Ortodontia para Adultos

ortodontia-para-adultos

A ortodontia para adultos é mais um dos muitos avanços da odontologia estética nos últimos anos, e faz parte de uma adequação da ciência do sorriso, para suprir uma necessidade dos adultos que desejam mudar seu sorriso através da ortodontia, mas não se sentiam bem em ostentar o famoso sorriso metálico. Esta espécie de bloqueio ao aparelho dentário por conta dos adultos, foi o ponto de partida para a criação da ortodontia para adultos, e consequentemente a ortodontia invisível.

O aparelho dentário é o protagonista de todo o processo de movimentações dentárias para alinhamento dos dentes, e não poderíamos imaginar qualquer evolução na ortodontia, sem olhar para o aparelho. E para alcançar este objetivo, há duas opções pelo caminho: esconder o aparelho atrás dos dentes, ou torná-lo menos visível ao máximo. Levando em conta estes dois caminhos, vamos conversar sobre a ortodontia para adultos, tendo em mente que é possível dar adeus ao sorriso metálico, seja escondendo, ou disfarçando o aparelho.

– Aparelho Lingual

Começando pela primeira opção, vamos entender melhor como é possível esconder o aparelho dentário, neste caso, a técnica utilizada é a do aparelho lingual. Similar ao aparelho ortodôntico tradicional, o aparelho lingual é fixado na parte de trás do dente, satisfazendo a maior necessidade da ortodontia para adultos, deixando o aparelho dentário passar despercebido.

Basicamente, a única grande diferença entre o aparelho lingual e os aparelhos tradicionais, é a posição escondida atrás do dente. O efeito de movimentação, bem como duração do tratamento são praticamente iguais, mas exige uma maior adaptação do paciente, o que para muitos deles é considerado uma desvantagem.

– Braquetes Estéticos

Já vimos que uma alternativa possível é esconder o aparelho, agora você vai conhecer melhor outra opção: disfarçá-lo, através dos braquetes estéticos. Transparentes, ou na mesma cor dos dentes, estes braquetes tornam a ortodontia invisível possível de forma eficiente, mas principalmente discreta.

 

Entre os braquetes estéticos existem três tipos: policarbonato, porcelana e safira. Todos agem da mesma maneira que os braqutes metálicos, agindo na movimentação e alinhamento dos dentes, mas só podem ser descobertos quando vistos de perto.

 

A diferenças entre os tipos de braquetes, consistem no tempo de tratamento, manutenção de cor e durabilidade. Para que você entenda na prática, o braquete policarbonato pode manchar, mudar de cor e seu tratamento é mais duradouro, mas por outro lado, é o de menor investimento.

 

O fator que determina esta durabilidade, estabilidade de cor e tempo de tratamento é a nobreza do material, e o braquete de safira é, sem dúvidas, o melhor tipo de braquete estético.

– Invisalign

 

Se o objetivo da ortodontia para adultos era se livrar do sorriso metálico, o invisalign nem esconde, nem disfarça os braquetes, ele simplesmente os dispensa! Este tipo de ortodontia se dá através de placas muito parecidas com as placas de clareamento dental, porém são mais rígidas e estéticas por serem transparentes.

 

O processo de movimentação se dá com uma série de placas, que em série formam uma sequência para o tratamento. A medida que a movimentação vai sendo feita, as placas são trocadas, evoluindo de acordo com o planejamento estabelecido para o paciente.

 

A ortodontia para adulto através do invisalign parece ideal para suprir sua maior necessidade: oferecer um tratamento discreto e eficaz para alinhamento de dentes. Porém, é importante deixar claro, que este tipo de tratamento é indicado apenas para pequenas movimentações, para grandes movimentações dentárias, é preciso recorrer aos aparelhos ortodônticos com braquetes, sejam através do aparelho lingual, ou aos braqutes estéticos que acabamos de conversar.

 

 

– Placas parecidas com as de clareamento

– Mais rígidas

– Estéticas: por são transparentes

– Pequenas movimentações

– Grandes movimentações é preciso usar o de metal

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza