Blog

Posso escovar os dentes com bicarbonato de sódio?

By 13 de janeiro de 2019julho 6th, 202038 Comments
bicarbonato de sódio para escovar os dentes

Na busca por dentes mais brancos, muitos pacientes nos perguntam se o uso do bicarbonato de sódio com o creme dental durante a escovação é indicado para se alcançar tons mais claros nos dentes. A resposta é que este método de clareamento não é indicado, e poderá prejudicar sua saúde bucal!

O bicarbonato de sódio é um sal, uma substância alcalina muito utilizada em produtos para saúde, higiene, limpeza, cosméticos, e até alimentícios. Nos cremes dentais encontramos as quantidades certas de bicarbonato que auxiliam na limpeza dos dentes, entretanto, o uso caseiro do bicarbonato de sódio pode ser perigoso, pois se trata de uma substância abrasiva, que causa o desgaste do esmalte dos dentes.

O bicarbonato não irá clarear seus dentes, ele fará uma espécie de esfoliação, limpeza, tirando as manchas mais aparentes, causando uma falsa e temporária sensação de branqueamento, quando na verdade o que acontece é que o esmalte dos seus dentes estará sendo comprometido pelo processo abrasivo do bicarbonato.

O que pode ocorrer com o uso do bicarbonato de sódio nos dentes?

Você poderá adquirir lesões dentais, chamadas na odontologia de lesões de classe cinco, lesões de erosão e lesões de microabrasão. Estas lesões causarão sensibilidade, dor, enfraquecimento do dente, sangramento das gengivas. Também poderá haver perca da anatomia dos dentes, ou seja, a longo prazo o dente será desgastado pelo uso indevido do bicarbonato.

Para que serve o esmalte do dente?

O desgaste do esmalte dental é um grande prejuízo a saúde bucal. O esmalte é o grande responsável por proteger todo o dente, sendo composto basicamente por minerais ele se apresenta como uma camada externa resistente e protetora da dentina e dos nervos. Quando esta camada é de alguma forma enfraquecida, o dente ficará exposto a todo tipo de problema, como por exemplo, cáries e sensibilidade.

O esmalte é uma camada porosa, responsável pela cor dos nossos dentes. Quando tomamos vinho ou café, por exemplo, logo percebemos a cor dos nossos dentes sendo alterada, isto se dá porque o alimento alcança os poros do esmalte, porém com uma escovação adequada este alimento será eliminado e a cor voltará ao normal. Se utilizarmos o bicarbonato durante esta escovação, o que ocorrerá será uma esfoliação superficial do dente, ou seja, atinge o esmalte dental e o corrói por ser abrasivo.

Busque sempre a maneira mais saudável

Existem formas seguras, eficazes e acessíveis de se ter dentes mais brancos. Clareamentos caseiros com gel, clareamento a laser, e até uma simples limpeza feita por seu dentista poderá clarear de verdade seus dentes. Portanto não vale a pena seguir estas famosas receitinhas da internet e comprometer a sua saúde bucal e qualidade de vida. Tome bastante cuidado, produtos e métodos que prometem milagres e resultados instantâneos podem na verdade ser grandes vilões contra seus dentes. Procurar soluções com seu dentista sempre será a melhor opção.

Para saber mais, acompanhar nossos casos clínicos, e manter-se sempre informado sobre as novidades da odontologia, acesse nossas redes sociais:

https://www.youtube.com/watch?v=soCredWuf3E

https://www.instagram.com/clinicaadrianoabreu/?hl=pt

https://www.facebook.com/ClinicaAdrianoAbreu

Leave a Reply