Tratamento de Gengiva (Periodontia)

Conhecida popularmente apenas como “Tratamento de Gengiva”, a Periodontia é o ramo da odontologia que trata e previne doenças dos tecidos periféricos aos dentes, ou seja, as gengivas e os ossos que dão suporte aos dentes. As gengivas merecem uma atenção especial na saúde bucal, e muitas vezes a falta de higiene adequada e maus hábitos podem provocar doenças na região.

Os principais males que acometem as gengivas são:

– Tártaro: É a placa bacteriana, acumulada devido à má higiene bucal que ao reagir com a saliva, forma uma camada endurecida que fica aderida ao dente. Depois de formada, somente o dentista pode retirá-la, cabendo ao paciente apenas a prevenção através de boa higiene bucal.

– Gengivite: É a inflamação das gengivas provocada pela irritação decorrente da placa bacteriana. Sendo o estágio inicial de doenças mais sérias da gengiva, a gengivite deve ter seu tratamento o mais rápido possível, evitando dores e problemas mais sérios decorrentes da Periodontite.

– Periodontite: Uma das principais causa de perda de dentes. A periodontite é uma doença inflamatória que atinge os tecidos gengivais, sendo resultado principalmente da má higiene e do acúmulo de tártaro. Se não tratada o mais rápido possível, ocasiona além de dor e inchaço nas gengivas, mau hálito (halitose), aumento da sensibilidade, alteração na posição, enfraquecimento e perda dos dentes.

Quais são os sintomas dos problemas na gengiva?

– Mau Hálito;
– Sangramentos durante a escovação;
– Aumento da sensibilidade dos dentes;
– Alteração da posição dos dentes;
– Enfraquecimento ou amolecimento dos dentes;
– Irritação, inchaço ou vermelhidão nas gengivas.

Como é o tratamento?

O tratamento pode variar de acordo com a gravidade do problema e com o diagnóstico recente ou não.  Nos casos mais simples e de diagnóstico precoce, basta que se faça a raspagem da região afetada para remover o tártaro. Nos casos mais complexos, onde a infecção é mais profunda e o comprometimento da estrutura das gengivas é maior, é preciso realizar o procedimento com cirurgião dentista que irá deslocar o tecido gengival e remover a placa bacteriana da raiz do dente, em seguida recolocando o tecido e promovendo a sutura. O procedimento é feito no consultório com anestesia local, sem maiores desconfortos ao paciente.

Objetivos:

Controlar, tratar e prevenir problemas nos tecidos em volta dos dentes, principalmente acúmulo de tártaro que provocam infecções, sangramentos e perda de dentes.

Indicações:

– Tratamento de Tártaro;
– Dores de nas raízes dos dentes;
– Inflamações e vermelhidão das gengivas;
– Estética dos dentes prejudicada por acúmulo de placa bacteriana nos dentes.

Vantagens:

– Regeneração dos tecidos destruídos por doenças periodontais;
– Prevenção de doenças periodontais mais graves;
– Preservação de dentes que poderiam ser removidos;
– Ajuda a evitar um futuro tratamento de canal;
– Solução para sangramentos, inflamações e irritações nas gengivas;
– Promove um sorriso mais bonito e com aspecto saudável sem tártaro.

Principais dúvidas sobre Periodontia:

Quais são as causas das doenças da gengiva?
De maneira geral, a principal causa é a má higiene bucal que provoca o acúmulo da placa bacteriana. Além disso, o próprio envelhecimento dos tecidos pode ser um fator determinante. Outros fatores a serem considerados são: Diabetes e outras doenças hereditárias, alterações hormonais, Fumo e consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Se eu não tratar os problemas de gengiva, posso perder dentes?
Sim, quando o caso evolui para uma periodontite, há o risco do dente enfraquecer em sua raiz e cair.

É comum a gengiva sangrar?
Exceto em casos onde a escovação foi muito forte ou por qualquer outro atrito, não é normal as gengivas sangrarem. Em caso de algum sangramento prolongado na gengiva é preciso procurar o dentista o mais rápido possível para uma consulta de prevenção.

Meus dentes ficaram mais sensíveis de repente. Isso é sinal de alguma doença nas gengivas?
É possível que sim, mas existem outros motivos para aumento da sensibilidade. O ideal é que se procure o dentista sempre que sentir alterações na sensibilidade dos dentes.

Minha gengiva está “sumindo” perto da raiz, o que está acontecendo?
O que ocorre é o que chamamos de retração gengival. Nesse caso, há um deslocamento da gengiva por diversos motivos, que faz com que a raiz do dente fique desprotegida, provocando dores, hipersensibilidade e sangramentos.

É possível preencher esse espaço onde a raiz fica exposta? É possível recolocar a gengiva no local?
Sim, essa é uma das áreas de atuação da periodontia, onde o processo cirúrgico possibilita a recolocação da gengiva, cobrindo a raiz exposta do dente.

O tratamento é muito demorado?
Não, são necessárias poucas sessões e há casos em que em uma única sessão é possível fazer o tratamento.

Vou sentir muita dor? É preciso anestesia?
É comum algum leve desconforto e com a anestesia não há dores no tratamento.

Vou precisar de cuidados especiais com relação à higiene dos dentes depois do tratamento?
Os cuidados devem ser os mesmos para a higiene correta, com escovação, uso de fio dental e enxaguatório bucal.

Algum tempo depois do tratamento meu dente pode voltar a doer?
Mesmo que o tratamento tenha sido bem sucedido, é possível que os dentes voltem a ter cáries e provocar dor.

O tratamento também melhora a estética dos dentes?
Não há dúvidas de que os dentes com acúmulo de tártaro possuem uma aparência desagradável. Com a periodontia, o paciente terá um sorriso bonito e saudável com aparência de boa higiene.

Dentista em Fortaleza