Blog

Existe implante de Gengiva?

as-lesoes-de-perda-de-gengiva-ocorrem-mais-intensamente-nos-dentes-caninos-e-molaresImplante dentário todo mundo conhece, não é mesmo? Mas e implante de gengiva? Bom, antes de qualquer coisa vamos responder a pergunta título dessa página: Existe implante de gengiva? A resposta é um categórico não! Então, quer dizer que se alguém perde gengiva ficará com este “buraco” pro resto da vida? A resposta também é não! Mas calma, para a odontologia moderna, praticamente tudo tem jeito, e com os casos de perda de gengiva não seria diferente!

 

Se você está tendo problemas com perda de gengiva e percebe que a dia que passa, a gengiva está diminuindo, existe sim solução, mas não é o implante de gengiva (que não existe) e sim outro procedimento: o enxerto gengival. Mas e o que é um enxerto gengival? É o que você descobrir agora mesmo!

Um enxerto gengival nada mais é que a retirada de um “pedaço” de gengiva de um lugar e a “implantação” desse tecido em outro. Na prática funciona assim: geralmente esta perda de gengiva ocorre principalmente perto da raiz do dente, e o dentista retira um pouco de tecido gengival do céu da boca ou na região próxima as dentes de trás. Uma vez removido o tecido de uma região que tenha gengiva “sobrando”, este tecido é enxertado (suturado) exatamente onde a gengiva está “faltando”. Por isso o nome do procedimento é enxerto gengival, o que é bem diferente de um implante!

Existem casos onde os enxertos não são possíveis? Sim, sem dúvidas! Mas nestes casos mais complicados onde não é possível retirar parte da gengiva de um lugar e enxertar no outro, temos mais duas opções: a produção de gengiva “artificial” com resina ou porcelana. Quando é feito com resina, o processo de construção de gengiva sintética com resina, o dentista esculpe resinas nas cores da gengiva do paciente reconstruindo a aparência da gengiva do paciente modelando estas resinas. Veja nas imagens abaixo uma reconstrução gengival com resina.

Restauração de Gengiva com Resinas

Restauração de Gengiva com Resinas

 

Quando nem com enxertos e nem com resinas é possível reconstruir a gengiva do paciente a opção é uma só: prótese. Neste caso não é o gengiva que produz diretamente a gengiva sintética do paciente, mas o laboratório de prótese que constrói uma estrutura em porcelana que contemple dentes e gengivas que simulam essa gengiva. Essa reconstrução pode ser parcial (de um a três dentes) ou total (toda a arcada superior, inferior ou ambas). Ficou curioso pra ver como é uma “gengiva de porcelana”? Veja nas imagens abaixo.

 

Agora você já sabe que não existe “implante de gengiva”, e também descobriu que perda de gengiva tem solução: os enxertos gengivas. Vamos encerrar nossa conversa com uma dica importante: como evitar a perda de gengiva. Antes de tudo é preciso que você saiba as principais causas da perda gengiva, são elas:

 

  • Escova de dentes inadequada (cerdas duras ou macias demais);
  • Escovar os dentes da maneira errada (com muita força);
  • Escovar os dentes na hora errada (devemos esperar 30 minutos após comer para fazer a higiene por conta da acidez da boca);
  • Bruxismo e apertamento dos dentes;
  • Fumo;
  • Roer unhas.

escovacao-errada escolha-da-escova-de-dentes-errada roer-as-unhas horario-da-escovacao consumo-de-alimentos-e-bebidas-com-acidez roer-as-unhas-onicofagia tabagismo bruxismo

Leave a Reply

Open chat
Precisa de ajuda?
Marque sua consulta com o Dr. Adriano Abreu pelo WhatsApp!
Powered by