Protese de Acrílico ou Porcelana? Qual a diferença?

os-black-spaces-deixam-a-aparencia-extremamente-desagradavel-e-envelhecida

Os chamados black spaces dão uma aparência extremamente desagradável e envelhecida ao rosto.

Ter um ou mais dentes faltando em seu sorriso é certamente algo muito incômodo e constrangedor. Além da falta de dentes, outro aspecto que tira a beleza e a harmonia ao sorrir são as gengivas, que com o passar do tempo, associada à perdas ósseas podem se desgastar formando os chamados black spaces. Este nome se dá por conta do vazio existente entre os dentes e a gengiva que traz uma aparência extremamente desagradável e envelhecida ao rosto como um todo.

 

Mais importante que a estética, a mastigação é fator determinante para utilizar próteses

Mais importante que a estética, a mastigação é fator determinante para utilizar próteses

Um belo sorriso vai além da aparência estética, passando pela imagem das pessoas, sendo fator importante na vida pessoal e profissional na chamada boa aparência. Indo mais profundamente na questão da perda dentária, mais importante que a aparência, os aspectos funcionais são extremamente relevantes para a saúde como um todo, afinal, a boa mastigação é essencial para uma vida saudável.

 

Quando a perda de dentes é total, o mais indicado é a substituição com as próteses totais, as populares dentaduras. Neste ramo da odontologia, as opções mais comuns são as próteses em acrílico e as próteses protocolo em porcelana. Mas e na hora de escolher, qual a melhor opção? Prótese dentária em acrílico ou em porcelana?

 

A solução para esta dúvida já poderia ser alcançada ao sabermos que a prótese em porcelana é uma grande evolução na odontologia. As próteses em acrílico são mais antigas e quando falamos de beleza e estética dos resultados finais, foram ultrapassadas pela sofisticação e naturalidade das próteses em porcelana, material que se parece muito mais com os dentes e gengivas naturais. Se você busca um resultado estético de alto nível, sem dúvida você pode escolher pelas próteses em porcelana.

 

Paciente que trocou prótese em acrílico por prótese em porcelana.

Paciente que trocou prótese em acrílico por prótese em porcelana.

 

Prótese em acrílico que mudou de cor com o tempo

Prótese em acrílico que mudou de cor com o tempo

Ainda falando das diferenças com relação à aparência, existe um fator que também merece sua atenção: a mudança de cor dos materiais. O termo técnico na odontologia para o grau de persistência da cor é a inércia química. Neste aspecto, as próteses dentárias em porcelana também se mostram melhores quando comparadas com as de acrílico. Ou seja, as próteses em acrílico mudam de cor com o tempo e por mais que os cuidados de higiene sejam bem executados, isso é inevitável. Já nas próteses em porcelana, essa mudança de cor não acontece por conta de sua maior inércia química.

 

As vantagens das próteses em porcelana com relação às feitas em acrílico vão além da beleza e naturalidade dos resultados, passam também pelos aspectos da saúde bucal. Isso se dá por conta do acúmulo de placa bacteriana, que nos dentes naturais é responsável pela formação das cáries. Este acúmulo é bem menos severo nas próteses em porcelana, que é um material de alta tensão superficial, o que diminui o risco de se adquirir doença gengival.

Algumas etapas da construção de uma prótese em cerâmica

Algumas etapas da construção de uma prótese em cerâmica

 

Com tantas vantagens é possível que se pense que as próteses em porcelana condenaram as próteses em acrílico à obsolescência, o que não é verdade. As próteses totais feitas em acrílico ainda não foram extintas e possuem ainda algumas vantagens. Entre estas vantagens está a economia e a possibilidade de reparos, pois a resina acrílica permite acréscimos. Até quem escolhe as próteses protocolo em porcelana pode se beneficiar do acrílico, pois muitas vezes as próteses totais em acrílico funcionam como uma espécie de “provisório de luxo” para as próteses em porcelana.

Prótese em porcelana pronta

Prótese em porcelana pronta

 

Dentre todas as diferenças, destacamos outro fator que pode influenciar em sua decisão na hora de escolher sua prótese: a fixação da mesma. Nas próteses totais em acrílico (prótese total), elas são acomodadas sobre a gengiva, podendo ser retiradas a qualquer momento. Já nas próteses protocolo em cerâmica, ou protocolo em acrílico sua fixação se dá através de implantes (geralmente entre 4 e 6 implantes), o que tornam as próteses fixas na boca. Dessa maneira, não há risco da prótese se soltar e sua retirada só pode ser feita pelo dentista.

 

Detalhe da translucidez de uma prótese em cerâmica

Detalhe da translucidez de uma prótese em cerâmica

Se você precisa de uma prótese para perdas dentárias totais, e procura o que existe de melhor no universo da odontologia estética, precisa conhecer a mais sofisticada das próteses atuais: a prótese dentogengival em cerâmica ou acrílico. Esta prótese além de todas as vantagens da cerâmica que já conversamos, traz um diferencial importante: a discrição. Isso se dá por conta de um fator que denuncia a existência das antigas próteses totais, que é a projeção da região entre o lábio e o nariz, resultado das perdas ósseas e do excesso de acrílico das próteses mais antigas. Com a prótese dentogengival isso não acontece e o sulco característico desta região dá ao resultado final uma aparência bem mais natural.

 

Comparativo entre próteses de porcelana e em acrílico

Comparativo entre próteses de porcelana e em acrílico

A principal vantagem desta técnica é evitar que esta região acima do lábio fique plana, o que deixa a aparência do rosto mais jovem, além de não denunciar a existência da prótese. Se você se interessou, veja aqui nosso texto sobre prótese dentogengival.

 

 

1 Comentário

  1. Adriano Ferratto -

    Trabalho magnífico! Obrigada por apresentar tais informações ao público. Muito bom obter informações precisas, ricas e abundantes para podermos fazer uma escolha tão importante como essa. Parabéns!

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza