Tratamento odontológico do Ronaldinho | Facetas e lentes de contato dentais

A odontologia estética tem evoluído muito, e hoje, podemos afirmar que as lentes de contato dentais são o que há de mais sofisticado na estética dental. Facilmente encontradas nos sorrisos perfeitos das capas de revistas e artistas de TV, as lentes de contato são uma excelente alternativa para quem quer conquistar um sorriso bonito, com resultados rápidos e extremamente satisfatórios.

Lentes de Contato Dentais

Lentes de Contato Dentais

Finas e discretas, as lentes de contato dentais parecem lentes para os olhos

Finas e discretas, as lentes de contato dentais parecem lentes para os olhos

Chamamos esse tipo de procedimento de facetas lentes de contato, por se tratarem de capas de porcelana, extremamente finas e discretas, parecidas com lentes de contato para os olhos. Quem vê uma estrutura aparentemente tão fina e delicada, imagina que se trata de algo frágil e descartável, mas na verdade é exatamente o contrário, pois as  lentes de contato se unem aos dentes naturais formando uma unidade sólida, forte e duradoura. A resistência e a durabilidade resultantes da união entre os materiais de alta qualidade e a anatomia dos dentes naturais, são vantagens inquestionáveis.

Lentes de Contato Dentais Antes e Depois
Situação inicial e final de um caso clínico

Situação inicial e final de um caso clínico

Quando falamos em lentes de contato dentais, conforto e praticidade são palavras-chave, pois é um procedimento rápido e prático para o paciente, que pode sair feliz exibindo seu novo sorriso em apenas duas sessões! As vantagens com relação ao conforto não param por aí: o processo de adesão das lentes de contato é feito diretamente no esmalte, que é parte mais externa do dente, sem a necessidade de desgastá-lo para a cimentação. Com isso, processos dolorosos e incômodos são eliminados na construção do novo sorriso e sequer há necessidade de anestesia.

Quem procura um sorriso perfeito, irá facilmente se encantar pela técnica que possui diversas aplicações, entre elas:

--       Dentes muito pequenos;

--       Dentes desgastados;

--       Dentes desalinhados;

--       Dentes separados (diastemas);

--       Dentes muito posicionados para trás;

--       Sorriso gengival;

--       Sorriso com aparência infantil;

--       Sorriso com aparência envelhecida.

Planejamento Digital Estético de uma faceta lente de contato

Planejamento Digital Estético de uma faceta lente de contato

Falar de odontologia estética moderna, não é falar apenas em dentes e sim na harmonia do rosto como um todo e as lentes de contato odontológicas são ideais nessa nova filosofia. Associando as facetas aos sofisticados conceitos  da odontologia atual como o Planejamento Digital Estético e o Visagismo, o dentista consegue esculpir um sorriso personalizado que se adeque à personalidade e ao formato do rosto do paciente, que pode se olhar no espelho e ter a ótima sensação de saber que seu novo sorriso valoriza os pontos fortes da sua aparência.

Test-drive do novo sorriso

Poucas pessoas sabem, mas hoje é possível fazer uma espécie de test-drive do novo sorriso com um recurso chamado mock-up (do inglês maquete ou modelo). Com ele, o paciente sente e visualiza na própria boca como ficará o resultado final da reconstrução do sorriso, podendo ter uma visão geral deste resultado e avaliar se o novo design de seus dentes corresponde às suas expectativas, além de poder participar da construção de seu sorriso com o dentista.(veja mais sobre mockup)

Quem usa as lentes de contato odontológicas, pode levar uma vida normal e se alimentar sem nenhum tipo de restrição. A manutenção e a higiene são idênticas às dos dentes naturais.

Se você não está satisfeito com o seu sorriso, saiba que as lentes de contato dentárias podem ser uma excelente solução, pois vão se unir aos seus dentes naturais e você não vai nem lembrar que seus dentes foram reconstruídos  de tão naturais e perfeitos que irão ficar. As lentes são modernas, tem aspecto idêntico aos dentes naturais, e podem resolver aquele problema no sorriso que vem incomodando toda vez que você se olha no espelho. Para que esperar para sorrir sem se preocupar em expor os seus dentes? Um sorriso bonito traz beleza e um aspecto saudável, além de renovar sua auto estima e está ao seu alcance. Venha sorrir sem medo de ser feliz!

SAIBA MAIS SOBRE AS LENTES DENTAIS:

  1. Qual a durabilidade e resistência das lentes de contato dental?

Muitas pessoas se questionam quanto tempo dura uma lente de contato dental.

Quem vê uma estrutura aparentemente tão fina e delicada, imagina que se trata de algo frágil e descartável, mas na verdade é exatamente o contrário, pois as  lentes de contato dental se unem aos dentes naturais formando uma unidade sólida, forte e duradoura. A resistência e a durabilidade resultantes da união entre os materiais de alta qualidade e a anatomia dos dentes naturais, são vantagens inquestionáveis. Na literatura, em estado de uso perfeito, os laminados cerâmicos se mantêm em perfeito estado por cerca de  20 a 25 anos, o que vai depender do profissional que realizou o procedimento, da maneira como ela foi planejada, executada e cimentada, e também do cuidado de cada paciente, pois assim como com os dentes naturais, são necessárias visitas semestrais ao seu dentista.

  1. As lentes de contato dental podem quebrar?

Apenas no caso de um acidente em que aconteça uma queda, pancada ou qualquer outro tipo de trauma que atinja direta e fortemente os dentes, nesses casos, os próprios dentes naturais sofreriam também a fratura ou quebra (ou como quando se abre uma garrafa com os dentes ou ao morder acidentalmente objetos muito duros, como um caroço de azeitona).

  1. As lentes de contato dental podem cair ou descolar?

Quando realizadas por um profissional competente que domina a técnica, dificilmente isso irá acontecer. Nos casos de pacientes que apresentam bruxismo (desordem na qual o paciente range ou aperta os dentes principalmente durante o sono), estes devem usar um dispositivo noturno (placa) para evitar que a pressão exercida nos dentes possa ocasionar desgaste e amolecimento dos mesmos o que consequentemente afetariam as lentes nos dentes, que poderiam se soltar. Nesses casos o dentista irá recomendar o uso.

  1. Posso morder alimentos mais duros como uma maçã usando lentes de contato para os dentes?

Claro que sim. Você pode  fazer tudo o que você faria com seus dentes naturais. Desde que sejam hábitos saudáveis.

  1. As lentes de contato dental podem manchar ou escurecer?

As lentes feitas de cerâmica, conhecidas também como laminados cerâmicos, não mancham, nem mudam de cor. Apenas os dentes naturais, nos quais as lentes são sobrepostas, podem escurecer com o tempo e com o uso de alimentos com muita coloração como café, chá, vinho, açaí e outros. Nesse caso, como as lentes detárias são muito finas e estão sobre os dentes, pode ficar a falsa impressão que estão escurecidas, o que se resolve facilmente com um clareamento dental.

  1. Quanto custa as lentes de contato dental?

Muitas pessoas que almejam fazer esse tratamento  querem saber o preço das lentes de contato dentais para saber se vão ter condições financeiras ou até mesmo se programar, para fazer em um futuro breve. O orçamento das lentes de contato é feito por dente, ou seja, quanto mais ou menos dentes envolvidos, mais caro ou mais barato ficará o seu orçamento. Vale ressaltar que, o seu dentista  precisa fazer uma avaliação minuciosa para analisar se realmente o seu caso poderá ser resolvido com as lentes de contato para os dentes, e nos casos positivos, planejar quantos dentes precisam ficar envolvidos e se precisaria de algum outro tratamento associado, como a plástica gengival, para diminuir a porção de gengiva que recobre o dente. Essa avaliação é imprescindível e fundamental para o sucesso do tratamento e tem que ser presencial ou seja, não pode ser feita através apenas de fotografias. Profissionais sérios jamais passarão seu orçamento sem ter feito um exame no paciente e sem planejar o caso. Entre as clínicas mais baratas e as mais caras os valores costumam variar entre R$1200 e R$3500 por cada dente que receberá a lente de contato dental. Esse valor varia também de acordo com a técnica e o material que será usado. A maioria das pessoas que precisa mudar completamente o sorriso, costuma fazer os dentes anteriores juntos, que no caso seriam 6 dentes ( valor unitário x 6 ), mas existem casos em que há necessidade de se tratar apenas um dente e outros em que o sorriso é mais aberto, de 8 a 10 dentes. Lembrando que somente o dentista, após a consulta presencial e planejamento, poderá passar o orçamento correto para cada caso.

  1. Como funcionam as lentes de contato dental?

São finas capas de porcelanas, que são cimentadas nos dentes naturais e recobrem a parte anterior e inferior de cada dente tratado. Este tratamento é definitivo.

