Gengiva Sangrando | Sangramento na gengiva

By 23 de agosto de 2019julho 6th, 2020256 Comments

Gengiva sangrando é algo que jamais deve ser ignorado, pois é um sinal importantíssimo de que algo está errado! Sem qualquer sensacionalismo podemos dizer sem medo que sangramento na gengiva é, de fato, um alerta vermelho, literalmente. Problemas gravíssimos de saúde bucal começam com sangramentos na gengiva, e se você ignorar este aviso importante as consequências podem ser realmente sérias, podendo chegar até a perda de dentes! Imagine só que este “gostinho  de sangue” em sua boca nada mais é que seu corpo dizendo: “cuide melhor de suas gengivas urgentemente, ou você irá perder dentes!”. Nem precisamos dizer que perder um dente é algo terrível para nossa saúde e aparência, e pior ainda, ao perder um dente todos os outros dentes passam por riscos, pois o espaço vazio pelo dente perdido tende a fazer com que os demais dentes se movimentem e “enfraqueçam”.

Ainda falando sobre a relação entre a saúde da gengiva e a perda de dentes, temos outra informação que irá fazer você ter ainda mais atenção com o sangramento gengival. Você sabe qual é o maior fator causador da perda de dentes? Cáries, certo? Errado! A maior causa de perda dentária no mundo não as famosas cáries e sim problemas na gengiva, principalmente a chamada doença periodontal. Agora que você já sabe a gravidade do problema e a importância de manter a saúde da gengiva para evitar não só a perda de dentes, mas também outros problemas como o mau hálito (outro sinal importantíssimo de algo com sua saúde bucal não está bem), vamos falar das causas e soluções do sangramento gengival.

As principais causas do sangramento gengival estão relacionas à má higiene da boca, seja pela falta de escovação, pela forma errada de escovar os dentes, ou não uso do fio dental. A higiene incorreta e o acúmulo de alimento entre os dentes formam o cálculo dentário, mais conhecido como tártaro, que na verdade é uma verdadeira colônia de bactérias que provocam pequenas infecções que “corroem” a estrutura da gengiva, que aos poucos vai ficando enfraquecida, comprometendo toda a estrutura dentária, o que irá fazer uma espécie de colapso dessa estrutura; um verdadeiro desmoronamento que irá carregar consigo gengivas e dentes, daí toda a preocupação com o sangramento da gengiva que é o primeiro sinal visível deste colapso. Portanto, cuidar do sangramento gengival é evitar todo este “desmoronamento”.

Próteses dentárias e restaurações (obturações) antigas podem ser a causa do sangramento!

Não é só a falta de higiene que pode causar sangramentos na gengiva, outros fatores menos frequentes como falta de vitamina K e até gravidez ou leucemia podem ser a causa do problema. Porém, outra causa importante  que merece sua atenção são os trabalhos antigos realizados com o dentista como próteses dentárias mal adaptadas ou restaurações antigas em amálgama (daquelas prateadas). Estes trabalhos antigos podem estar se soltando ou simplesmente mal encaixadas, provocando o sangramento e a solução para o sangramento certamente passa por essa problema que deve ser analisado com o dentista.