Restaurações

Cáries profundas não são irreversíveis! Os dentes danificados podem ser restaurados!

Cáries profundas não são irreversíveis! Os dentes danificados podem ser restaurados!

Cáries profundas e fraturas nos dentes podem parecer irreversíveis, e muitas pessoas pensam que a extração do dente é inevitável. A odontologia oferece alternativas para que os dentes danificados sejam restaurados em seu formato e aparência por questões estéticas, ou em sua função por conta da mastigação.

As restaurações dentárias vão além da aparência e da mastigação, os tratamentos de restauração são extremamente importantes também por uma questão de saúde bucal, pois os dentes quebrados ou com cáries estão seriamente expostos a infecções, sangramentos e dores, o que em casos mais sérios podem levar a um tratamento de canal.

 

 

Restauração evita a perda de dentes com traumas, devolvendo sua forma, função e aparência natural

Restauração evita a perda de dentes com traumas, devolvendo sua forma, função e aparência natural

É importante lembrar, que as restaurações dentárias muitas vezes são confundidas com outros tratamentos para substituição dos dentes, como implantes dentários, próteses, coroas e facetas. Quando na verdade a restauração procura evitar a perda do dente por causa de cáries ou traumas, devolvendo ao dente sua forma, aparência e função, evitando doenças mais sérias ao paciente.

 

Existem dois tipos de restaurações: as em Amálgama (prateadas) e as mais naturais em resina.

Existem dois tipos de restaurações: as em Amálgama (prateadas) e as mais naturais em resina.

Existem diversos tipos de restaurações e variam de acordo com o material utilizado, podendo ser em diversos materiais. Antigamente, o Amálgama era o mais utilizado nos tratamentos de restauração, porém já podemos considerá-lo obsoleto por uma série de desvantagens, dentre elas: maior desgaste do dente para receber a restauração, falta de adesão, expansão tardia e risco de novas fraturas.

A odontologia de alto nível passou a exigir maior excelência nos materiais restauradores, e as resinas chegaram para preencher esta lacuna, principalmente no que tange a questão estética. Com as resinas, o dentista é capaz de reproduzir nos mínimos detalhes a textura e a cor de um dente natural.

Anatomia: aspecto fundamental em uma restauração dentária.

Seja nos trabalhos em resina ou em porcelana, a maioria das pessoas entendem que a cor é o aspecto mais importante para se alcançar excelentes resultados em odontologia estética, afinal um belo sorriso sempre está relacionado à dentes brancos. Porém, é fundamental dizer que não é a cor, e sim a forma do dente que irá determinar a naturalidade do resultado. De nada adiantaria um dente extremamente branco, se a sua anatomia, ou seja, sua forma não lhe dê “a cara de dente”.

Nos casos de dentes molares e pré-molares a anatomia é ainda mais importante, pois são eles os responsáveis pela boa mastigação dos alimentos. As ranhuras dos dentes molares, os sulcos, devem ser reproduzidos com extrema precisão, pois são essenciais para exercer com eficiência sua principal função: triturar os alimentos.

A anatomia é a forma e relevo do dente. Aspecto fundamental para a mastigação dos alimentos.

A anatomia é a forma e relevo do dente. Aspecto fundamental para a mastigação dos alimentos.

Além da questão funcional relacionada à mastigação há outra exigência importante sobre a anatomia (forma) do dente que irá ser reconstruído em uma restauração dentária, está mais diretamente relacionado com a saúde bucal do paciente: a retenção de alimentos. Uma restauração deve ser executada de forma que evite a formação de novas cáries, e o desenho de sua anatomia deve ler também isto em conta.


Restaurações Dentárias na Prática:

Resinas para dentes quebrados

Com as restaurações em resina, um dente quebrado não é mais um dente perdido! As resinas permitem reconstruir o dente após a fratura de maneira extremamente natural, e o melhor: em um tratamento bastante rápido, e muitas vezes é necessária apenas uma sessão para realizar a restauração.

 

Resina para Dentes Quebrados

Resina para Dentes Quebrados

 

Como é feito este tratamento com resina para dentes separados? Primeiramente é preciso entender que a resina não irá substituir este dente quebrado, e sim restaurá-lo. Entendido isso, vamos à prática. As resinas são como uma espécie de massa de modelar que ao serem manipuladas pelo dentista vão reconstruindo a anatomia do dente em um primeiro momento, e durante todo este processo devolvem também aspectos como cores e degradês. O grande desafio neste tipo de trabalho é fazer com que a restauração em resina copie todos os detalhes dos dentes vizinhos, dando naturalidade ao resultado final.

Como é o tratamento de dentes quebrados com resina? Veja algumas etapas.

Como é o tratamento de dentes quebrados com resina? Veja algumas etapas.

Tratamento e Restauração de Dentes Quebrados com Resina em Crianças.

Um dente quebrado na grande maioria das vezes é o resultado de algum acidente, e são as crianças que, em meio a brincadeiras acabam sofrendo  com maior frequência estas fraturas dentárias acidentais. É muito comum que os pais da criança imaginem que por se tratar de um dente de lente, não seja possível restaurá-lo, o que não é verdade! Acompanhe a abaixo as imagens de casos clínicos de restaurações de dentes quebrados com resina em crianças:

Tratamento de Dentes Quebrados com Resina em Crianças

Tratamento de Dentes Quebrados com Resina em Crianças

tratamento-de-dentes-quebrados-em-criancas-com-resina


Restauração dental de dentes com cáries:

Afinal, o que são restaurações? Mais conhecidas como obturações, as restaurações dentais, como o próprio nome já diz, é o processo de reconstrução do dente após sofrer algum dano. E qual é o maior inimigo dos dentes? São as cáries!

Restauração de dente com cárie

Restauração de dente com cárie

As cáries agem promovendo uma espécie de corrosão dos dentes, e este tecido cariado deve ser removido antes da restauração. Neste estudo de caso, é possível ver com clareza, através das lentes do Microscópio ZEISS OPMI pico, a sequência com o tecido cariado, em seguida sua remoção e a restauração feita em resina. Acompanhe abaixo:

 

 

Restauração de Dentes com cáries

Restauração de Dentes com cáries


Resinas para dentes manchados

Resina para dentes manchados

Resina para dentes manchados

As restaurações dentárias são, acima de tudo, reconstruções e já vimos como as resinas podem ser utilizadas para restaurar dentes quebrados. Com as manchas nos dentes, o processo é um pouco diferente. Enquanto nas fraturas a reconstrução consiste na restauração de parte do dente do perdida, nos casos de manchas as resinas cobrem as imperfeições.

Um tratamento como este consiste na aplicações de várias camadas de resina, que combinadas irão formar Vamos ver na prática como é o processo?


Troca de obturações prateadas (amálgama) por Restaurações em Resina

 

Um verdadeiro clássico na odontologia, as chamadas obturações são aquelas antigas restaurações prateadas. Em um mundo onde a aparência é tudo, não faltam motivos para dizer que uma restauração natural na cor do seu dente é muito mais interessante para o visual do seu sorriso. Porém, muito além da estética é preciso trocar estas restaurações prateadas por uma questão de saúde, pois por possuírem mercúrio em sua composição, as restaurações em Amálgama estão associadas a doenças degenerativas do cérebro, inclusive sendo proibidas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

No vídeo abaixo é possível ver bem de perto, através das ampliações do Microscópio Odontológico as diferenças entre o Amálgama e a Resina ficam bastante evidentes, acompanhe o vídeo abaixo:

Veja abaixo imagens da troca de obturações prateadas em amálgama, por restaurações “branquinhas” em resina:

No Instagram da Clínica Adriano Abreu há diversas postagens (inclusive em vídeo) demonstrando a importância da troca de obturações prateadas por restaurações em resina, veja abaixo algumas destas postagens abaixo:

 

Você certamente conhece alguém que possui uma dessas famosas obturações prateadas, as restaurações em Amálgama. O que muitos não sabem ainda, é que é possível substituir estas obturações por restaurações em resina, onde o dente é de fato restaurado, não só em sua aparência, mas também em sua função. Observe no vídeo como os sulcos do dente são refeitos em resina como se fosse uma massa de modelar. Este processo restaurador do desenho do dente nestas “ranhuras” é refeito nos mínimos detalhes para que a função do dente, que é triturar os alimentos, seja reestabelecida. Entendida a importância da restauração para a parte funcional do dente, deixamos que as imagens falem por si, e você veja de perto, através de imagens no microscópio, como uma restauração em resina faz jus ao nome, e restaura de verdade a aparência do dente. Voltando às obturações prateadas. Muito além da estética, o que talvez você ainda não saiba, é que este tipo de restauração oferece sérios riscos para a saúde, pois por possuir o Mercúrio em sua composição, está relacionada à doenças degenerativas do sistema nervoso. #odonto #resina #resin #amalgam #amalgama #dentaldesign #dentistry #dentalhygiene#valorizaodonto #antesedepois #antesydespues #beforeandafter #beforeafter #restoration#restorative #dentistrylife #dentistrymyworld #dentista #dentist #dentiste #odontogram#odontolove #odontoporamor #odontología #odontologo #odontology #odontologiaestetica#aestheticdentistry #teeth #dente

Uma publicação compartilhada por Clínica Adriano Abreu (@clinicaadrianoabreu) em


Troca (substituição) de resinas antigas:

Entre as muitas vantagens das restaurações dentárias feitas em resina, a naturalidade, faz com que o trabalho do dentista passe despercebido, e o dente parece estar íntegro, mesmo após a restauração. Porém, com o tempo, as resinas vão envelhecendo e perdendo estas propriedades, o que faz com que fique aparente a união entre a restauração em resina e o dente natural do paciente.

No vídeo abaixo é possível perceber claramente esta situação, onde a resina que reconstruiu o dente já estava aparente, o que além de denunciar que o dente não é totalmente natural, traz grande prejuízo estético. Acompanhe no vídeo abaixo como a linha de união entre o dente e a resina está visível, e ainda mais, é possível ver a imagem do dente após a remoção desta resina e comparar como a nova restauração não fica aparente, devolvendo a aparência natural do dente.

Restaurar não é simplesmente consertar, é algo muito maior! É reconstruir, reconquistar, restituir… é recomeçar! Devolver a autoestima e dar ao paciente a oportunidade de recomeçar sua vida e sorrir, é um grade privilégio e uma oportunidade para todo dentista de viver o lado mais belo de sua profissão. E mais, viver toda a beleza deste momento com arte, pois inegavelmente, o trabalho de restauração é uma arte, ou pelo menos, um trabalho artesanal. Para que você veja e entenda a arte que todos nós da @clinicaadrianoabreu enxergamos em um trabalho deste tipo, elaboramos um vídeo com várias etapas do trabalho artesanal do dentista ao esculpir a resina. #odonto #odontologia #odontolove #odontología #dentaldesign #wow #dentistry #dentiste #resin #resinacomposta #antesedepois #antesydespues #beforeandafter #odontoporamor #dental #dentalhygiene #restauration #dentista #resina #dentistflow #top #vip #tooth #teeth #sexta #friday #odontologiaaestetica #aestheticdentistry #estética #beleza #top #vip

Uma publicação compartilhada por Clínica Adriano Abreu (@clinicaadrianoabreu) em


 

Restaurações Dentárias nos Dentes da Frente (Centrais)

Os dentes centrais, como o próprio nome já diz, estão no centro de nossa boca, e ao sorrir, estão literalmente no centro das atenções. E se você costuma cobrir a boca com uma das mãos por não sentir-se à vontade ao sorrir, saiba que também quando falamos, os dentes centrais também estão extremamente expostos.

Tendo tudo isto em vista, se em seu caso há necessidade de restaurações nos dentes da frente, ou seja, nos centrais, não é preciso explicar muito que por conta dessa posição de destaque, qualquer problema, por menor que seja, pode trazer grandes prejuízos estéticos para seu sorriso. Por outro lado, uma boa notícia é que quando apenas os dentes centrais são trabalhados pela odontologia, o sorriso como um todo também é transformado, e é isso que mostramos no estudo de caso abaixo:

Restauração em Resina de Dentes Centrais

Restauração em Resina de Dentes Centrais

 

 Lesões de Biocorrosão e Restauração de Gengiva com Resinas:

Bebidas ácidas e maus hábitos como roer unhas ou escovar os dentes de forma errada são as principais causas das chamadas lesões de biocorrosão. Estas lesões atingem as gengivas do paciente, causando dores, inflamações e sangramentos, e com o passar do tempo, quem sofre percebe que está havendo um processo de “perda” da gengiva, que a medida que vai diminuindo, as dores se intensificam e os danos estéticos para o sorriso do paciente ficam evidentes.