  1. Quais os cuidados com as lentes de contato dental?

Os cuidados são semelhantes aos cuidados com os dentes naturais: visitas semestrais ao dentista, evitar maus hábitos (como morder tampa de caneta, roer unhas, abrir garrafa com os dentes, entre outros) e manter os cuidados de higiene oral diários. O que difere dos dentes naturais é que, o creme dental deve ser sem bicarbonato de sódio ( não pode ter aquela “ areia” na pasta de dentes), para não danificar a porcelana e diminuir a vida útil da lente nos dentes. Nos casos de bruxismo, deve-se dormir sempre com a placa de bruxismo.

  1. Precisa desgastar o dente para colocar as lentes de contato?

Para se colocar as lentes sobre os dentes o ideal é que seja feito um mínimo desgaste no esmalte dental, o que corresponderia à espessura da lente. Imagine uma lente para o olho: essa lente fininha seria a espessura do desgaste realizado. Esse desgaste, que chamamos de preparo, recebe esse nome porque se faz necessário preparar o dente para receber o laminado cerâmico (lente de contato), pois, se não é realizado, o dente não fica encaixado na gengiva como o dente natural, ele ficaria com um sobrecontorno, ou seja, ficaria à frente da gengiva, o que causaria inflamação e sangramento constante nessa região. Mas não se preocupe com esse desgaste, pois ,normalmente à olho nu, ele fica imperceptível.

  1. As lentes de contato dentais deixam os dentes sensíveis?

Como são coladas ou melhor cimentadas sobre os dentes naturais, a sensibilidade não sofre alteração por conta das lentes dentárias. O desgaste mínimo, também é realizado sobre o esmalte dentário, que é o tecido mais rígido do corpo humano e como não tem terminação nervosa, não irá provocar dores nessa região.

Planejamento Digital Estético de uma faceta lente de contato

Falar de odontologia estética moderna, não é falar apenas em dentes e sim na harmonia do rosto como um todo e as lentes de contato odontológicas são ideais nessa nova filosofia. Associando as facetas aos sofisticados conceitos  da odontologia atual como o Planejamento Digital Estético e o Visagismo, o dentista consegue esculpir um sorriso personalizado que se adeque à personalidade e ao formato do rosto do paciente, que pode se olhar no espelho e ter a ótima sensação de saber que seu novo sorriso valoriza os pontos fortes da sua aparência.

Test-drive do novo sorriso

Poucas pessoas sabem, mas hoje é possível fazer uma espécie de test-drive do novo sorriso com um recurso chamado mock-up (do inglês maquete ou modelo). Com ele, o paciente sente e visualiza na própria boca como ficará o resultado final da reconstrução do sorriso, podendo ter uma visão geral deste resultado e avaliar se o novo design de seus dentes corresponde às suas expectativas, além de poder participar da construção de seu sorriso com o dentista.(veja mais sobre mockup)

Quem usa as lentes de contato odontológicas, pode levar uma vida normal e se alimentar sem nenhum tipo de restrição. A manutenção e a higiene são idênticas às dos dentes naturais.

Se você não está satisfeito com o seu sorriso, saiba que as lentes de contato dentárias podem ser uma excelente solução, pois vão se unir aos seus dentes naturais e você não vai nem lembrar que seus dentes foram reconstruídos  de tão naturais e perfeitos que irão ficar. As lentes são modernas, tem aspecto idêntico aos dentes naturais, e podem resolver aquele problema no sorriso que vem incomodando toda vez que você se olha no espelho. Para que esperar para sorrir sem se preocupar em expor os seus dentes? Um sorriso bonito traz beleza e um aspecto saudável, além de renovar sua auto estima e está ao seu alcance. Venha sorrir sem medo de ser feliz!


Galeria de Sorrisos

slide-marcela-inicialslide-marcela-final

Veja a construção deste sorriso!


slide-skyn-concept-faceta-lentes-de-contatoslide-skyn-concept-faceta-lentes-de-contato-final
sit-incial13-slide-skyn-concept-lentes-de-contato-final
i-caso-skyn-concept-odontogia-esteticaf-caso-skyn-concept-odontogia-estetica
skyn-concept-intra-oral-inicioskyn-concept-intra-oral-final

Acompanhe a construção deste sorriso com o Skyn Concept


caso1-inicial-final

Arraste para os lados e compare os resultados

caso1-inicialcaso1-final

Veja a construção deste sorriso: