Blog

O que causa perda de gengiva?

By 29 de agosto de 2019julho 6th, 2020No Comments
enxerto gengival 1

Quais são as causas da perda de gengiva? Antes de qualquer coisa é bom dizer que não existe “perda de gengiva” e o nome certo do problema é “retração gengival”. Dito isto, vamos direto ao ponto e dizer o que causa a retração da gengiva. Evidentemente que são vários os possíveis motivos, e geralmente, nunca é apenas um deles a causa do problema, ou seja, uma combinação de fatores que fazem você ter a péssima sensação de olhar-se no espelho e perceber que sua gengiva está diminuindo.

Entre estes vários fatores, o mais comum é, obviamente, a falta de cuidados de higiene bucal e a escovação dos dentes de forma errada. Não iremos ensinar pra você como escovar os dentes corretamente, pois já temos uma página específica para ensinar o que você deve fazer para higienizar seus dentes corretamente, o que vamos dizer aqui é o que você não deve fazer ao escovar dentes, para evitar a perda de gengiva. Vamos lá?

hora-certa-para-escovar-os-dentes

  • Escolha da escova de dentes certa: o primeiro passo para evitar a perda de gengiva.

 

Escovas de dentes não são todas iguais! Existe um tipo de escova certo para você, que pode ser com cerdas mais duras ou macias, e a escolha da escova de dentes ideal para sua necessidade é fundamental para evitar a perda de gengiva! Uma escova com cerdas mais duras que o necessário fazer como que ao escovar os dentes, essa firmeza excessiva das cerdas da escova podem “corroer” o tecido gengival, provocando desgaste na região e perda de gengiva. Por outro lado, escovas macias demais podem não fazer a limpeza completa da região, retendo alimento e causando problemas mais graves como sangramento na gengiva. Por isso, não deixe de escolher com seu dentista a escova ideal para você!

escovacao-errada

  • Escove os dentes na intensidade certa!

 

Uma das principais causas de perda de gengiva é a forma errada de escovar os dentes com relação à força aplicada durante a escovação, ou seja, quando escovamos os dentes com muita força. Você já sabe que precisa encontrar com seu dentista a escova ideal para sua escovação, porém, de nada adianta você ter a escova de dentes perfeita se você coloca muita força durante seu uso. Escovar os dentes com muita força com certeza irá fazer com que você perca gengiva! Tome cuidado!

foto de má escovação

  • Escove os dentes na hora certa!

 

Sempre ouvimos dizer “escove os dentes após as refeições!”, o que está certíssimo, porém muito pessoas pensam que devem escovar os dentes imediatamente após se alimentar, o que é bastante perigoso para sua gengiva! Quando mastigamos a acidez de nossa boca muda completamente, e se escovarmos os dentes logos após as refeições, iremos agredir nossas gengivas com esta acidez. É fundamental esperar esta acidez diminuir para escovar os dentes, e o tempo necessário para isso é, em média, 30 minutos. Jamais use sua escova de dentes logo após as refeições, aguarde este tempo para que a acidez da boca seja menos agressiva ao seu tecido gengival.

nunca-e-demais-lembrar-que-o-fio-dental-e-indispensavel

  • Uso incorreto do fio dental pode fazer você perder gengiva!

 

Se você chego até aqui já deve saber que a higiene bucal é o ponto de equilíbrio para evitar a perda de gengiva, e todos nós também sabemos muito bem que apenas escovar os dentes não é o suficiente para cuidar da saúde bucal, é preciso mais, e o fio dental é o complemento ideal para uma boa higiene dos dentes e também das gengivas. O principal erro das pessoas é achar que, por ser um complemento da escovação dos dentes, o fio dental deve ser utilizado depois de escovar os dentes quando, na verdade, o certo é passar o fio dental antes de usar a escova de dentes. Você pode até usar o antes e depois de escovar os dentes, mas nunca somente depois!

bruxismo

  • Apertamento dos dentes e bruxismo: um perigo para sua gengiva!

 

O hábito de apertar os dentes, seja por estresse, ou por problemas com bruxismo provoca um verdadeiro terremoto em suas estruturas gengivas, fragilizando os tecidos e provocando a perda de gengiva. Por isso é indispensável tratar esse problema que além de ameaçar suas gengivas, pode lhe trazer problemas de saúde ainda maiores como perda de dentes, dores de cabeça e até Disfunção da ATM.

 

  • Maus Hábitos que podem provocar perda de gengiva:

 

Existem muitos hábitos que podem provocar a perda de gengiva, mas as principais ameaças são: fumo, refrigerantes, bebidas muito ácidas como vinho (principalmente o vinho branco) e até roer unhas! Uma dica importante é: sempre que ingerir alimentos ou bebidas ácidas, combine sempre com bom copo com água para diminuir os efeitos nocivos dos ácidos e manter o equilíbrio da acidez da boca.

 

 

  • Quer evitar a perda da gengiva, então atenção com a dica principal!

 

Sabe qual o maior de todos os motivos para a perda de gengiva? É a falta da consulta anual ao dentista! Se você todo ano ao dentista (o ideal seria ir semestralmente), com certeza saberá que algo está errado com a sua saúde bucal logo nos primeiros sintomas, e todos nós sabemos que prevenção é tudo! Ir regularmente ao consultório do dentista irá lhe dar a oportunidade de resolver qualquer problema de saúde bucal antes que ele provoque a perda de gengiva!

Leave a Reply