Ainda no campo da saúde bucal, a sensibilidade dentária é um ponto muito importante a ser observado em casos de lesões de bicorrosão, pois ao perder o tecido gengival, a dentina (parte mais interna do dente) fica exposta, e por conta de seu farto volume de terminações nervosas, o toque ou a ação de bebidas muito quentes ou geladas provoca fortes dores.

Evidentemente que a saúde bucal é mais importante que a estética, e quem sente dores está muito mais preocupado em curá-las de que cuidar da aparência. Porém, é possível solucionar os problemas com as dores e ainda recuperar os prejuízos estéticos da perda de gengiva por conta das lesões de biocorrosão, através das restaurações em gengiva com resina.

Apesar de estarmos falando mais especificamente de restaurações dentárias, onde o dente é reconstruído, vale a pena falar também das restaurações de gengiva através das resinas, e os estudos de caso abaixo mostram com clareza a degradação das gengivas por conta das lesões de biocorrosão e como a restauração em resina devolve a harmonia do sorriso, copiando a aparência da própria gengiva do paciente.

Lesões de Biocorrosão: Restauração de Gengiva

Lesões de Biocorrosão: Restauração de Gengiva

Restauração de Gengiva com Resinas

Restauração de Gengiva com Resinas

Dentes restaurados com resina com textura e cor de dentes naturais

Dentes restaurados com resina com textura e cor de dentes naturais

 

 


Caso Clínico 2

8-incial-x-final-caso-clinico-2-restauracoes-

Arraste para os lados e compare os resultados!

comparativo-inicialcomparativo-final

Veja a construção deste sorriso!


Caso Clínico 3

restauracao-j-inicial-final

restauracao-inicialrestauracao-final


Caso Clínico 4

restauracao-3-inicial-final

comparativo-levi-inicialcomparativo-levi-final


Como é o tratamento?

Basicamente, o tratamento consiste na remoção da parte do dente que está com cáries ou traumas, em seguida é feita uma limpeza de toda a área afetada. Com a região da restauração limpa e tratada é realizado o preenchimento da cavidade resultante da remoção da área danificada do dente.

Objetivos:

Promover restauração de dentes danificados por cáries profundas ou traumas, promovendo o restabelecimento da estética e funcionalidade dos dentes, além de evitar a perda do dente através da extração.

Indicações:

– Tratamento de cáries;

– Dores de dente;

– Fraturas ou traumas nos dentes;

– Melhoria estética no formato e cor dos dentes;

– Restauração de dentes danificados.

Vantagens:

– Solução rápida;

– Eliminação de cáries;

– Preservação de dentes que poderiam ser removidos;

– Ajuda a evitar um futuro tratamento de canal.


Casos Clínicos

Principais dúvidas sobre Restaurações:

Toda dor de dente precisa de uma restauração?

Não, em casos mais simples existem procedimentos que podem resolver o problema de maneira mais fácil. Porém, em casos mais complexos, pode ser necessário o tratamento de canal.

Toda a dor dente é causada por cáries ou traumas?

Não, os motivos são diversos e uma avaliação com cirurgião dentista é determinante para saber o real motivo da dor.

Eu já tenho uma restauração de cor escura e gostaria de trocar por uma na cor do meu dente, é possível?

Sim, é muito comum as pessoas ficarem insatisfeitas com restaurações mais grosseiras, e procurarem as restaurações em porcelana que ficam muito mais bonitas e discretas.

O tratamento é muito demorado?

Não, são necessárias poucas sessões e há casos em que em uma única sessão é possível fazer o tratamento.

Vou sentir muita dor? É preciso anestesia?

É comum algum leve desconforto e com a anestesia não há dores no tratamento.

Vou precisar de cuidados especiais com relação à higiene dos dentes depois do tratamento?

Os cuidados devem ser os mesmos para a higiene correta, com escovação, uso de fio dental e enxaguatório bucal.

Algum tempo depois do tratamento meu dente pode voltar a doer?

Mesmo que o tratamento tenha sido bem sucedido, é possível que os dentes voltem a ter cáries e provocar dor.

E quando os danos ao dente são muito severos, o que pode ser feito?

Nesses casos, podem ser feitas restaurações com facetas, coroas e implantes.

Dentista em Fortaleza