Tratamento da ATM

Talvez você não saiba, mas a Articulação Temporomandibular (ATM), é uma das articulações mais importantes e complexas do corpo humano. Ela é responsável pela movimentação da mandíbula e é determinante em diversas situações do nosso cotidiano como a fala e a alimentação. Quando algum problema atrapalha o funcionamento normal dessa importante estrutura, a odontologia classifica de DTM ou Disfunção da ATM.

Quais são os sintomas de Disfunção da ATM?

Sintomas de Disfunção da ATM

Dores de cabeça, no ouvido e ao mastigar são sintomas de Disfunção da ATM.

Ao se manifestar a DTM traz diversos transtornos e incômodos ao paciente, os mais conhecidos são:

– Dores de cabeça;

– Zumbidos e dores no ouvido;

– Tonturas e enjoos;

– Dor ao bocejar ou mastigar;

– Dificuldades para mastigar;

– Sensações de “cliques” e estalos, ou até que a mandíbula não está “encaixada” corretamente à face;

– Travamento das mandíbulas;

– Alterações na forma da arcada dentária.

Como é o tratamento?

O tratamento vai depender da causa do problema que pode ser a oclusão (mordida) do paciente, problemas ósseos (crescimento desproporcional dos ossos da face), problemas musculares ou até psicológicos (stress e problemas emocionais).

Identificado o problema, o tratamento se adaptará ao fator causador da DTM. Os tratamentos mais comuns são:

– Aparelhos ortodônticos para o alinhamento da arcada dentária;

– Próteses para reabilitação da arcada dentária;

– Implantes dentários para reposição de dentes ausentes;

– Placas de mordida, de uso noturno ou diurno, feitas sob medida para o paciente;

– Técnicas de relaxamento em caso de disfunção por problemas emocionais.

Depoimentos de Pacientes

Maria Angélica (Tratamento da ATM)

Sr. João Paulo (Tratamento da ATM)

Objetivos:

Controlar, tratar e prevenir problemas na Articulação Temporomandibular – ATM, que causa inúmeros incômodos a quem sofre de disfunções nessa articulação, como tontura, enjoo, dificuldades para mastigar ou falar, dores de cabeça, ouvido e mal estar.

Indicações:

Pacientes que apresentam alguns ou todos os sintomas citados acima, sofrendo com disfunções da ATM.

Vantagens:

– Tratamento sempre adaptado a cada caso específico;

– Devolve a mastigação natural e adequada;

– Auxílio importante para problemas de dicção;

– Solução para dores de cabeça e ouvido que não foram diagnosticadas pela medicina;

– Melhora do sorriso com o alinhamento das mandíbulas.

Principais dúvidas sobre Tratamento da ATM:

Sinto dores de cabeça insistentes, devo ir ao neurologista ou dentista?

O diagnóstico da disfunção de ATM é conjunto entre a odontologia e a medicina, e pelo fato da dor de cabeça ter diversas causas, o ideal é que se procure primeiro o médico.

E nos casos das dores de ouvido e tonturas?

Nesses casos, o ideal é que se procure primeiro o otorrinolaringologista, se houver suspeita de disfunção da ATM o cirurgião dentista deve ser acionado.

Como os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, qual é a forma correta de se identificar a disfunção?

Através de diversos exames no consultório e radiografias.

Existe uma idade média para que se apresentem os sintomas da DTM?

Não, é possível que o problema se manifeste em diversas etapas da vida, desde a infância e adolescência (em casos mais raros) a terceira idade.

Porque o diagnóstico da DTM é tão difícil?

As dores causadas pela disfunção, são musculares e podem se concentrar em diversas partes do crânio, confundindo e atrapalhando o a diagnóstico correto.

As placas de mordida podem ajudar no problema de que maneira?

A placa de mordida, também conhecida como “splint”, é um aparelho confeccionado sob medida para o paciente, que se encaixa nos dentes superiores e desliza sobre os dentes inferiores, impedindo que o ranger dos dentes.

Como a falta de dentes pode agravar o problema de ATM?

A ausência do dente pode fazer com que a mordida não seja correta (má oclusão). E essa mordida desalinhada ou cruzada é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento da disfunção de ATM.

Como o implante dentário e o aparelho ortodôntico podem ajudar a tratar e prevenir a D-ATM?

Com o implante, o problema da ausência não se torna mais determinante para a má oclusão (mordida desalinhada) que é uma das causas do problema. No caso do aparelho ortodôntico, da mesma maneira, ajuda promovendo o alinhamento dos dentes.

Dentista em Fortaleza