Terapia ILIB

Terapia ILIB

Terapia ILIB

Unir o útil ao agradável. Este é um verdadeiro mantra quando falamos na terapia ILIB. Imagine só um tratamento em que é possível ter uma ótima fonte de saúde e ao mesmo tempo uma importante ajuda na prevenção do envelhecimento! São tantas as possibilidades e inúmeros os benefícios desta terapia, que ela tem se tornado uma espécie de “coringa” em todos os tipos de tratamentos nas mais diversas áreas da saúde como medicina, fisioterapia e odontologia.

Trata-se de uma terapia que utiliza a tecnologia laser, trazendo inúmeros benefícios para o paciente, através da otimização do sistema metabólico, estimulando os mais diversos mecanismos fisiológicos do organismo, combatendo os radicais livres e melhorando a circulação. Em poucas palavras, o ILIB consegue estimular o corpo para que ele funcione melhor. O resultado disso é mais saúde e bem-estar, mas ao mesmo tempo a terapia previne o envelhecimento das células, principalmente por sua ação de combate aos radicais livres e melhora na oxigenação das células e tecidos. Isso é uma ajuda e tanto nos tratamentos que buscam uma aparência mais jovem, mas nos tratamentos de saúde também, pois além de “otimizar o trabalho das células”, também ativa o sistema imunológico.

A terapia ILIB surgiu na Rússia na década de 70 e seu nome é uma sigla em inglês para “Laser Irradiation of Blood”, o que em português seria: Irradiação Intravascular do Sangue com Laser. Parece complicado não é mesmo? Mas é bem fácil compreender do que se trata quando usamos um outro termo, a Laserpuntura. O que é isso? Vou explicar: é uma espécie de acunpuntura onde ao invés das agulhas, o laser é utilizado para estimular pontos estratégicos do corpo. No caso da terapia ILIB a terapia é concentrada na região do pulso, onde há alta concentração nervos e artérias, em uma sessão que pode durar entre 10 a 30 minutos.

Na prática, o ILIB pode ser usado de forma complementar ou suplementar dos mais diversos tratamentos de saúde ou estética. Por exemplo, um paciente acaba de fazer um tratamento de gengiva (periodontia) e realiza uma sessão da terapia ILIB por alguns minutos. Este paciente terá uma melhor resposta do organismo ao tratamento por conta da oxigenação das células, o que melhorará a cicatrização e o melhor: controlando também a dor sensibilidade após o procedimento. Ou seja, além de aumentar eficácia do tratamento, o ILIB irá ajudar na redução de dores e quaisquer outras reações do pos-operatório.

Quer saber outra possibilidade incrível da terapia ILIB? A Laserpuntura e o uso do laser são capazes também de trazer benefícios até para o lado emocional dos pacientes, sendo indicado até para pessoas que sofrem de depressão. Existe uma aplicação neste sentido que é fundamental no consultório odontológico: para as pessoas que possuem Fobia do Dentista. O medo do dentista é uma realidade difícil para muitas pessoas, e para que se tenha uma ideia, esta fobia é uma das que mais ocorrem no mundo, perdendo apenas para o medo de avião. Estamos falando de algo realmente sério que impede muitas pessoas de cuidar de sua saúde bucal, e com a ajuda da terapia ILIB este obstáculo pode ser ultrapassado. Como? Os efeitos da “acupuntura” com laser ajudam a diminuir a ansiedade e “preparar” o paciente para o procedimento, que mais relaxado permite a aplicação da anestesia com maior facilidade.

São muitos os benefícios da terapia ILIB, e os efeitos do laser nesta terapia são inúmeros, indo desde anti-inflamatórios e analgésicos até calmantes, passando por todo o processo de oxigenação das células e combate dos radicais livres e retardo do envelhecimento celular. Tudo isso em uma terapia simples e indolor, mas que como bem resumimos anteriormente, consiste em fazer o organismo “funcionar melhor”. Fazendo uma equação simples tendo como fatores a ausência de contra-indicações e efeitos colaterais, somados a toda esta simplicidade e os inúmeros benefícios. Aqui na Clínica Adriano Abreu, adotamos como rotina o uso da Terapia ILIB em praticamente todos os tratamentos!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Dentista em Fortaleza