considerado uma espécie de ginástica facial.

 

Dito tudo isso, agora você está sabendo de mais uma surpreendente atribuição dos dentistas, o de promover o rejuvenescimento facial. E adivinhe só: de forma extremamente rápida como todos outros tratamentos que já conversamos até agora, em apenas um dia.

 

Portanto, se você busca melhorar sua aparência e rejuvenescer, o dentista têm toda uma gama de opções de tratamentos com a velocidade e dinamismo que o mundo moderno exige. Porém, sejamos sinceros, nem tudo pode ser feito da noite para o dia, e soluções mágicas não só podem como devem ser vistas com desconfiança. Porém, vale lembrar que todos os procedimentos que citamos até aqui são técnicas já consagradas há décadas e não estamos diante de nenhuma grande novidade na verdade. Somente uma coisa é, de fato, uma revolução que deve ser citada como um divisor de águas nestas possibilidades de tratamentos rápidos: o uso da tecnologia Laser. O advento do laser no dia-dia do dentista (ainda são os raros os profissionais que utilizam em sua rotina, exceto para o famoso clareamento dental a laser) tornou um processo de otimização das respostas do organismo aos tratamentos, como a cicatrização por exemplo. Falar de laser demandaria ainda mais tempo de uma conversa que já está bem longa neste momento, e olha que se quer chegamos à melhor parte! Então, já que o tempo é precioso, vamos direto para a melhor parte?

 

 

Sem delongas você será apresentado(a) a odontologia estética moderna que permite transformar completamente em poucos dias! Até aqui, todas as opções de tratamento apresentadas giram em torno de uma vantagem em comum: a possibilidade de serem realizados em apenas um dia. A partir de agora, chegamos sim na melhor parte para quem deseja transformar o sorriso em pouco tempo, porém agora estamos diante de tratamentos bem mais sofisticados que exigem um pouco mais da tecnologia, habilidade do profissional, e logicamente, de tempo! Mas quanto tempo? Calma, os chamados “dentes de porcelana”, uma semana pode ser suficiente para transformar completamente sorrisos com dentes envelhecidos, quebrados, amarelados, pequenos ou separados, por exemplo. As aplicações são inúmeras e as imagens abaixo falaram por si, e isso só é possível por conta dos avanços da odontologia moderna que utiliza tecnologias com a das impressoras 3D de dentes, que produzirá seus dentes de forma computadorizada em poucos minutos. Imagine só você ver na tela do computador como será seu novo sorriso, dar opiniões e decidir com o dentista aspectos como altura, largura, tamanho, cor e textura, e depois dar o sinal verde para o produção destes dentes que sairão da tela computador e virarão realidade diante dos seus olhos! Sim, o futuro é hoje quando o assunto é odontologia estética. Fantástico, não é mesmo? Mas ainda tem mais! Além da possibilidade de acompanhar todo o processo e ver na tela do computador como será seu novo sorriso ao final do tratamento, é possível experimentar estes dentes na sua boca e fazer uma espécie de test-drive do seu novo sorriso! Este test-drive é chamado na odontologia de Mock-up (que vem do inglês, maquete), e funciona assim: o paciente aprova o design do dentes no computador e o desenho é passado para uma espécie de forma ou molde. Com esta forma em mãos o dentista a encaixa nos seus dentes e aplica uma resina e depois de poucos minutos, ao retirar o molde, você terá uma réplica perfeita de como será seu novo sorriso em sua própria boca! Com o mock-up você poderá olhar-se ao espelho, ver e sentir em sua própria boca como será a transformação do seu sorriso ao final do tratamento. E por falar em final do tratamento, já que toda nossa conversa em torno do tempo, você pode estar se perguntando “em quanto tempo esta transformação ocorrerá?”; geralmente menos de uma semana é suficiente, e em casos mais complexos 15 dias é um tempo adequado para realizar o tratamento.

Quem já não é mais tão jovem, deve lembrar bem que a odontologia de antigamente está diretamente associada a tratamentos longos, complicados e dolorosos. Com as tecnologias da impressoras de dentes, esta odontologia ficou lá no passado. Se você têm pouco tempo pode, por exemplo, fazer um tratamento deste tipo durante suas férias ou até uma noiva perto de seu casamento pode também se beneficiar da odontologia moderna e transformar completamente o sorriso em poucos dias. Se esta possibilidade lhe interessou e você já está sonhando com seu novo sorriso, então precisamos conversar sobre Facetas em Porcelana e Lentes de Contato Dentais! Vamos lá?

Facetas em Porcelana

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza