Talvez um dos procedimentos estéticos mais conhecidos da odontologia, a ortodontia, através do aparelho ortodôntico (ou aparelho dentário), traz aos pacientes a oportunidade de alinhar e harmonizar a disposição dos dentes de forma agradável e bonita. Não há duvida que dentes tortos e desalinhados são incômodos, e não trazem apenas problemas estéticos e até psicológicos por conta da baixa autoestima de quem sofre do problema. Muitas pessoas não sabem, mas além dos problemas estéticos, os dentes desalinhados também podem atrapalhar a escovação e ser fator determinante para o agravamento de outros problemas como formação de tártaro, placa bacteriana, cáries, etc. Com a evolução da ortodontia, a variedade de aparelhos tem aumentado muito nos últimos anos. Há duas possibilidades de tratamento ortodôntico: a ortodontia convencional que utiliza o já conhecido aparelho ortodôntico tradicional e a ortodontia invisível com aparelhos mais discretos que podem ser uma ótima opção para adultos que tem receio de expor o aparelho ortodôntico. Para mais informações, assista a entrevista do Dr. Adriano Abreu sobre o invisalign, nome comercial do aparelho ortodôntico invisível.
Braquete metálico tradicional ou Braquete estético em Safira?
Impossível não pensar em alinhamento de dentes e não lembrar do aparelho dentário! Muitas pessoas fazem parte de uma geração que não teve muitas opções com relação a ortodontia, e o famoso “sorriso metálico” foi o motivo para que muitas destas pessoas desistissem de cuidar da beleza de seu sorriso. Hoje os tempo são outros, e existem sim muitas opções de aparelho, que vão desde os que utilizam braquetes de safira que são transparentes e por isso chamados de estéticos. Este tipo de aparelho caiu no gosto dos adultos que viram nos braquetes estéticos a oportunidade de ter um sorriso alinhado e uma saúde bucal melhor, mas sem ostentar um aparelho muitas vezes indiscreto e que para alguns profissionais chega até a ser inconveniente.
Agora que existem estes aparelhos “transparentes”, muitos podem pensar que o aparelho metálico tradicional está obsoleto e em desuso, o que não é verdade. O “bom e velho” braquete metálico está aí firme em sua função essencial: a movimentação dos dentes. Com os chamados braquetes estéticos a função também é a mesma e na hora de escolher entre um ou o outro, a opção na maioria das vezes é absolutamente estética. Outra ideia errada que fazem é de considerar o braquete transparente em safira mais frágil e menos eficiente que o braquete metálico, o que também não é verdade. Os braquetes em safira são extremamente resistentes e possuem uma excelente eficiência na movimentação dentária, promovendo em boa parte dos casos movimentações até mais rápidas. Vale lembrar também que os braquetes em safira não ficam amarelados com o tempo!