MIcroscópio OPMI pico



Precisão e qualidade são fundamentais para um tratamento bem sucedido

Precisão e qualidade são fundamentais para um tratamento bem sucedido

A precisão e a qualidade dos diagnósticos são fundamentais para um tratamento bem sucedido. E nesse aspecto, o profissional da odontologia pode contar com a alta tecnologia dos microscópios odontológicos para o sucesso de seus trabalhos.

A evolução da odontologia moderna chegou a níveis impressionantes em todos os seus setores. Desde as tecnologias com relação ao conforto do paciente (veja mais sobre tecnologias para o conforto dos pacientes), ou na confecção de dentes artificiais (veja mais sobre o CEREC) os avanços são impressionantes. Mas e com relação aos diagnósticos, existem evoluções que merecem ser destacadas?

O segmento da odontologia focado na qualidade dos diagnósticos é a chamada Microscopia Odontológica. E é nesta área de atuação que destacamos o microscópio OPMI pico, fabricado pela líder mundial em microscopia, a conceituada empresa alemã Zeiss.

O que este aparelho tem de especial? A possibilidade do dentista enxergar a intimidade da anatomia dos dentes, raízes e gengiva com exatidão. Dessa maneira,  muitas estruturas que o profissional antes não enxergava, se tornam claras e visíveis. E qual a principal vantagem de toda esta tecnologia? A qualidade dos tratamentos! Afinal, como dizia Prof. Syngcuk Kim (um dos precursores da microscopia odontológica) “O que não pode ser visto, não pode ser tratado”.

Ampliação do ZEISS opmi PICO

ampliacao-do-zeiss-opmi-pico

Tratamentos odontológicos tradicionais como endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva) e implantodontia (implantes dentários) são altamente favorecidos com o microscópio. Nestes procedimentos, o OPMI pico fornece ao profissional uma magnitude visual incomparável, dando ao dentista a possibilidade de diagnósticos extremamente precisos, aumentando consideravelmente a qualidade dos trabalhos realizados.

Além da qualidade dos diagnósticos, a precisão dos movimentos do dentista durante o procedimento é o outro grande diferencial. Para se ter uma ideia, a tecnologia da Zeiss empregada neste microscópio é similar a utilizada por médicos neurologistas e oftalmologistas em cirurgias extremamente delicadas, manipulando nervos e outras estruturas muito pequenas e delicadas do corpo humano.

Ainda falando em precisão, o microscópio é um grande aliado para uma odontologia menos invasiva, que são os tratamentos menos agressivos para o paciente. Neste aspecto, o OPMI pico é uma ótima ferramenta, pois na odontologia não invasiva são utilizados os chamados Micro-instrumentos, que por serem muito pequenos exigem do dentista uma visão cada vez mais ampliada durante os procedimentos.

Não há dúvidas que a microscopia odontológica é um divisor de águas quando falamos em tratamentos odontológicos, mas é na odontologia estética que a tecnologia se mostra ainda mais revolucionária. A estética dental dos dias de hoje vai muito além da ortodontia (aparelho dentário) e do clareamento dental, e a odontologia de alto nível abusa dos materiais mais sofisticados como as porcelanas na confecção de coroas dentárias, facetas em porcelana e lentes de contato dentais. Os processos envolvidos durante a produção destes materiais são muito complexos e a beleza dos seus resultados se revelam nos detalhes, e ainda mais, a junção entre os trabalhos do laboratório e as estruturas dental e gengival do paciente, devem ser praticamente invisíveis a olho nu, para que os resultados fiquem extremamente naturais.  Portanto, o microscópio se tornou peça fundamental quando falamos em odontologia estética de alto nível.

Além de materiais tão delicados, os trabalhos de odontologia estética de hoje são planejados minuciosamente durante o Planejamento Digital Estético (veja mais sobre Digital Smile Design), onde o futuro sorriso do paciente é planejado junto com o dentista, que pode desenhar no computador o novo formato dos seus dentes antes de confeccioná-los no laboratório. O planejamento digital do sorriso é mais que um procedimento, é um conceito, uma filosofia de trabalho que revolucionou a odontologia estética, e algo tão sofisticado exige precisão e fidelidade do que se vê no computador com o trabalho finalizado. Mais uma vez o microscópio se revela imprescindível em um trabalho que demanda a excelência nos mínimos detalhes.

Talvez o público leigo não consiga perceber a importância de um equipamento como esse em um consultório odontológico, principalmente no Brasil, onde raras são as clínicas equipadas com microscópios desse nível. Mas o que em nosso país é exceção, nos Estados Unidos e Europa já é a regra e a microscopia odontológica faz parte da rotina dos profissionais da odontologia por lá.

Se você procura excelência em trabalhos estéticos e tratamentos odontológicos efetivos e eficazes, certamente ficará satisfeito com os resultados obtidos com o auxílio da microscopia odontológica, especialmente com o OPMI pico.

Dentista em Fortaleza